SPECIALISSIMA – NOVA GERAÇÃO DA ESTRADEIRA POLIVALENTE DA BIANCHI

O novo modelo da Specialissima é mais uma criação do Reparto Corse Bianchi pensada para quem busca aprimorar suas qualidades escalando a montanha. Uma bicicleta de estrada leve, polivalente com apenas 6,60 kg, também conhecida como all-rounder que oferece condições para obter bom desempenho também nos trechos planos e em descidas, graças às formas e soluções aerodinâmicas adotadas

Specialissima da Bianchi passou por uma atualização e tem forte inspiração aero do modelo Oltre

Apresentada para imprensa na abertura do IBF –  Italian Bike Festival, realizada no circuito de Misano  e  para o grande público nesta sexta-feira (15/09) a nova geração da Specialissima. A estradeira é a recente criação do Reparto Corse Bianchi que ao lado da Oltre faz parte do topo de linha da marca italiana, e seguindo uma tendência que vai desde os fabricantes de componentes e rodas e também de bicicletas de estrada, onde se busca uma nova abordagem para as estradeiras, criando uma nova geração de bicicletas, mais versáteis, polivalentes, para alguns uma todo-terreno ou All-Rounder como também são conhecidas, e neste caso oferecendo uma bicicleta onde leveza e aerodinâmica convergem.

BIANCHI SPECIALISSIMA

Tomando por referência as competições, aonde os pelotões rodam cada vez mais rápido, os técnicos do Reparto Corse Bianchi também se inspiraram nos comentários dos ciclistas profissionais para desenvolver uma verdadeira ‘máquina de corrida’ ultraleve e responsiva, capaz de fazer diferença nas encostas mais íngremes.

Leve, mas com ótimo desempenho nas descidas, graças à boa manobrabilidade

O desempenho em percursos montanhosos também é influenciado pela eficiência nas descidas,  na manobrabilidade e na capacidade de economizar watts valiosos nos trechos  planos, uma bicicleta polivalente. Bianchi redesenhou o quadro e os componentes da nova Specialissima com uma abordagem sistemática que melhorou a eficiência aerodinâmica.

SPECIALISSIMA TAMBÉM EM NÚMEROS

Com um peso total de 6,6 kg para uma bicicleta completa no tamanho 55 e uma relação rigidez-peso no topo do mercado das bicicletas das grandes marcas, a Specialissima contribui para enfrentar as estradas mais empinadas.

Polivalente, a Specialissima, vai bem no plano

O objetivo do projeto era melhorar o desempenho aerodinâmico sem comprometer a leveza e a capacidade de resposta, além de garantir vantagem competitiva mesmo em montanhas menos íngremes.

Segundo o Reparto Corse o objetivo foi alcançado ao mudar os parâmetros de inclinação e potência com os quais a Specialissima tem vantagem sobre um quadro puramente aerodinâmico.  Ainda segundo o fabricante este é o ponto de inflexão, o limite, o nível a partir do qual uma bicicleta se torna mais funcional que a outra.

Feita para encarar as montanhas, a nova Specialissima supera em desempenho o modelo anterior

Se a geração anterior Specialissima precisava de uma inclinação de 8,8% para garantir vantagem aos ciclistas profissionais, neste novo modelo o Reparto Corse conseguiu reduzir este limite para 6%. Ainda trabalhando com números, a Bianchi destaca que o novo modelo da Specialissima tem uma vantagem concreta em relação à geração anterior, em uma subida de 10 km a 6% as soluções adotadas na nova Specialissima trazem vantagem de 8,7 segundos para um atleta produzindo 200 watts de potência. Claro que para que tudo isso seja realizado, é preciso também ter boas pernas para fazer força e empurrar as pedivelas

No plano, a vantagem a 200 watts passa a ser de 31,19 segundos. Para os escaladores mais fortes, capazes de atingir 30 km/h numa subida de 6%, a nova Specialissima, em tese, economiza 3,6 watts de potência.

OLTRE RC FONTE DE INSPIRAÇÃO

Na busca da melhor eficiência aerodinâmica, o Reparto Corse Bianchi se inspirou no desenvolvimento da Oltre RC, a hiperbike aerodinâmica desenhada pela empresa italiana.

Com a mesma solução da Oltre, o garfo da Specialissima está integrado ao quadro para reduzir o atrito, aliás o próprio desenho do garfo está inspirado na Oltre.

O canote do selim, em forma de D, segue o perfil aerodinâmico otimizado utilizado em outras seções dos tubos dessa bicicleta.

CORTANDO PESO

Alcançar um peso tão reduzido (lembrando que até o momento o limite mínimo permitido para uma bicicleta pela UCI, entidade máxima que cuida do ciclismo, é de 6,8 kg) não seria possível os trabalhos realizados na otimização não apenas da bicicleta como um todo, massa tambpem em cada um dos seus componentes.

Em particular, o Reparto Corse Bianchi trabalhou redistribuindo pesos e materiais, de forma estratégica, da parte traseira até a parte dianteira da bicicleta, projetando um triângulo traseiro com escoras verticais muito finas e um tubo inferior traseiro fino, com um tubo de direção de formato mais generoso para obter um melhor resultado aerodinâmico.

Para ir ao limite da redução de peso, foi se buscar nos detalhes, como na gancheira do cambio o no sistema de blocagem integrada do tubo do selim.

No modelo Specialissima RC a pintura especial possibilitou uma redução de 40 gramas em relação aos outros modelos.

COMPONENTES tiveram abordagem sistemática

O desempenho da Specialissima RC também foi aprimorado por componentes especificamente desenvolvidos, entre eles o guidão integrado. Fabricado totalmente em carbono, disponível em cinco comprimentos, tem um peso reduzido, a versão 110 x 380mm pesa 330 gramas e é compatível com o roteamento interno de cabos Acros, o guidão apresenta um alcance/avanço de 73mm, uma curva (drop) de 125mm e uma angulação externa (flare) de 2 graus. O guidão da Specialissima RC é compatível com as versões do quadro Pro e Comp da família Specialissima.

A Specialissima RC vem montada com rodas Bianchi Reparto Corse com aros de 33 mm,  tubeless ready e compatíveis  com pneus de até 32 mm, e cubos Ceramitech de alta qualidade montados com raios tradicionais e retos para garantir, segundo a Bianchi, o perfeito equilíbrio entre velocidade e conforto. O par de rodas pesa 1.380 g.

Para a Bianchi, nesse modelo, quadro, componentes e ciclista integram-se num conceito técnico único e holístico, formando um sistema homem-máquina eficiente.

SPECIALISSIMA – EM TRÊS VERSÕES

A Bianchi criou três versões da Specialissima, desta forma busca ampliar seu público, oferecendo a mesma evolução do quadro na versão topo de linha – RC; seguida pela Specialissima Pro e Specialissima Comp.

Specialissima RC

Projetada para profissionais do World Tour e os ciclistas mais exigentes que buscam

uma bicicleta ultraleve que permite alcançar o máximo desempenho em subidas

e para garantir a eficiência ideal também em outros terrenos.

O quadro e os componentes desenhados pela Bianchi, ultraleves e otimizados do ponto de vista aerodinâmico, garantem excelente desempenho mesmo em trechos planos

e nas descidas técnicas encontradas antes e depois das subidas.

Esta versão vem montada com componentes de alto desempenho como o guidão Specialissima RC, rodas Reparto Corse 33R e selim RC13.

Nos componentes são duas opções, todos com potenciômetro – Shimano DuraAce Di2 ou Sram Red eTap AXS A RC só está disponível em uma única cor, com uma aplicação mínima de tinta que possibilita a economia de 40 gramas em relação às pinturas das outras versões.

Specialissima Pro

Modelo ideal para que busca resultados em provas de granfondo, indo além da simples participação buscando o máximo tanto em subidas quanto em descidas.

A Pro traz o mesmo guidão aerodinâmico da Specialissima RC e vem equipada com a tecnologia CV, desenvolvida pela Bianchi, que minimiza as vibrações, oferecendo maior conforto.

O modelo intermediário vem montado com rodas Velomann Palladium e selim Velomann Mitora Hyper de 139 mm, grupo Shimano Ultegra Di2 ou Sram Force eTap AXS

Disponível em duas variações de cores, ambas opacas: azul claro metálico sombreado com preto carbono e cinza com reflexos roxos (cinza místico) sombreados com negro carbono.

Pesando 7 kg no tamanho 55

Specialissima Comp

A versão comp é para quem busca desempenho de uma bicicleta que vai bem em todo tipo de estrada – uma todo-terreno ou All-Rounder – e que ainda dá a possibilidade de atualizar seus componentes. Specialissima Comp é totalmente compatível com o guidão integrado do modelo RC, mas vem montada com aanço Velomann com roteamento de cabos internos e guidão Velomann Aero Compact

Montada com rodas Velomann Palladium e selim Velomann Mitora Hyper de 139 mm.

A Comp como modelo de entrada da família Specialissima é oferecida em três opções de montagem de componentes: Shimano Ultegra Di2, Shimano 105 Di2 e Sram Riva eTap AXS

Pesando 7,80 kg está disponivel em duas cores de acabamento brilhante: o icônico Celeteste Bianchi e Grafite.

ALÉM DO CELESTE

Os técnicos em pintura da Biachi criaram transições e degradês buscando dar uma sensação de leveza à Specialissima. O efeito se acentua pelo uso de tintas iridescentes que lembram uma infinidade de tons.

Nas versões RC e Pro, as peças sem pintura com carbono exposto criam um contraste entre textura e estética, e enquanto os acabamentos foscos também contribuem para enfatizar a sensação de leveza.

Os tons roxos e verdes são combinados com uma interpretação moderna do tradicional Celeste, uma nova versão metálica da cor simbólica de Bianchi, também usada em sua versão original CK16.

EM SETEMBRO nas lojas da Europa

As três versões da Specialissima estão disponíveis nos tamanhos 47, 50, 53, 55, 57 e 59 – com canote de selim com tres medidas de altura diferentes, de acordo ao tamanho do quadro. Na Europa a nova Specialissima estará disponível ao final do mês de setembro, não há previsão para o seu lançamento no Brasil

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.