SINGULARITY 2.0 A NOVA ROUPA DA INEOS-GRENADIERS PARA O CONTRARRELÓGIO DO TOUR

Singularity 2.0 será a roupa específica para a contrarrelógio que os ciclistas da Ineos Grenadiers utilizarão na 7ª etapa do Tour de France, de de 25,3 km entre Nuits-Saint Georges e Gevrey-Chambertain

30 protótipos da Singularity 2.0 foram produzidos antes do modelo definitivo
30 protótipos da Singularity 2.0 foram produzidos antes do modelo definitivo

A poucos días da largada do Tour de France, e com atenção especial à 5ª etapa o contrarrelógio individual de 25,3 quilômetros que será disputado entre Nuits-Saint Georges e Gevrey-Chambertain, a Gobik, fornecedora da Ineos Grenadiers apresentaram a nova roupa de alta tecnologia que os ciclistas da equipe utilizarão nesse dia: a Singularity 2.0.

Segundo o fabricante a nova roupa foi desenvolvido para otimizar o desempenho em diferentes velocidades com diversas orientações de vento criando uma roupa que maximizasse a capacidade de adaptação a condições específicas de corrida, e quando se trata de uma equipe que tem no CRI ciclistas de grande desempenho, isso a torna uma referência.

Desde a assinatura do acordo de patrocínio técnico, entre a Gobik e a Ineos Grenadiers, ambas vem trabalhado em conjunto com precisão para otimizar a aerodinâmica e o desempenho das roupas específicas para contrarrelógio.

Túnel de vento do Silverstone Sports Engineering Hub

O ‘macaquinho’ Singularity 2.0 é resultado de 30 protótipos desenvolvidos ao longo da temporada em colaboração da equipe de ciclismo com os técnicos da Gobike, a fim de conseguir a versão final pronta para o Tour de France deste ano.

O processo de desenvolvimento levou ao comparecimento dos técnicos da Gobik a todas as sessões de testes com os ciclistas da Ineos Grenadiers, e posterior refinamento do projeto em reuniões semanais de revisão entre as duas equipes técnicas.  As roupas de contrarrelógio foram desenhadas sob medida, assim cada ciclista tem seu uniforme especifico para esta prova – no geral isso já é quase praxe nas grandes equipes para toda a linha de uniformes de corrida. Segundo o fabricante espanhol de roupas para ciclismo, o projeto foi um verdadeiro feito de engenharia, com uma equipe de cinco especialistas Gobik dedicados exclusivamente ao seu desenvolvimento.

A ELITE DA CRONO

A Ineos Grenadiers se destaca por seus especialistas em desafiar o tempo com a bicicleta, com nomes como o do bicampeão mundial (2020/21) Filippo Ganna; o campeão britânico Joshua Tarling; o norueguês  campeão mundial em 2022 Tobias Foss ou  o jovem estadunidense Magnus Sheffield. Trata-se de uma equipe que está à frente das demais nessa especialidade e por isso prioriza a pesquisa e o desenvolvimento constante para se manter à frente.

GANNA JÁ USOU O SINGULATIRY 2.0 NO GIRO

Na primeira  contrarrelógio do Giro d’Italia (Foligno>Peruggia ) quatro dos cinco melhores tempos foram de ciclistas da Ineos Grenadiers utilizando a versão anterior do traje, e no segundo contrarrelógio, na 13ª etapa de 31,2 km entre Castiglione delle Stiviere – Desenzano del Garda , Filippo Ganna conquistou a vitória com o Singularity 2.0.

Graças à superposição de camadas de vários materiais e à evolução do desenho, houve melhorias substanciais no Singularity 2.0 em comparação com as versões anteriores. Os ajustes do padrão e a geometria comprovada garantiram a otimização de cada costura e painel, e possibilitaram uma personalização completa para cada ciclista.

Técnico da Gobik faz ajustes para testes com a roupa Singularity 2.0 no túnel de vento

Segundo o fabricante, após sessões de testes em instalações de última geração, como o do Silverstone Sports Engineering Hub, validaram a eficácia e as melhorias do Singularity 2.0. As melhorias alcançadas, que variam entre 2 e 5%, o que em se confirmando na estrada, é uma vantagem significativa em uma contrarrelógio.

Segundo Scott Drawer, Diretor de Desempenho da Ineos Grenadiers: “O processo de inovação é o que define a Ineos Grenadiers, por isso encontrar um parceiro que compartilhe da mesma mentalidade é a forma como transformamos essas ideias em realidade. A parceria com a Gobik foi uma escolha natural. Utilizar a sua experiência e conhecimento em têxteis técnicos permitiu-nos criar algo único que proporciona resultados. A verdadeira inovação ocorre quando ambas as partes veem o desafio e combinam os seus conhecimentos para criar algo melhor. Isto só acontece por meio de comunicação constante e à exaustão, uma verdadeira colaboração e esforço de ambas as equipes para alcançar a excelência”.

Por outro lado, o jovem ciclista espanhol Carlos Rodríguez, com contrato com a equipe até 2027, comentou, sobre a particularidade de desafiar o tempo com a bicicleta em uma competição: “A contrarrelógio é uma arte da ciência, e os testes no túnel de vento são fundamentais no processo de conseguir o melhor pacote para essas provas. Pode treinar o quanto quiser, mas se não for o suficientemente aerodinâmico não será competitivo”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.