Edição Limitada da sapatilha oficial do Giro d’Italia 2018 já chegou ao Brasil. Modelo comemorativo da Sidi traz toda a tecnologia da marca italiana e tem tudo para se tornar uma daquelas raras peças que com o tempo, e mesmo após muito uso, se tornarão artigo de colecionador
Fundada em 1960, a tradicional fabricante de sapatilhas Sidi criou para o ultimo o Giro d’Italia, ou como a organização gosta de dizer “a corrida mais dura do mundo, no país mais bonito do mundo” , uma edição limitada do seu modelo topo de linha Shot-Matt.
A sapatilha oficial do Giro 2018 foi concebida utilizando a mesma tecnologia inovadora e as características especiais da Sidi Shot Matt tendo como destaque nesta edição limitada o seu grafismo especial dedicado ao Giro d’Italia .
O modelo Shot Matt oficial do Giro, faz parte da Matt Line, a nova coleção de sapatilhas com cores mais opacas introduzidas pela Sidi para este ano; a novidade logo após o seu lançamento, se tornou um sucesso e uma nova tendência. As cores escolhidas para a sapatilha da edição limitada do Giro são predominantemente o cinza, com alguns detalhes do acabamento em preto e toques sutis em rosa, a cor símbolo do Giro d’Italia.
Devido à exclusividade a Sidi Shot Limited Edition Giro d’Italia , a exemplo do que aconteceu em outros países, terá uma distribuição muito restrita e apenas algumas lojas no Brasil terão os poucos exemplares desse modelo à disposição.
Durante os Giro deste ano foi possível ver, além dos vários ciclistas no meio do pelotão que utilizam as sapatilhas Sidi, os ex-profissionais e agora comentaristas da RAI – Stefano Garzelli, vencedor do Giro de 2000 e Marco Saligari calçando as sapatilhas durante os levantamentos de etapa para as matérias produzidas para o canal italiano.
Para Dino Signori, fundador e proprietário da Sidi: “As grandes voltas representam a essência do ciclismo. Para Sidi, uma verdadeira marca Made in Italy e líder a nível mundial no setor, o Giro d’Italia tem sempre um sabor e um charme especial. O Giro é uma corrida que reúne toda a diversidade do nosso belo país, de norte a sul, fazendo nos conhecer cidades, locais deslumbrantes, pessoas, história e tradições, e também promovendo a excelência italiana em todo o mundo. Fazer parte de tudo isso é uma grande fonte de orgulho e satisfação para nós ”.
“A sapatilha Shot edição limitada é um importante tributo para celebrar aquilo que o Giro e sua história representam para a marca Sidi”, concluiu Dino Signori ao apresentar a novidade. Isso se confirmou no último pódio, aonde além do primeiro lugar obtido por Chris Froome/Sky usando sapatilhas Sidi, a marca também esteve presente com o colombiano Miguel Angel Lopez/Astana que conquistou a camisa branca de melhor jovem. No Giro deste ano, Sidi obteve sucesso do primeiro ao último classificado. Isso porque um ciclista utilizando as sapatilhas Sidi também levou para casa a “maglia nera” . A camisa negra dada ao último colocado nas grandes voltas, que não é mais entregue ao ciclista que completa a competição, mas ficou a lenda e o “simbolo” ainda é usado para manter a tradição. O último homem na classificação foi Giuseppe Fonzi /Wilier Triestina – Selle Itlaia, que ficou a 5h48m37 s do vencedor.
Tecnologicamente a edição limitada traz tudo o que se encontra na linha Shot-Matt como a utilização da Microfibra Techpro para a confecção do cabedal. A Microfibra PU utilizada pela Sidi, é fabricada na Itália, trata-se de uma inovação e que pode ser definida como um “couro” eco-friendly de elevado conteúdo tecnológico e muito bem adaptada para a utilização em produtos técnico-esportivos que exigem elevados níveis de desempenho. As grandes características da Microfibra Techpro são a elevada resistência, estabilidade, leveza, repelência à água e é eco-friendly. Tudo isso é conseguido porque a Microfibra Techpro é submetida a tratamentos que reduzem a absorção da água e antimofo que elimina o surgimento de bactérias, além disso trata-se de material certificado pela Oeko-Tex por não conter substâncias nocivas e respeitar os limites legais.
As sapatilhas Shot Matt são utilizam o solado Vent Carbon . Seu principais benefícios não se limitam apenas uma transferência de potência superior, ou seu peso reduzido e maior rigidez, mas também o conforto nos dias mais quentes. A sola Vent Carbon é projetada com uma entrada e canais de ar para ter uma maior ventilação e melhor dissipação de calor , possibilitando um maior fluxo de ar. As entradas de ar podem ser ajustadas para garantir o melhor conforto de acordo com as condições climáticas. Para os praticantes de triathlon as entradas de ar também funcionam como dreno servindo como saída de água, garantindo um maior conforto dos pés ao longo da pedalada.
A sola Vent Carbon é feita a mão em fibra de carbono com uma trama orientada em ângulos opostos que maximizam a rigidez, permitindo um grau mínimo de flexão controlada na área dos dedo do pé. Esta flexão cuidadosamente estudada, alivia biomecanicamente o estresse no tendão plantar e ajuda a melhorar a circulação.
Para abrir e fechar a sapatilha a Sidi adota o Double Tecno 3 Push System, um sistema de três fechos inseridos em uma única base o que garante maior velocidade no ato de calçar ou retirar as sapatilhas. O mecanismo central garante um perfeito equilíbrio de tensão entre o lado interno e externo da sapatilha. O mecanismo simétrico garante excelente fechamento adaptando-se a todo tipo de peito do pé. Um botão inovador adicionado á fivela de monofilamento, se pressionado, levanta a fivela facilitando o ajuste.
Na parte de trás do calçado, o dispositivo de retenção de calcanhar ajustável (Adjustrable Heel Retention Device) reforça a parte superior do calcanhar e melhora o ajuste, fechando a parte de trás da sapatilha de forma segura em torno do calcanhar.
O dispositivo de retenção do calcanhar aperta o topo do calcanhar para que este não deslize durante subidas íngremes ou sprints. Cada lado do calcanhar pode ser ajustado de forma independente. Para um ajuste personalizado, basta girar o parafuso para o sinal + para apertar o dispositivo de retenção do calcanhar e o lado contrário, no sinal de –, para abri-lo. Trata-se de um dispositivo fácil de usar, leve e substituível. Para maior segurança durante a pedalada, o novo dispositivo de calcanhar ajustável é fornecido com refletivos que garantem maior visibilidade do ciclista quando este transita por locais escuros.
O contra forte, aquela parte de trás do calçado e que protege o calcanhar, é reforçado com isso estabilizando e garantindo maior suporte evitando que a sapatilha deforme com o esforço e a sua utilização. A peça é anatomicamente moldada em plástico, reduzindo o deslizamento do calcanhar e proporcionando maior transferência de potência. Além dessas qualidades também fornece proteção adicional para os pés em caso uma queda.
Para um maior conforto nos momentos em que o ciclista tem que caminhar os modelos Shot Matt utilizam os saltinhos (tacos) abaixo do calcanhar construídos em poliuretano. O taco tem um novo desenho, é mais leve e substituível.
As sapatilhas Sidi são distribuídas com exclusividade no Brasil, pela Ciclo Leiriense – http://www.cicloleiriense.com.br –