Décima primeira edição do maior evento da bicicleta na América Latina foi realizada de forma virtual. Foram dois dias de transmissões pela internet promovendo a interação entre lojistas, marcas, entidades, ONG’s, atletas e público geral. Debates e homenagens foram pontos altos do Shimano Fest. Campanha de Doação de Alimentos junto aos Service Centers, arrecadou mais de 6 toneladas.
Na versão 2021 online do Festival da Bicicleta, o Shimano Fest que chegou à décima primeira edição, segundo os organizadores conseguiu cumprir o objetivo de oferecer ao mercado da bicicleta a oportunidade de se reunir, apresentar produtos, novidades, dar destaque a atletas e ainda movimentar o tradicional lado social do evento
Dois dias e mais de 10 horas de transmissão pela internet
Com apresentação da ciclista profissional Ana Polegacth e do apresentador do programa Vamos Pedalar da TV Cultura, o Shimano Fest 2021 foi a primeira versão online do evento, que contou com a participação de mais de 45 marcas do mercado de bicicletas e mais de 10 horas de transmissão durante os dois dias. Foram arrecadadas mais de 6 toneladas de alimentos para doação com a participação de mais de 90 lojas Shimano Service Center em todo o Brasil
“Quando nos propusemos a realizar uma versão virtual do Shimano Fest, sabíamos da importância de trazer um pouco da leveza, alegria e união que existe no evento presencial, para o universo do online, após mais de um ano de pandemia”, constatou Rogério Tancredi, gerente comercial e de marketing Shimano Latin America.
“O desafio era grande, porém, nosso maior incentivo foi a adesão de grandes marcas parceiras do evento físico: isso nos deu confiança para arriscarmos”, conclui Tancredi.
Os organizadores declaram, em boletim para a imprensa, terem ficados satisfeitos. No primeiro dia do evento, conhecido como Dia do Trade em 2/9, exclusivo para os profissionais do setor, os acessos foram tantos que o servidor que sustentava o site do evento por várias vezes caiu.
Apesar do contratempo, a organização conseguiu corrigir a tempo o problema, abrindo também links em outras plataformas para manter o Festival no ar, assim o evento voltou ao ar sem prejuízo para o público.
No segundo dia (3/9) com evento para o público em geral o conteúdo foi fornecido por grandes marcas do segmento seus produtos, além dos debates sobre mobilidade, mercado, meio ambiente, diversidade e homenagens.
Campanha de Doação de Alimentos arrecadou 6 toneladas
Os Shimano Service Center – SSC – uma rede de lojas especializadas que participam do programa específico da gigante japonesa recebendo treinamento técnico diferenciado, além de oportunidades de marketing e identidade visual, foram as s parceiras na campanha de arrecadação de alimentos.
Os Service Centers abraçaram a causa e se organizaram para convidar clientes e amigos a doarem alimentos não perecíveis, contribuindo na tradicional campanha de arrecadação de alimentos que acontece no evento físico.
Apesar de acontecer de forma virtual, a campanha dos lojistas apresentou um resultado surpreendente com mais de 80 lojas de 17 estados brasileiros arrecadando mais de 6 toneladas de alimentos, que foram direcionadas a diferentes instituições como abrigos, orfanatos e casas de repouso.
As cinco lojas SSC que mais arrecadaram alimentos foram:
1º lugar: Fiets Bike de São José dos Pinhais, PR
2º lugar: Duda Bikes de Teixeira de Freitas, BA
3º lugar: Flávio Bikes de Capão Bonito, SP
4º lugar: Louzada Bike Shop de Ipatinga, MG
5º lugar: Hiperbike de Garopaba, SC
Evento virtual com debates sobre mobilidade, diversidade e homenagens
Mantendo a tradição do Festival da Bicicleta foram apresentados dados da do setor e informações de mercado e de infraestrutura. Além disso Henrique Avancini, entrando ao vivo desde a Suíça falando sobre momento do mountain bike brasileiro
A mobilidade esteve de volta à pauta em um grande bate papo patrocinado pela High One e Sentec envolvendo a União de Ciclistas do Brasil, o Pedala Manaus, a ONG Transporte Ativo e a associação Pedala Queimados. Os convidados expuseram as dificuldades e realidade de cada região onde atuam.
Outro debate teve o patrocínio da Absolute, e abordou a Diversidade na Bike – ‘Multi elos como tecnologia da multiplicidade’ a discussão de gênero, do empoderamento e também da falta de respeito com as minorias e com os ciclistas. Lívia Suarez, cofundadora da Casa La Frida e diretora do Bicicpreta, conduziu as apresentações de Sued Hosaná travesti, ciclista, poeta e performer; Giovanna Zanchetta mecânica profissional e proprietária do Giro Bikes e Tom Hackman, ciclista, pessoa não binária e cofundador do coletivo @transentrega.
Um dos momentos mais esperados, das tradicionais homenagens no Shimano Fest, o Instituto Aromeiazero, o projeto Proteja o Ciclista e a associação Pedala Queimados foram homenageados por seu trabalho e envolvimento com a bicicleta. Também foi homenageado Brou Bruto Drews, atleta, organizador de eventos, formador de opinião, grande incentivador da bicicleta.
Shimano Fest está disponível em Canal do YouTube
Uma conversa entre atletas e para-atletas apresentou a realidade de Paula Ferrari paraciclista, do para-triatleta Fernando Aranha e dos pilotos de BMX Priscilla Stevaux e Renato Rezende, atleta olímpico com 3 olimpíadas no currículo. A coordenação foi de Tomaz Bueno do Canal Vida Adaptada.
O encerramento do Shimano Fest foi uma ação internacional, reunindo operadores da marca por toda a América Latina apresentando um cenário do mercado, indústria e mobilidade por bicicleta no continente,
Os dois dias do Festival estão disponíveis no Canal de YouTube Shimano Latin America