Em 10 anos o Shimano Fest cresceu e se transformou em um evento para a difusão da cultura da bicicleta e dos negócios ligados a ela. Novidades, esporte, moda, turismo, cultura, sustentabilidade e pessoas que movimentam esse importante setor da economia se encontraram durante 4 dias no Memorial da América Latina, em São Paulo
Sucesso de público, o festival da bicicleta que pelo segundo ano consecutivo aconteceu no Memorial da América Latina, foi também um sinal para mostrar um pouco mais do mercado e a sua força reunindo ao longo dos 4 dias do evento um público estimado em 40,5 mil pessoas, só de lojistas foram cerca de 7 mil visitantes. Da primeira edição em 2010 com 1,6 mil visitantes até a esta edição o crescimento foi de 25 vezes.
Em tempos de crise, e mesmo com as constantes altas do dólar, as 139 empresas e as mais de mais de 220 marcas que se engajaram na décima edição do Shimano Fest, conseguiram dar um sinal positivo com muitos lançamentos, sejam bicicletas, componentes e também em acessórios e roupas e serviços. Os organizadores estimam que o evento gerou um volume de negócios que supera os R$ 35 milhões.
A festa dos lançamentos começou na noite anterior à abertura do Shimano Fest, quando a Sense Bike, no Auditório Simon Bolivar, dentro do Memorial da América Latina apresentou para a imprensa especializada e a um seleto grupo de formadores de opinião suas novidades para 2020 com destaque para a sua linha infantil Grom e a chegada oficial ao Brasil da Swift Carbon, marca sul-africana adquirida pela Sense no ano passado.
Na quinta feira (22/08) a abertura oficial do Shimano Fest aconteceu no Salão de Atos Tiradentes, em meio a um dos mais emblemáticos painéis de Candido Portinari – Painel Tiradentes – e a outros seis painéis de concreto de Carybé e Poty. Na ocasião a ABRACICLO, entidade do setor que representa a indústria estabelecida no Polo Industrial de Manaus, anunciou que os fabricantes de bicicletas, lá estabelecidos, investirão R$ 40 milhões nos próximos dois anos – ao todo os 4 grupos empresariais (Dorel/Caloi, OxBike/Oggi, Sense Bike e Audax/Houston) desenvolverão com esse aporte inovações tecnológicas, capacitação profissional e desenvolvimento de novos produtos para colocar no mercado bicicletas de médio e alto valor agregado.
Por coincidência, ao se completar a décima edição do Shimano Fest, as empresas sediadas em Manaus destacaram que, juntas, em uma década o total dos investimentos será de cerca de R$ 250 milhões. Neste novo ciclo, melhor ano da indústria de Manaus aconteceu em 2012 quando foram produzidas 878.835 bicicletas, porém entre as crises que o país atravessou tivemos uma queda de produção até atingir em 2016 o número de 666.729 bicicletas produzidas; os dois últimos anos mostram um movimento positivo e de recuperação com 773.641 unidades em 2018, para este ano a associação estima uma produção 10,8% maior e atingir as 857 mil unidades e superar o faturamento do ano anterior que foi de R$ 655 milhões. Parte desse crescimento no volume também tem relação direta com a produção pela Dorel das bicicletas de compartilhamento para a operadora Yellow.
O reflexo desse bom momento da indústria de Manaus ficou claro ao circular pelos stands das empresas, exceção feita à Audax que não participou do evento, que apresentaram um grande volume de novos modelos que prometem em breve estar nas lojas de todo o país.
A Oggi levou mais de 20 modelos de bicicletas, sendo 8 novidades para 2020 entre elas as novas versões da Big Wheel e Cattura e a estradeira Cadenza com freio a disco e a a nova Squadra XTR 12v. Na Sense foram 37 bicicletas, entre elas as da linha Factory, somadas às novidades da Swift, voltadas para o público estradeiro. A Caloi apresentou 20 modelos, com destaques para a Aspen Way, apresentada no último campeonato brasileiro de MTB e o modelo de MTB popular, Caloi Supra. No stand da Caloi ainda era possível conhecer alguns modelos da GT e da Schwinn, bem em frente estava a Cannondale apresentou a SuperSix EVO Hi-MOOD e um modelo bem interessante para o público urbano, a Treadwell e as graveleiras da linha Topstone .
Uma das boas novidades da feira veio com o lançamento da marca Cadence que dará à possibilidade do consumidor praticamente montar a seu gosto os quadros de titânio Gravel AX ou da mountain bike Carbon XCI e a FS Carbon. A marca aponta na exclusividade e na personalização dos produtos e a comercialização deverá ser realizada pelo site a empresa.
Entre as marcas de bicicletas, a Groove que já conquistou consumidores com suas linha de mountain bikes, se destaca por apresentar uma coleção voltada para a mobilidade com 5 modelos – Blues, Urban ID, Cosmopolitan , Shuffle e Sync, demonstrando um olhar atento para as necessidades do ciclista urbano.
O lado fashion voltado para o ciclista e para quem curte a bicicleta se destacou por oferecer opções para todos os bolsos e gostos, com marcas como ASW, Mynd, Penk’s, Scape. Porém, foi interessante verificar que cresceu o número de empresas que apostam cada vez mais na imagem da bicicleta em suas T’shirt’s. Um bom exemplo é a catarinense Boxsports com mais de 10 estampas e com modelagem diferenciada para suas camisetas. Nesse mesmo segmento a FB Brasil lançou uma coleção bem diversificada de camisetas, com estampas que tem na bicicleta sua inspiração, a empresa aproveitou o Shimano Fest para lançar uma nova grife, a Yopp com uma coleção de meias coloridas e também de óculos casuais..
Para o público além da exposição havia uma serie e atrações, a começar pela possibilidade de se testar bicicletas e pedalar um dos 130 modelos disponíveis, no total 3.7 mil pessoas circularam pela pista de testes montada no Memorial da América Latina. Foram 75 atrações em 7 áreas especificas – envolvendo atividade física, debates, workshops, cultura e muita música. Muitos desses visitantes fizeram sua doação, e o evento arrecadou mais de 5,5 toneladas de alimentos não perecíveis destinados as instituições Casa da Prece Chico Xavier e Lar Nossa Senhora Aparecida.
Muitos dos visitantes chegaram pedalando ao Memorial, vários grupos de ciclistas organizaram caravanas e vários pontos da cidade de São Paulo e da região metropolitana, as maiores foram o Pedal Santuu que contou com mais de 3,5 mil inscritos e o Pedal ABC com mais de 500 participantes que no domingo lotaram e congestionaram o bicicletario.