SHIMANO FEST 2023: NOVO RECORDE DE PÚBLICO E DE NEGÓCIOS

Mais de 50 mil pessoas e um volume de negócios da ordem de R$ 59 milhões durante os quatro dias do Shimano Fest, dão um sinal positivo para o mercado a partir do quarto trimestre. Marcas apresentaram as novidades que já começam a chegar às lojas

foto: Felipe Almeida/Shimano Fest

Ano após ano o Shimano Fest continua crescendo, segundo os organizadores a 13ª edição levou ao Memorial da América Latina, nos quatro dias do evento (de 17 a 20 de agosto) 50.250 visitantes, um crescimento de 5% em relação a 2022, quando reuniu 48 mil pessoas. Destaque para o número de profissionais credenciados: 7.950, 10% a mais do que em 2022.

“Confirmamos a expectativa de receber 50 mil pessoas nos quatro dias de Shimano Fest e isso, claro, nos permite desfrutar a sensação de dever cumprido. Porém, mais que isso, foi muito bom receber feedbacks tão positivos tanto dos nossos parceiros como dos visitantes. Já começamos o planejamento do Shimano Fest 2024”, destacou Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.

Mais um recorde de público – Foto: Felipe Almeida/Shimano Fest


Por outro lado, com esses números de profissionais visitando o evento, o mercado sinaliza que a ‘roda’ continua a girar e após o boom das vendas de bicicletas e componentes no período da pandemia e mesmo ainda atravessando um período de acomodação, pois para alguns itens ainda há muita disponibilidade em estoque (e muita oferta) e para outros os prazos de entrega já estão praticamente dentro da normalidade, o interesse e o volume de negócios trazen um novo fôlego para o setor que também depende de um futuro crescimento do poder aquisitivo do consumidor e taxas mais baixas de juros.

 Os números do setor, agora realísticos, apontam para um movimento positivo com lojistas procurando novidades e colocando pedidos junto a distribuidores e fabricantes, e isso se refletiu no movimento da 13ª edição do Shimano Fest, onde os organizadores estimam que o volume de negócios chegou à casa dos R$ 59 milhões, aumento de 30% se comparado aos R$ 45 milhões do ano passado.

Principais marcas do setor apresentaram seus produtos – foto: Felipe Almeida/ShimanoFest

Novas marcas de bicicletas chegando ao mercado, outras que já tiveram destaque no passado – como a KHS – retornando. Fabricantes de bicicletas ampliando suas linhas ou buscando um redirecionamento que geralmente aponta para a linha média – onde cada vez mais o consumidor terá boas opções e com uma disputa acirrada de preços, o que também vai acontecer com as e-bikes com a chegada de novas marcas – como a StreetGo da Oggi ou com a agressividade nos preços como a E-Vibe City Tour da Caloi que promete o melhor custo-benefício do mercado para os modelos de entrada, ou como a Groove que levou sua produção/montagem  de e-bikes para Manaus e que chega com sua Slap 2024 com preço bem interessante para uma bicicleta de alta gama.

O Festival foi também espaço para apresentar e comercializar modelos com série limitada, como fez a S2 Indústria da Bicicleta – das marcas Sense e Swift Carbon com as versões Black Edition ou com a nova Hard Pump destinada ao público que curte as pump tracks.

O evento também serviu para marcar oficialmente a chegada da nova linha de componentes CUES de 9, 10 e 11 velocidades da Shimano e que promete facilitar o trabalho de mecânicos e a redução de itens em estoque dos lojistas com sua total integração. Na parte de componentes outra novidade foi a exibição – mesmo que tímida – do novo grupo de gravel da Microshift, o Sword.

A área de Test-Ride, onde o visitante teve a oportunidade de experimentar diferentes tipos de bicicletas, recebeu mais de 4 mil visitantes enquanto a Arena Kids, foi local destinado a oferecer experiências divertidas sobre duas rodas para a criançada. 

Mais de 5000 pessoas pedalaram até o Memorial da América Latina – foto: Felipe Bugalho/Santuu

Ponto alto do festival, o 4º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu, realizado domingo (20) reuniu 5.068 pessoas em um percurso de 10km pelas ruas e avenidas de São Paulo até o Memorial da América Latina, e que desta vez contou com a participação de Fabio Takayanagi, presidente da Shimano para a América Latina e que atualmente está radicando na sede da empresa, no Japão.

O evento também foi o momento do reencontro de Henrique Avancini após a conquista do bicampeonato mundial de mountain bike maratona em Glasgow, na Escócia com a imprensa com que conversou e concedeu entrevista, na quinta-feira (17/08) e uma sessão de autógrafos e fotos com seus fãs no domingo.

Avancini com o novo CEO da Caloi, Pieter Frieriks – foto: George Panara©MundoBici

Entre as atrações esportivas, além das exibições de BMX Freestyle, no domingo aconteceu a disputa do  MTB Short Track – na versão Desafio dos Gigantes e Desafio dos Famosos, aonde o domínio foi de gente do mundo do mountain bike com Miguel Caldas Giovanini sendo o vencedor entre os homens e Patrícia Loureiro entre as mulheres.

No Desafio dos Gigantes, o mineiro Mauro Couto venceu pela segunda vez, a corrida disputada entre os prédios desenhados por Niemeyer, após uma disputa acirrada com Nicolas “Ben10” Machado. Em terceiro terminou Pedro Hilo. Ao todo, 21 ciclistas participaram da corrida. “Consegui largar bem e me mantive no top 3 na prova. Estava determinado a vencer e, na última volta, acelerei com tudo e ultrapassei o Nicolas Ben10 na reta. Fiquei ‘na roda’ durante toda a prova e isso ajudou com energia”, comentou Mário Couto, de Divinópolis (MG).

XCC reuniu destaques do mountain bike nacional – foto: Cesar Delong / Shimano Fest

No feminino, a paulista Luiza Cocuzzi fez uma prova de recuperação e venceu o Short Track nos metros finais, após ultrapassar Letícia Cândido. Favorita, Luiza acabou caindo logo na primeira volta e precisou fazer uma prova de recuperação para chegar ao alto do pódio. “Depois que eu caí, pensei que era tudo ou nada. Aumentei meu ritmo até o final. Depois foi uma disputa com a Letícia, que era mais rápida nas retas e eu nos obstáculos”, contou a vencedora.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.