Mudança estrutural na Shimano com nomeação de novos diretores e com a presidência passando a Taizo Shimano, que iniciou sua carreira na empresa em 1991 na divisão de equipamentos de pesca
A assembleia de acionistas e o Conselho de Administração da Shimano, apresentou nesta terça-feira (30/03) mudanças estruturais no organograma da empresa com o ex-presidente Yozo Shimano assumindo a função de Presidente do Conselho de Administração e CEO da Shimano.
A presidência da empresa passa a Taizo Shimano, que ingressou em 1991 e vinha atuando como vice-presidente executivo sênior desde 2018, após liderar a divisão de equipamentos de pesca da Shimano.
Além disso, Keiji Kakutani assumirá o cargo de Conselheiro Sênior, enquanto sua cargo de Vice-Presidente será transferido para Takashi Toyoshima, que teve experiência em ocupar cargos sênior na Divisão de Componentes de Bicicleta da Shimano antes de atuar como Vice-Presidente Executivo Sênior.
Essas mudanças organizacionais visam impulsionar o crescimento da empresa, bem como fortalecer sua base de gestão.
Recém-nomeado presidente Taizo Shimano declarou:
“ Em 21 de março de 2021, a Shimano comemorou o centenário de sua fundação. Nesta ocasião, gostaria de expressar minha mais profunda gratidão a você por seu generoso apoio a Shimano durante o século passado. Espero também informar que, neste importante marco para nossa empresa, assumi a presidência.
A história da Shimano teve origem em 1921, quando seu fundador, Shozaburo Shimano, abriu uma pequena siderúrgica em Sakai, Osaka. Desde os primeiros dias, quando o fundador começou a produzir componentes para bicicletas, a Shimano buscou e desenvolveu constantemente várias tecnologias inovadoras enquanto expandia seus mercados em todo o mundo nas áreas de componentes para bicicletas, equipamentos de pesca e equipamentos de remo.
Enquanto isso, nossa forma de fabricação foi significativamente afetada pelo progresso das tecnologias digitais, como as de IoT (ndr.: Internet das coisas) e IA (ndr.: Inteligência Artificial ) . Além disso, somos incentivados a responder às mudanças de opinião sobre a prática de esportes ao ar livre, bem como às mudanças nas tendências do mercado e nos comportamentos de compra dos clientes. Essas mudanças estão sendo aceleradas pela pandemia COVID-19, que prevalece desde o ano passado”.
“Olhando para o próximo século, acredito que é uma tarefa urgente para a Shimano inovar radicalmente seus sistemas de manufatura e melhorar sua eficiência de negócios por meio da adoção completa de tecnologias digitais de forma a estabelecer uma estrutura corporativa capaz de atender às demandas dos clientes em constante mudança.
“Ao mesmo tempo, devemos nos esforçar para criar uma sociedade sustentável, aderindo ao seguinte slogan: Mais perto da natureza, mais perto das pessoas. Uma vez que nossos produtos são usados para atividades realizadas em ambientes naturais, estamos especialmente cientes de nossa responsabilidade de proteger o ambiente natural. Ao mesmo tempo, devemos cumprir nossa responsabilidade como cidadão corporativo global e contribuir com as comunidades locais.
No aniversário do centenário, Shimano deu o primeiro passo em direção ao seu segundo século.
Em linha com a missão da Shimano, ‘promover saúde e felicidade através do desfrute da natureza e do mundo ao nosso redor’, continuaremos a propor produtos cativantes que atendam às demandas dos clientes em constante mudança para ajudá-los a ter uma vida saudável e enriquecida. Também trabalharemos para manter a Shimano por muito tempo como uma empresa que cria valor, que cria novas culturas de ciclismo e pesca”.