SHIMANO 105: MECÂNICO E DE 12 VELOCIDADES, +ECONÔMICO, SIMPLES E FUNCIONAL

105 mecânico e de 12 velocidades! A Shimano não quer perder a terreno e para atender uma boa parcela de consumidores que buscam confiabilidade e praticidade da manutenção dos grupos mecânicos ou a economia ao comprar um grupo mais acessível, apresenta sua nova versão de 2×12 para seu icônico grupo da linha média de estrada

Novo 105 em sua versão mecânica – opção confiável e mais acessível –

Em um movimento que atende uma boa parcela de consumidores que não estão preocupados com os milissegundos necessários para uma troca de marchas e nem se preocupar com baterias descarregas, mas com a simplicidade da manutenção e a possibilidade de pedalar despreocupadamente por longas jornadas e dias a fio, sem um alto investimento, a Shimano apresenta a sua nova versão mecânica do icônico grupo 105, agora com 12 velocidades.

Se no ano passado com o lançamento do 105 Di2 sem fio, muitos acreditaram na aposentadoria dos sistemas de mudanças de marchas mecânicos, acionados por cabos, a Shimano com o novo 105 R7100 de 12 velocidades mecânico faz um movimento que soa agradável a muitos consumidores, além disso ela se posiciona de maneira a travar a chegada de possíveis concorrentes que cobiçam essa grande parcela de consumidores.

E nesse movimento de optar por transmissões mecânicas, é importante destacar números levantados por colegas jornalistas lá de fora, que destacam que ao optar pelo novo grupo mecânico o consumidor estaria economizando quase  1/3 do valor  de  um 105 Di2 (eletrônico) que pesa apenas pouco menos de 66 gramas que a versão eletrônica. Além da simplicidade, a opção por um ou por outro é também uma questão econômica.

Mantendo a tradição das boas funcionalidades dos grupos mecânicos, a Shimano para o seu  105 mecânico de 12 velocidades desenvolveu um câmbio traseiro com a tecnologia Shadow RD. O estabilizador de corrente, originário dos modelos de mountain bike (XTR, Deore, SLX) e já presente em outros modelos de estrada – como no antigo Ultegra de 11 velocidades.

Com a introdução das 12 velocidades o sistema oferece um design do componente mais limpo, além de oferecer a otimização da tensão do câmbio, e assim proporcionando ao ciclista um desempenho suave, eficiente e silencioso.

O desviador/câmbio dianteiro também foi melhorado em sua articulação o que permite trabalhar sem problemas com as coroas 52/36 e 50/34

2×12 VERSATILIDADE para o ciclista

Com a adoção das 12 velocidades em sua versão mecânica, o ciclista amador ou de médio desempenho encontra um escalonamento de marchas adequado, sem grandes saltos nas marchas intermediárias, resultando em uma melhor cadência, sem sobressaltos.

O novo 105 teve sua transmissão otimizada e além das coroas 52/36 e 50/34 montadas nas pedivelas FC-R7100 Hollowtech II (que integram a alavanca direita ao eixo do movimento central) tem como opção os cassetes 11-34 e 11-36, e no fundo com o 12×2 muito ciclista amador  se sente confortável com  escalonamento de marchas sem grandes saltos e com mais opções seja para os trechos de montanha – seja subindo ou descendo.

ERGONOMIA E MAIOR PODER DE FRENAGEM

As alavancas de mudança de marcha/freio ST-R7120 , foram projetadas para os mais variados tamanhos e formatos de mão, procurando garantir ao ciclista controle e conforto.  Graças ao acionamento mais leve e suave da alavanca e a área de controle da frenagem mais ampla, a distância entre o guidão e a alavanca – também conhecida por alcance – foi reduzida.

O conjunto cabos e conduítes do novo 105 possibilitam uma montagem integrada, sem excessos ou sobras, resultado em um visual mais limpo.

O sistema de freios a disco, foi redesenhado com as pinças de freio tendo 10% mais folga com o rotor do freio ou seja há mais espaço entre o disco e a pastilha, reduzindo com esse espaçamento a possibilidade de fricção ou o incomodo ruído da pastilha tocando no disco, além disso o sistema de sangria foi simplificado, facilitando o trabalho da manutenção.  

Se os saudosistas dos câmbios mecânicos, foram atendidos com o novo grupo, os amantes e mais tradicionalistas fãs dos freios ‘a ferradura’ de acionamento no aro, podem dar adeus ao sistema – o 105 só estará disponível na versão a disco de acionamento hidráulico.

O novo grupo, segundo a Shimano Latin America deverá estar disponível no Brasil em meados de outubro, com preços a serem definidos

Pedivela FC-R7100

HOLLOWTECH II

160mm, 165mm, 170mm, 172.5mm, 175mm

Coroas: 50-34D e 52-36D

Peso: 765,6g (50-34D)

CS-R7101-12 Cassette

HYPERGLIDE 12-velocidades

Pinhão menor de 11- dentes otimizado

Compatível com cubo de roda livre /freehub de 11-velocidades

Cassete: 11-34D e 11-36D (CS-HG710-12) Peso: 361g (11-34T)

FD-R7100 Desviador/Câmbio Dianteiro

Brazed-on/suporte no quadro – Peso: 96g

RD-R7100 Câmbio traseiro

SHIMANO SHADOW RD – Direct mount

Perfil s baixo, construção de tensão única Peso: 249g

ST-R7120 Conjunto de freio a disco hidráulico (trocadores e alavancas)

Alavancas de controle duplo

Novo formato de lâmina proporciona curva de acesso menor da alavanca

Ergonomia refinada e formato cria nova posição de alavanca Peso: 612g / par

SM-RT70 Rotores de freio a disco

Rotores do Disco de Freio (160 / 140mm)

Peso: 285,6g


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