105 mecânico e de 12 velocidades! A Shimano não quer perder a terreno e para atender uma boa parcela de consumidores que buscam confiabilidade e praticidade da manutenção dos grupos mecânicos ou a economia ao comprar um grupo mais acessível, apresenta sua nova versão de 2×12 para seu icônico grupo da linha média de estrada
Em um movimento que atende uma boa parcela de consumidores que não estão preocupados com os milissegundos necessários para uma troca de marchas e nem se preocupar com baterias descarregas, mas com a simplicidade da manutenção e a possibilidade de pedalar despreocupadamente por longas jornadas e dias a fio, sem um alto investimento, a Shimano apresenta a sua nova versão mecânica do icônico grupo 105, agora com 12 velocidades.
Se no ano passado com o lançamento do 105 Di2 sem fio, muitos acreditaram na aposentadoria dos sistemas de mudanças de marchas mecânicos, acionados por cabos, a Shimano com o novo 105 R7100 de 12 velocidades mecânico faz um movimento que soa agradável a muitos consumidores, além disso ela se posiciona de maneira a travar a chegada de possíveis concorrentes que cobiçam essa grande parcela de consumidores.
E nesse movimento de optar por transmissões mecânicas, é importante destacar números levantados por colegas jornalistas lá de fora, que destacam que ao optar pelo novo grupo mecânico o consumidor estaria economizando quase 1/3 do valor de um 105 Di2 (eletrônico) que pesa apenas pouco menos de 66 gramas que a versão eletrônica. Além da simplicidade, a opção por um ou por outro é também uma questão econômica.
Mantendo a tradição das boas funcionalidades dos grupos mecânicos, a Shimano para o seu 105 mecânico de 12 velocidades desenvolveu um câmbio traseiro com a tecnologia Shadow RD. O estabilizador de corrente, originário dos modelos de mountain bike (XTR, Deore, SLX) e já presente em outros modelos de estrada – como no antigo Ultegra de 11 velocidades.
Com a introdução das 12 velocidades o sistema oferece um design do componente mais limpo, além de oferecer a otimização da tensão do câmbio, e assim proporcionando ao ciclista um desempenho suave, eficiente e silencioso.
O desviador/câmbio dianteiro também foi melhorado em sua articulação o que permite trabalhar sem problemas com as coroas 52/36 e 50/34
2×12 VERSATILIDADE para o ciclista
Com a adoção das 12 velocidades em sua versão mecânica, o ciclista amador ou de médio desempenho encontra um escalonamento de marchas adequado, sem grandes saltos nas marchas intermediárias, resultando em uma melhor cadência, sem sobressaltos.
O novo 105 teve sua transmissão otimizada e além das coroas 52/36 e 50/34 montadas nas pedivelas FC-R7100 Hollowtech II (que integram a alavanca direita ao eixo do movimento central) tem como opção os cassetes 11-34 e 11-36, e no fundo com o 12×2 muito ciclista amador se sente confortável com escalonamento de marchas sem grandes saltos e com mais opções seja para os trechos de montanha – seja subindo ou descendo.
ERGONOMIA E MAIOR PODER DE FRENAGEM
As alavancas de mudança de marcha/freio ST-R7120 , foram projetadas para os mais variados tamanhos e formatos de mão, procurando garantir ao ciclista controle e conforto. Graças ao acionamento mais leve e suave da alavanca e a área de controle da frenagem mais ampla, a distância entre o guidão e a alavanca – também conhecida por alcance – foi reduzida.
O conjunto cabos e conduítes do novo 105 possibilitam uma montagem integrada, sem excessos ou sobras, resultado em um visual mais limpo.
O sistema de freios a disco, foi redesenhado com as pinças de freio tendo 10% mais folga com o rotor do freio ou seja há mais espaço entre o disco e a pastilha, reduzindo com esse espaçamento a possibilidade de fricção ou o incomodo ruído da pastilha tocando no disco, além disso o sistema de sangria foi simplificado, facilitando o trabalho da manutenção.
Se os saudosistas dos câmbios mecânicos, foram atendidos com o novo grupo, os amantes e mais tradicionalistas fãs dos freios ‘a ferradura’ de acionamento no aro, podem dar adeus ao sistema – o 105 só estará disponível na versão a disco de acionamento hidráulico.
O novo grupo, segundo a Shimano Latin America deverá estar disponível no Brasil em meados de outubro, com preços a serem definidos
Pedivela FC-R7100
HOLLOWTECH II
160mm, 165mm, 170mm, 172.5mm, 175mm
Coroas: 50-34D e 52-36D
Peso: 765,6g (50-34D)
CS-R7101-12 Cassette
HYPERGLIDE 12-velocidades
Pinhão menor de 11- dentes otimizado
Compatível com cubo de roda livre /freehub de 11-velocidades
Cassete: 11-34D e 11-36D (CS-HG710-12) Peso: 361g (11-34T)
FD-R7100 Desviador/Câmbio Dianteiro
Brazed-on/suporte no quadro – Peso: 96g
RD-R7100 Câmbio traseiro
SHIMANO SHADOW RD – Direct mount
Perfil s baixo, construção de tensão única Peso: 249g
ST-R7120 Conjunto de freio a disco hidráulico (trocadores e alavancas)
Alavancas de controle duplo
Novo formato de lâmina proporciona curva de acesso menor da alavanca
Ergonomia refinada e formato cria nova posição de alavanca Peso: 612g / par
SM-RT70 Rotores de freio a disco
Rotores do Disco de Freio (160 / 140mm)
Peso: 285,6g