Momentos antes da grande festa que coroou o italiano Fabio Aru como grande campeão da Vuelta a Espanha, o pelotão feminino marcou presença no Paseo de la Castellana para disputar o Madrid Challenge by la Vuelta. A vitória ficou com a estadunidense Shelley Olds.
A primeira edição da versão espanhola do La Course by Le Tour, o Madrid Challenge by la Vuelta não recebeu o mesmo carinho dos organizadores do evento, com menos divulgação e nem ao menos espaço no site oficial da Vuelta (havia um link no site da ASO mas que tinha apenas os resultados) não gerou a mesma expectativa que sua prima francesa, porém o grande público que foi às ruas de Madrid pôde assistir a uma grande corrida disputada por alguns dos grandes nomes do pelotão feminino.
No centro de Madrid o pelotão de 82 ciclistas teve como desafio o mesmo circuito aonde se disputou parte da última etapa da Vuelta. Ao todo 87 km, em 14 voltas no circuito de 5,8 km, e como não podia deixar de ser a chegada foi disputada no sprint, as equipes não deram margem a fugas ou ataques.
A última tentativa de fuga da belga Van Der Steen, foi neutralizada pelas ciclistas quando se abriu a última volta. As garotas da Lotto Soudal, Hitec e a Ale Cipollini que trabalharam duro para tomar a ponta da corrida.
A Ale Cipollini fez um ótimo trabalho para a sua velocista que na quarta volta sofreu um furo, a equipe praticamente parou para escoltá-la até que conseguisse se reagrupar, passado o momento de tensão Shelley Olds “voltou” para a corrida e buscou rodar com as principais candidatas ao sprint final a italiana Giorgia Bronzini/Wiggle-Honda e a holandesa Kristen Wild/HiTec.
A chegada é disputada em um falso plano, e isso no mano a mano entre Olds e Kirsten foi mais favorável à ciclista da AleCipollini que soube se antecipar à ação da holandesa de características muito mais fortes para um sprint e que vinha muito bem colocada pelo seu “trem” de ciclistas que a conduziriam à chegada. Wilds ainda foi superada na linha de chegada pela italiana Bronzini, poucos metros atrás chegou um pelotão compacto.
A equipe italiana Ale Cipollini fechou o final de semana com duas grandes vitórias, na Italia a polonesa Malgorzata Jasinska havia vencido pela manhã o Giro della Toscana, e à tarde diante de uma multidão que tomou as ruas de Madrid Shelley Olds deixou sua marca.
Madrid Challenge by La Vuelta
1- Shelley Olds/Estados Unidos – Ale Cipollini 2h06s21
2- Giorgia Bronzini/Itália – Wiggle Honda – m.t.
3- Kirten Wild/Holanda – HiTec Products – m.t.
4- Roxane Fournier/França –PoitourCharentes – m.t.
5- Lucy Garner/Grã Bretanha – Liv Plantur – m.t.