Com uma nova versão da sua consagrada roda de perfil aerodinâmico, a Campagnolo aponta ao público do endurance e também do gravel com a Shamal Carbon Disc Brake
Shamal é um vento quente que sopra de norte a noroeste no Iraque, Irã e na Península Arábica; muito forte durante o dia, superando facilmente os 50 km/h. Esse vento dá nome a um dos modelos mais icônicos de rodas de perfil aerodinâmico da Campagnolo. Lançada em 1992 quando entrou no universo das corridas, desde então a Shamal não parou de evoluir recebendo sempre inovações, ganhando uma nova versão, esta, desenvolvida para garantir ao ciclista melhor desempenho durante longas jornadas de pedal proporcionando conforto e alta manobrabilidade em qualquer condição.
A Shamal Carbon é a primeira roda da Campagnolo pensada para os ciclistas de endurance, seu aro foi desenvolvido com um canal interno que possibilita a utilização de pneus mais largos, possibilitando com isso a utilização de pneus ‘mais encorpados’ trazendo ao ciclista mais conforto durante competições e pedaladas mais longas.
O perfil interno do aro com 21 mm possibilita o assentamento ideal de pneus de 25, 28 e 30mm. Esse espaçamento do aro a transforma em uma roda todo terreno, uma verdadeira ‘allrounder’, ideal para pneus mais grossos como os utilizados para a pratica do gravel e isso pode ser traduzido como o início de um caminho da marca italiana para esse mercado que cada vez mais vem ganhando, mais fãs pelo mundo.
Os aros de carbono desenvolvidos para a Shamal Carbon Brake Disc trazem a gecnologia 2-Way Fit Campagnolo que garante a total compatibilidade com pneus do tipo clincher ou tubeless (sem câmara).
O uso da tecnologia MoMag patenteada da Campagnolo garante que não haja orifícios no conector da ponte do aro, ou seja a superfície interna do aro não tem furos, o que se traduz em menor peso, aumento da rigidez, facilitando ainda mais a montagem de pneus sem câmara, porque não é necessária a utilização de fita de aro. A manutenção e limpeza do pneus são ainda mais tranquilos na hora de uma troca.
Os perfis dos aros da Shamal estão construídos em carbono unidirecional High Modulus com altura diferenciada entre o perfil dianteiro e traseiro. Na dianteira – para garantir maior controle e confiabilidade – são 35mm e na traseira 40mm que se traduzem em maior reatividade e melhor transferência de potência.
Esteticamente a sobriedade é ponto alto para destacar as qualidades da roda que não recebeu pintura, com isso se destacam os materiais utilizados e toda a qualidade superior de uma produção artesanal.
Montada com os novos cubos de alumínio assimético que utilizam um sistema de rolamentos em formas de calota e cone/esfera, muito leves e de alta performance. Essa opção oferece maior suavidade e permite fácil ajuste dos rolamentos, reduzindo assim qualquer folga entre rolamentos de esferas e cones e, portanto, garantindo extrema precisão no funcionamento e desempenho duradouro. Se o futuro comprador quiser ir além na performance é possível adquirir um kit para substituir os rolamentos escolhendo as opções mais sofisticadas das linhas USB e CULT.
Nesse novo modelo, mais uma vez os italianos apostam na confiabildiade acima de tudo, e isso é uma questão crucial para praticar um ciclismo sem preocupações para quem vai pedalar longas distâncias ou encarar os desafios do gravel, assim foi utilizada a já destacada engenharia de construção de rodas e enraiamento G3, patenteada pela Campagnolo que possibilita uma frenagem equilibrada e segura em quaisquer condições.
Totalmente montadas a mão por técnicos especializados da Campagnolo e 100% testadas com instrumentos de controle eletronico garantem o máximo desempenho e confiança às novas rodas Shamal Carbon Disc Brake.
Disponiveis nas versões: etiqueta Dark, com o novo padrão corpo de roda livre Campagnolo N3W™ compatível com os cassetes de 10, 11 e 12 velocidades utilizando o adaptador N3W, Shimano HG™, Sram XDR™.
As novas rodas Shamal Carbon Disc Brake já estão disponiveis em varios países da Europa e na América do Norte, porém em virtude da pandemia da Covid-19 há limitações para alguns mercados. Ainda não há previsão da chegada desse modelo ao Brasil.
Na Europa o preço médio de venda ao consumidor é de € 1.299 euros, para os Estados Unidos o preço é de USD$ 1.475 (para as rodas com corpo de roda livre Campagnolo N3W™)
Ficha Técnica
Roda: Shamal Carbon Disc Brake
Peso: 1.585 g
Uso: ciclismo de estrada – gravel
Altura : 35mm dianteira /40mm traseira
Classe: C21
Pneu: Clincher, Tubeless, Tubeless Ready
Acabamento: fibra de carbono UD (sem pintura)
Diâmetro do aro: 28” – 700C
Compatibilidade de Pneus: 25mm, 28mm até 65mm para uso em gravel
Largura Externa: 28,1mm
Raios: 24 – padrão de raição G3 com raios de aço arredondados cônicos de dupla espessura (doublé butted)
Niples: Alumínio, negro, autoblocante
Cubos: Cubo monolítico em alumínio negro, sistema de rolamentos cone e esferas; medida 100 mm dianteiro e 142 mm traseiro; eixo em Alumínio; Corpo de roda livre Campagnolo N3W™, Shimano HG™, Sram XDR™.
Limite de peso: 120 kg (ciclista+bicicleta+equipamentos)