SERGIO HENAO VENCE ESCAPADO A PRIMEIRA ETAPA DO TOUR DO RIO

A fuga da fuga vingou e o colombiano Sergio Henao vence a primeira etapa do Tour do Rio que teve o pódio dominado por equipes colombianas

Com a fuga da fuga, Sergio Henao vence a primeira etapa do Tour do Rio
Sergio Henao vence escapado

A primeira etapa do Tour do Rio com 141,2 quilômetros, disputada em um percurso que teve largada em Conservatória e passou por Valença, Barra do Piraí, Ipiabas chegando no mesmo ponto de largada em Conservatória foi vencida pelo experiente colombiano Sergio Henao.

Henao se destacou de um grupo de escapados e faltando menos de 10 quilômetros para a chegada atacou duramente para se desgarrar do grupo e abrir uma vantagem de 2m36 segundos sobre seu compatriota Wilmar Paredes.

A terceira posição ficou com o vencedor do Tour do Rio em 2013 e 2014, o espanhol Oscar Sevilla que terminou a 4m51s. O melhor brasileiro na prova,  João Gaspar,  o ‘Canibal’ da  AGI Cycling Team foi o brasileiro mais bem colocado na prova, ficando com a quarta colocação cruzando a linha de chegada a 7m27s, superando nos metros finais ao colombiano Brayan Sánchez.  O pelotão quebrado em mais de três grupos chegou a mais de 10 minutos.

A etapa começou com muita intensidade e com apenas 9 km disputados, um grupo de seis ciclistas – cinco colombianos e o brasileiro João Gaspar – abriu uma fuga e aos poucos foi se destacando do pelotão e abrindo uma impressionante vantagem, que se manteve até o final.

Henao sozinho mostrou toda sua força e com seu ataque derradeiro rompeu também com a fuga que tinha três ciclistas do Team Medellin e ainda João Gaspar que não conseguiram acompanha-lo perdendo contato.

“Foi uma etapa muito dura, muito calor e um percurso com um terreno bem complicado de pedalar, com subidas fortes que desgastam demais.  Desde o começo da prova, formamos um grupo que veio se alternando na liderança, mas restando poucos km para o fim eu forcei o ritmo, pedalei forte, sem pensar. A estratégia deu certo e consegui passar em primeiro”, comentou Henao, vencedor da etapa.

O veterano Oscar Sevilla que aos 48 anos busca seu terceiro título geral na competição, mesmo não tendo cruzado a linha de chegada na liderança estava satisfeito com sua atuação e de sua equipe. “Estive na liderança em diversos momentos do percurso, mas o Montoya disparou na frente e não consegui mais alcançá-lo. A diferença é grande, mas estou muito contente com o desempenho da minha equipe. Mostramos que estamos fortes. Tem muita competição pela frente e tudo pode acontecer”, completou Sevilla.

Melhor brasileiro na etapa, quarto colocado, João Gaspar empolgou a torcida local em Conservatória, comentou:  “ É sempre muito bom competir em casa. A prova foi uma das mais fortes que já disputei, com uns 70km de percurso eu tive muitas câimbras mas consegui segurar e me manter no pelotão de frente. Os colombianos são muito fortes e estou muito feliz com meu desempenho.  Agora é descansar e buscar um bom resultado amanhã”, finalizou.

O calor superior aos 30°C e a dureza do percurso provocaram vários abandonos .

No sábado (2/11) acontece a segunda etapa com 151,2 km entre Conservatória>Santa Izabel>Parapeuna>Pentagna>Valença>Barra do Piraí>Conservatória

TOUR DO RIO’2024

1ª Etapa-  Conservatória>Valença>Barra do Piraí>Ipiabas>Conservatória – 141,2km

1- Sergio Henao 🇨🇴 – NU Colombia- – 3h32m48s

2- Wilmar Paredes 🇨🇴- Team Medellin-EPM +2m36s

3- Oscar Sevilla 🇪🇸- Team Medellin-EPM)  +4m51s

4- João Gaspar 🇧🇷- AGI Cycling Team + 7m27s

5- Brayan Sánchez 🇨🇴- Team Medellin-EPM +7m29s

Classificação por Equipes

1-      Team Medellin🇨🇴

2-      Nu Colombia🇨🇴

3-      Pindamonhangaba Cycling 🇧🇷

Geral Montanha – Oscar Sevilla – Team Medellin)

Geral Individual – Sergio Henao🇨🇴- Nu Colombia

Geral Pontos – Sergio Henao 🇨🇴 – NU Colombia

Geral Juventude (Sub-23) – Hector Quintana 🇨🇱 – Plus Performance Solutos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.