Swift Carbon Pro Cycling Brasil é a grande novidade da estrutura esportiva da S2 Sports – formada pela Sense Bike e Swift Carbon – A equipe tem grandes nomes do ciclismo de estrada brasileiro e tem como proposta aproximar ciclistas de todas as modalidades. No mountain bike a novidade da equipe mineira é Bernardo Cruz
S2 Bicycle Industries, empresa formada depois que a Sense Bike adquiriu em 2018 a Swift Carbon, fabricante sul-africano especializado em fibra de carbono, reuniu entre os dias 25 e 27 de fevereiro os esportistas que integrarão a estrutura esportiva batizada de S2 Sports.
Trata-se de um projeto que reúne 23 ciclistas – das várias vertentes do mountain bike e do ciclismo de estrada, além de embaixadores da marca – todos eles distribuídos em 6 equipes: Sense Factory Racing, Sense Factory Enduro, Sense Enduro Base, Swift Carbon Pro Cycling Brasil, Swift Carbon Tri e Sense Bike Family .
No encontro, os integrantes além de realizarem treinamentos nas estradas e trilhas da região, tiveram a possibilidade de conhecer o planejamento anual e participar de um ciclo de palestras e workshops. Um breve, mas intenso período de convivência de todos os integrantes das equipes
O encontro procurou integrar os esportistas das várias modalidades do ciclismo, promovendo a troca de experiências e informações entre equipe de desenvolvimento, staff e diretoria da S2.
O projeto, segundo informa a empresa, aponta para a multidisciplinaridade e para garantir apoio às equipes a S2 Sports que tem sua sede na cidade mineira de Lagoa da Prata, conta com dois prédios e ampla estrutura, no local também está localizado o S2 Tech Center onde é desenvolvida.
Estrutura garantirá apoio técnico e ambiente multidisciplinar
“A sede da S2 Sports nos dá todo o potencial de desenvolvimento, seja na parte do equipamento, da infraestrutura das equipes, e principalmente com um ambiente que possa incentivar os feitos extraordinários no decorrer deste ano”, comentou Henrique Ribeiro, CEO da S2 Bicycle Industries.
Para o suporte nos eventos esportivos, a equipe possuiu três caminhões. O Demo Truck com uma estrutura para carregar todas das bicicletas utilizadas no programa Sense Demo Tour de divulgação de produtos; um caminhão menor equipado com oficina completa e um caminhão tenda que além de contar com oficina tem uma área coberta de 60m².
Os veículos possibilitam um melhor apoio aos ciclistas e facilitam o trabalho de mecânicos e dão conforto para o desenvolvimento das atividades de treinadores e fisioterapeutas.
Entre os recém chegados à S2 está Bernardo Cruz com experiência em provas de downhill, e enduro mtb que competirá pela Sense Factory Enduro. “Procurar a Sense foi escolha minha, justamente por ver esse potencial e esse amor pelas duas rodas que a marca tem. É muito legal ver tudo o que eles têm feito pelo esporte, pelo mercado e pela evolução da bike”, comentou o piloto.
Sobre o evento que reuniu todos os integrantes da equipe, Bernardo destacou: “Nunca tive isso em outra equipe. Nós entendemos o sentido de família na Sense. Foi muito legal essa troca de experiência com os atletas no final de semana. Realmente pudemos ver o que é o significado de uma família, a interação e a comunicação. Estou muito feliz e tenho certeza de que essa infraestrutura nacional está no mesmo nível de grandes marcas gringas consolidadas no mercado”.
De olho no ciclismo de estrada – terreno para a Swift que na Europa já patrocina a equipe continental W52-FC PORTO – criou a Swift Carbon Pro Cycling Brasil que contará com Alessandro Guimarães, André Gohr, Rafael Andriato, Magno do Prado Nazareth e do sub23 João Pedro Rossi todos grandes nomes do ciclismo nacional. A equipe estará sob o comando de Marcelo Donabella.
No evento que reuniu todos os integrantes da S2 Sports, Donabella comentou o atual momento do ciclismo de estrada: “Quando você tem um esporte competitivo decadente, mas ao mesmo tempo um esporte amador que não para de crescer, alguma coisa está errada”.
Swift Pro Cycling buscará aproximar os amadores e profissionais
O team manager ainda apontou alguns caminhos para o futuro: “A Swift Pro Cycling Brasil veio para aproximar ciclistas amadores e profissionais, proporcionando a troca de informações, experiências e, principalmente, treinarem juntos, trocando ideias sobre um esporte apaixonante e democrático. Temos que criar o interesse sobre o esporte profissional, sobre o atleta profissional, para daí podermos voltar a crescer com uma base maior e mais sólida”.
Sobre os rumos da equipe, Donabella declarou : “A Swift Carbon Pro Cycling Brasil é um projeto para aproximar os atletas das diversas modalidades do nosso esporte, tendo um maior intercâmbio entre os ciclistas do MTB e do ciclismo de estrada”.
Parabéns a direção da SWFT por esta grande iniciativa e ativar o esporte de duas rodas não motorizados.
Com certeza bons resultados serão alcançados a nível Nacional e internacional.
Aos atletas e dirigentes boa sorte nesta nova iniciativa da Cia.
Nelo Breda