ROLLOE UMA RODA DE BICICLETA QUE FILTRA E RETÉM A POLUIÇÃO DO AR

Não é novidade que a bicicleta é uma das formas mais ecológicas de transporte. Agora imagine que suas pedaladas possam contribuir para limpar o ar da sua cidade; esta foi a solução de uma engenheira de produtos que criou a  Rolloe, uma roda de bicicleta equipada com filtros que de forma ativa, purificam o ar por onde circula

Rolloe uma contribuição para melhorar o ar das grandes cidades

A ideia surgiu enquanto pedalava por Londres. No trânsito, você está realmente ciente da poluição: o calor, os gases e o cheiro. Isso me fez pensar: os purificadores de ar usam a circulação para filtrar o ar, então por que não usar as rodas giratórias dos veículos para capturar a poluição no local em que ela está acontecendo? ”

Assim começa a história do projeto Rolloe criado por Kristen Tapping quando ainda,  no ano passado,  cursava Engenharia de Desenho de Produtos na London South Bank University e que rendeu a ela o prêmio Design Innovation in Plastics 2020.o prêmio Design Innovation in Plastics 2020.

Alguns dados de uma pesquisa da Federação Europeia de Ciclistas  – ECF, são motivadores para o uso da bicicleta quando o assunto trata-se das emissões:  uma bicicleta média emite 21g de CO² por quilômetro percorrido – 5g para a fabricação e manutenção da bicicleta e 16g para as calorias consumidas e posteriormente queimadas pelo ciclista para movimentar os pedais.   Compare esses dados com as emissões médias de um veículo motorizado (271g de CO² por passageiro-quilômetro) e fica claro que os deslocamentos em bicicleta ocupam a primeira posição nas apostas de eficiência de carbono.

A Rolloe – roll off emitions – em um dos protótipos foi apresentado com uma roda magnética de três raios, construída em nylon , porém a proposta é de  para que seja uma solução projetada para ser instalada na roda dianteira de qualquer bicicleta convencional. Aparentemente são duas calotas com filtros preliminares de carvão ativado e HEPA (Hight Efficiency Particulate Air- em português: partículas de ar de alta eficiência)

O filtro é composto por  quatro camadas de carvão ativado, HEPA lavável e luffa para limpar pequenas partículas, bem como gases nocivos como CO², NO² e Ozônio. Conforme o usuário circula pela cidade poluída, o ar sujo entra pela abertura cilíndrica interna, o ar é empurrado através do conjunto de filtros usando a força centrífuga e então é expelido para fora do perímetro externo. Quanto mais rápido ele gira, mais ar ele puxa e filtra.  

O sistema  foi idealizado em um primeiro momento para ser utilizada projetos de compartilhamento de bicicletas, mas também pode ser adaptado em bicicletas de uso pessoal. Kirsten também estava trabalhando com rodas 700c para bicicletas de estrada e também está pensando em outros tamanhos de rodas pois a dimensão das calotas não precisam ser alteradas, isso dá boa flexibilidade ao projeto. Sua construção é bem simples e envolve a moldagem por injeção e impressão em 3D.

A criadora do projeto estima que o filtro deva ser trocado uma vez por semana ou a cada 250 km. Quando em funcionamento o sistema Rolloe deverá integrar um sistema de coleta, desta forma os filtros usados retornam à fábrica para limpeza ou reciclagem, e novos filtros são instalados na bicicleta, explica Kirsten.

O projeto é amplo e envolve também o uso de um aplicativo para coleta de dados,  onde os usuários seriam recompensados com créditos pela limpeza do ar, assim quanto mais quilômetros pedalados e maior a  frequência é possível estabelecer metas e prêmios .

O filtro criado por Kristen poderia purificar mais de 250 mil metros quadrados de ar se apenas 10% dos ciclistas de Londres o instalassem o sistema em suas rodas dianteiras. Esse cálculo leva em conta que a Rolloe puxa 0,665 m² de ar por quilômetro percorrido.

O projeto continua evoluindo, e o próximo passo é torna-lo comercializável e seu lançamento previsto para 2022 para isso ela está procurando investidores.

Algumas cidades mostraram interesse no sistema. Belfast, a capital da Irlanda do Norte tem um plano ambicioso para levar adiante testes com bicicletas equipadas com as rodas Rolloe e a longo prazo instalar o sistema em toda a frota de bicicletas compartilhadas da cidade.

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