Para as três etapas da Riders Stage Race totalizando 130km com mais de 2.500 metros de altimetria acumulada, disputadas na Mata Atlântica da Zona Rural de Camboriú/SC cerca de 400 ciclistas enfrentaram o desafio. O goiano David Guimarães teve a melhor regularidade nos três dias e venceu na Elite e Ana Luisa Panini venceu pela segunda vez, terminando sempre na primeira posição
Terminou em Camboriú/SC neste domingo (27/08) a maior ultramaratona de mountain bike do Sul do Brasil. O evento reuniu cerca de 400 ciclistas de praticamente todos estados do Brasil e também contou com a presença de ciclistas estrangeiros vindos da Itália, Holanda e Estados Unidos. O número inscritos foi recorde no evento, com um crescimento significativo de participantes em relação às edições anteriores.
“Cumprimos a missão de entregar a melhor prova de mountain bike do Sul do Brasil ”, comemorou o organizador Juliano Salvadori.
A prova tinha como ponto cetral o Hotel Fazenda Caetés, na zona rural de Camboriú, onde foram realizadas as largadas e chegadas das etapas.
2º DIA – A ETAPA RAINHA
Após as chuvas de sexta-feira, o sábado amanheceu ensolarado, o que permitiu que os participantes pudessem aproveitar as belezas naturais das trilhas e percorrerem os 53km com 1.350 metros de altimetria acumulada da Etapa Rainha da Riders Stage Race
Um trecho de trilha precisou ser alterado por conta das chuvas do dia anterior que deixaram o local extremamente enlameado e perigoso.
“Cortamos um trecho de trilha para garantir a segurança de nossos competidores, sem com isso tirar o brilho da etapa”, contou Juliano Salvadori, organizador do evento.
A vitória da etapa ficou com Fernando Nunes de Souza, que completou a distância em 2h02min47s.
“Esta é minha primeira participação na Riders Stage Race e estou curtindo muito. Achei o percurso incrível e com a chuva de ontem ficou mais desafiador ainda”, contou Fernando Nunes de Souza, de 21 anos e residente em Joaçaba (SC). “Amanhã vou dar o meu máximo para reverter a vantagem de meu adversário”, completou o vencedor da etapa.
Entre as mulheres, Ana Luisa Panini (FME Blumenau/Scott/Furbo/Artico) venceu mais uma vez e cruzou a meta com o tempo de 2h33min33s firmando-se na liderança.
3ª ETAPA
O dia amanheceu perfeito para a prática do mountain bike, com temperatura agradável, sem chuva e percurso todo seco. O trajeto de 51km com 1.375 metros de altimetria acumulada tinha como desafios famosos picos da região, como Caetés, Gavião, Jantador e Serra da Limeira
Na elite feminina, Ana Luisa Panini, de Blumenau, conquistou o bicampeonato de forma invicta. A ciclsita de 34 anos fez uma corrida consistente, sempre na liderança e venceu com folga.
“Este é meu terceiro ano correndo aqui. Fui campeã no primeiro ano, ano passado fui vice e agora venci novamente. Foram três etapas rápidas, com pouca quilometragem e então deu para acelerar bastante. Este ano consegui andar no pelotão principal e isto fez muita diferença no tempo geral”, resumiu a bicampeã.
Na elite masculina, o título geral ficou com o goiano David Guimarães, de Caldas Novas, que foi o segundo colocado em todas as três etapas, mas ficou com o título pela na somatória dos tempos. Guimarães, de 21 anos, é ciclista da equipe de Rio do Sul/SC e travou um duelo desde a primeira etapa com o catarinense de Joaçaba, Fernando Nunes de Souza, que após três etapas terminou na segunda colocação a 6 segundos de Guimarães.
“Achei a estrutura aconchegante e acolhedora. No percurso tinha muita hidratação. Achei a região muito bonita também. Ano que vem estarei aqui de novo”, prometeu o campeão.
EXPERIÊNCIA PARA O CICLISTA E SUA FAMÍLIA
Além dos atletas da elite, com o compromisso de entregar a melhor performance, o evento atraiu centenas de competidores que queriam conferir de perto como é a maior prova por etapas do mountain bike do Sul do Brasil.
Foi o caso do paranaense Andrei Michel Kuntz, que viajou com a esposa 900km de Marechal Cândido Rondon/PR para conhecer o evento em Camboriú e se surpreendeu.
“Eu ouvia muita gente falar desta prova e este ano me preparei para esta ultramaratona. Achei sensacional a estrutura, tudo impecável e com pontualidade nos horários. No percurso, a prova deu um show com muita hidratação, gel, isotônico e apoio da Shimano”, contou o ciclista de 31 anos anos que terminou a prova por etapas na terceira colocação geral da categoria Master A1.
Campeão da categoria C1, o experiente ex-ciclista profissional, Márcio May, salientou os diferenciais da Riders Stage Race. “Esta prova é diferente das outras, pois oferece muitos atrativos, não só para o competidor, mas para toda a família. Tem atrações e diversões para crianças e muita música de qualidade”, contou o ciclista de Brusque (SC).
DESAFIO RIDERS RACE DAY
Além da Stage Race, o domingo teve a disputa do Desafio Riders Race Day, que reuniu cerca de 150 competidores e contou com as categorias para e-MTB e gravel bike, modalidade que fez sua estreia no evento. As largadas foram conjuntas, pontualmente às 9 horas.
A italiana Miriam Bando, gerente de marketing da CrankBrothers que está no Brasil a trabalho, aproveitou a oportunidade para correr os 51km com 1.375m de altimetria acumulada e conhecer os encantos da região.
“Sou praticante de Enduro, então decidi encarar o desafio. Aproveitei para conhecer esta paisagem verde e bem diferente do meu país. Me diverti muito e ainda terminei na terceira colocação de minha categoria”, comemorou Miriam.
MUITA MÚSICA NOS 3 DIAS DO FESTIVAL
O Riders Stage Race ficou famosa no Brasil todo pela estrutura que oferece ao público. Na arena de largada, o ciclista encontrou todas facilidades para correr sem preocupações. A organização ofereceu a todos inscritos serviços de lava e guarda bike, suporte mecânico Shimano, além de muitas opções de alimentação, com food trucks diversos e até um caminhão cervejaria da Beertruck Kiezen. Na noite do sábado o público teve a disposição o jantar Vip, no restaurante do Hotel Fazenda Caetés.
Mas, sem dúvida, foram as atrações musicais de qualidade que agitaram o evento. A banda de rock Black Hat tocou nos três dias do evento. Outras atrações musicais foram Phill e Banda, Cid Ferreira, Nego Joe, Locomotiva Lunar, além das atrações especiais da banda de reggae Chimarruts e a banda de rock Dazaranha.
Ainda na arena, nos estandes da Expo Riders várias marcas apresentaram suas novidades para o público.
RIDERS STAGE RACE
Classificação final após 3 etapas
Elite Masculina
1- David Guimarães – Bicicletas Santos – 4h21m08s
2- Fernando Nunes de Souza – Scherer Autopeças +6s
3 – Axel Kruger – Sunn/BR +5m3s
4- Jeferson Gardini – ACC Concórdia-Force Bike Store +6m40s
5- Vinícius Almeida – Equipe BTT CPH +12m31s
Elite Feminina
1- Ana Luisa Panini – FME Blumenau-Scott-Furbo-Artico – 5h15m59
2- Jéssica Ribeiro – Loja de Bicicletas Ribeiro +15m55s
3- Michele Elias – Equipe Squad +30m52s
Riders Race Day – 51 km
Open
1- Jonas Pieri – Hiperbike – 2h08m51
2- Gabriel Metzger – Ciclismo Rio do Sul-Royal Ciclo – Bike Connect +5
3- Tiago Vicentini +4m15s
Gravel
1- João Araldi – Ciclos da Alma – 2h21m59s
2- Anderson Flores – Onze8 +14m18s
3- Jéssica Röpcke – Specialized Brasil +26m48s
e-MTB
1- Fabricio Magnani – Ciclismo Rio do Sul – 1h48m47s
2- Alaix Xavier – Ciclismo Rio do Sul-Royal Ciclo – Bike Connect +5m34s
3- Jeronimo Jacques +19m39s