Reynolds Blacklabel 309/289 XC são as rodas que Raiza Goulão e José Gabriel estão utilizando na atual temporada do mountain bike. Modelo topo de linha da Reynolds desenvolvido para o uso em provas de cross-country e para aguentar pilotagens mais agressivas, agora também está disponível para o consumidor brasileiro
Está claro para todo quem acompanha o mountain bike cross country que os circuitos estão cada vez mais técnicos e exigentes e isso leva a buscar fornecedores de rodas que desenvolvam seus produtos para atender essas necessidades.
Uma marca que há anos trabalha com o carbono e que entrega produtos de excelência é a Reynolds que desenvolveu as novas rodas Blacklabel 309/289 XC, leves para o cross-country e com a resistência de uma roda de downhill o que garante ao ciclista a segurança de que sua bicicleta está bem equipada para aguentar situações extremas e pilotagens bem agressivas.
Os aros da nova Blacklabel foram pensados para serem utilizados com sua largura mista, e os motivos são vários. Aros mais largos permitem aplicar menos pressão, aumentar a tração e ter maior precisão na condução. Porém, aros mais largos também podem resultar em uma condução menos complacente e mais acidentada.
Para equalizar o desempenho, a Reynolds reduziu o perfil dos aros para 21mm resultando também em maior conforto. Na dianteira, a largura interna é de 30mm – para economizar peso, melhorar o conforto e aumentar a proteção contra impactos, o aro traseiro tem 28mm de largura interna. Além disso, os aros, não tem os flancos ou garras para ‘travar’ o pneu o que facilita o uso de pneus sem câmara/tubeless, dá maior rigidez e reduz o peso.
Na fabricação dos aros a Reynolds utiliza um material, batizado pela fabricante IDM (Impact Dispersing Matrix ou matriz de dispersão de impacto) onde uma combinação de fibra de carbono de alta qualidade com sua disposição otimizada no padrão de construção MR5 (Mountain Rim 5) tipos de laminação diferente e uma resina exclusiva com características excepcionais de dispersão de impacto, porém mantendo a durabilidade dos aros – em uma equilibrada relação resistência/peso.
As rodas são montadas com os cubos Blacklabel Hydra, da parceira Industry Nine Componentry ou simplesmente I9, em alumínio totalmente usinados em CNC com engate instantâneo de 0,52°, contra 6 ou 10 graus de outros fabricantes, e isso se traduz em reposta rápida na transmissão de energia. O conjunto se completa com os raios Sapim CX-Ray, sendo 24 na dianteira e 28 na traseira.
O ciclista da Squadra Oggi, José Gabriel Marques, que vem utilizando essas rodas, disse em recente entrevista: “O par das Blacklabel 309/289 XC pesa apenas 1486 gramas, um número que é para ser levado em conta quando se busca desempenho e componentes que oferecem segurança na sua pilotagem.
As novas rodas Reynolds Blacklabel 309/289 XC Pro são incríveis! A roda mais leve que já usei, e olha que já usei várias marcas internacionais. Elas são extremamente rígidas, não torcem, não fazem barulhos quando aplico força e têm os cubos Industry9 Hydra, uma tecnologia patenteada que dispensa comentários! Eles têm rolagem mais livre que o normal e sem nenhuma “folga” no engate, o que deixa as retomadas de curvas ainda mais precisas. São as melhores”.
Para o consumidor um ponto positivo é que as rodas da Reynolds têm garantia vitalícia contra defeitos de fabricação e são indicadas para uso no cross-country, em todas suas vertentes XCO-XCC-XCM, inclusive, em bikes de trail, com suspensões de 130 ou 140mm de curso.
As novas rodas Reynolds Blacklabel 309/289 XC Pro já estão à venda nas melhores bike shops do Brasil, com núcleo nos padrões Shimano Micro Spline ou SRAM XD e preço sugerido ao consumidor R$ 18.999,00.
Reynolds Blacklabel 309/289 XC Pro
Diâmetro do aro: 29”
Largura externa do aro – Dianteira: 35,5 mm | Traseira: 33,5 mm
Largura interna do aro – Dianteira: 30 mm | Traseira: 28 mm
Altura do aro: 21 mm
Material do aro: Fibra de carbono
Construção: Sem flancos hookless, pronto para pneus sem câmara tubeless, Tecnologia de construção Mountain Rim 5 (MR5)
Cubo: Dianteira i9 Hydra | Traseira i9 Hydra
Raios: Sapim CX-Ray 24 dianteira, 28 traseira
Nipples: Alumínio | Externo
Engate: 0,52°
Interface de freio: Certerlock
Cubo da roda livre: Shimano Micro Spline ou SRAM -XD
Acessórios que acompanham: válvulas tubeless | Fita Tubeless instalada
Peso: Par 1468g; Dianteira 689g; Traseira 797g
Preço: R$ 18.999,00