Correndo pela equipe One Pro Cycling, o pistard brasileiro Gideoni Monteiro conquistou dois segundos lugares na 3ª perna da Revolution Series 2015/16, disputada no último final de semana no Lee Valley VeloPark , o velódromo olímpico de Londres.
O Brasil esteve representado no último final de semana no velódromo de Londres na disputa da 3ª série da Revolution Series – uma competição de pista que reúne os mais fortes ciclistas britânicos, estrelas internacionais e jovens talentos do ciclismo britânico de pista. A principal atração é a Revolution Series, uma espécie de Omnium, mas neste caso com apenas 5 provas (Prova por Pontos, Volta Lançada, Eliminação por Equipes, 1km Madison contra-relógio (disputado em duplas) . A prova é emblemática pois sempre são convidados grandes nomes do esporte e com grandes resultados nas pistas. Geraint Thomas fez neste final de semana o seu retorno ao velódromo de Londres após a sua medalha de ouro nos Jogos de 2012 ao integrar o quarteto da perseguição por equipes.
A dupla PedalSure formada pelos experientes ciclistas de provas de seis dias – Win Stroentinga e Iljo Kiesse saiu como a grande ganhadora da jornada, vencendo as provas da Eliminação e a Corrida por pontos. O segundo lugar ficou com a dupla da Orica-Greenedge Scott Law e Adam Blythe
O Australiano Scott Law venceu a Prova de Scratch disputada em 15 km, após a desclassificação de Iljo Kiesse por algumas ações desleais como uma disputa corpo a corpo com o brasileiro Gideoni Monteiro que ficou com o segundo lugar na prova seguido por Geraint Thomas.
Para entrar na disputa da prova de elite da Revolution Series, o brasileiro Gideoni Monteiro não correu com a camisa da seleção nacional. O ciclista foi convidado a integrar a equipe One ProCycling fazendo dupla com o dinamarquês Marc Hester e juntos ficaram com o segundo lugar na prova de Eliminação que teve a vitória da consistente dupla da PedalSure, Win Stroentinga e Iljo Kiesse, o terceiro lugar ficou com a dupla da Maloja Pushbikers – Christian Grassman e Marcel Kalz vencedor da volta lançada.
Já o trio de velocistas da seleção nacional, Hugo Osteti, Flávio Cicpriano e Kacio Fonseca disputou a prova de velocidade individual que teve a vitória do checo Pavel Kelemen, que superou o britânico Callum Skinner. Hugo Osteti ficou com a 4ª colocação, Flavio Cipriano foi o 9º e Kacio Fonseca foi o 15º.
Durante a disputa da prova por pontos da Hoy-Estrelas do Futuro – competição apadrinhada pelo campeão Chris Hoy para revelar novos talentos – aconteceu um grave acidente que acabou danificando o piso de madeira do velódromo. Como os reparos na pista seriam demorados o restante da programação teve de ser cancelada. Um apena pois Flavio Cipriano que havia passado pela primeira fase do Keirien e Gideoni Monteiro que ainda teria pela frente uma prova de Eliminação.
Nas provas para a Elite Feminina, a britânica Emily Kay dominou o velódromo e suas adversárias ao conquistar as primeira colocação na prova ´por pontos, no Scratch e na Eliminação.
A próxima etapa da Revolution Series acontece em 28 de novembro no Sir Crhis Hoy Velodrome de Glasgow. Geraint Thomas, Laura Trott, Katie Archibald e Iljo Keisse já são nomes confirmados no programa de eventos.
Revolution Series – Elite
Volta Lançada
1- Marcel Kaz – Maloja Pushbikers – 13s739
2- Scott Law – Orica GreenEdge – 13s796
3- Wim Stroetinga – Team Pedalsure – 14s033
Prova por Pontos – 30 km
1- Iljo Keisse – Pedalsure – 44 pontos
2- Peter Kennaugh – Sky – 38 pontos
3- Jasper De Buyst – Telegraph Allstars – 10 pontos
Scratch – 15 km
https://youtu.be/wXpoHQRqbC0
1- Scott Law – Orica GreenEdge
2- Gideoni Monteiro – One Pro Cycling
3- Geraint Thomas – Sky
1km Madison contra-relógio
https://youtu.be/miupN5ZBBvc
1- Christian Grassman e Marcel Kalz – Maloja Pushbikers – 56s232
2- Adam Blythe e Scott Law – Orica GreenEdge – 56s871
3- Jasper De buyst e Otto Vergarde – Telegraph Allstars – 57s660
Eliminação por Equipes
https://youtu.be/nPcemBKdaEk
1- Iljo Keisse e Wim Stroetinga – Team Pedalsure
2- Marc Hester e Gideoni Monteiro – One Pro Cycling
3- Christian Grasmman e Marcel Kalz – Maloja Pushbikers
Revolution Series (Provas de endurance Femininas)
Prova por Pontos 20 km
1- Emily Kay – Grã Bretanha – 36 pontos
2- Abbie Dentus – 100% Me – 27 pontos
3- Megan Barket – 100% Me – 12 pontos
Eliminação
1- Emily Kay – Grã Bretanha –
2- Emily Nelson – Grã Bretanha
3- megan Barker – 100% Me
Scratch – 10 km
1- Emily Kay – Grã Bretanha
2- Emily Nelson – Grã Bretanha
3- Melissa Lowther – 100% Me