Três equipes com wildcars: Team Polti Kometa, Tudor Pro Cycling Team, VF Group-Bardiani CSF-Faizanè e a Israel-Premier Tech se somam às 18 equipes do pelotão World Tour que disputarão o 107º Giro d’Italia e as clássicas da primavera organizadas pela RCS Sport
A RCS Sport, organizadora do 107º Giro d’Italia e das clássicas da primavera Strade Bianche, Tirreno-Adriatico e Milano-Sanremo, confirmou nesta terça-feira (23/01) todas as equipes que participarão dessas provas do calendário UCI World Tour.
Três equipes receberam os wildcards
Na lista estão incluídos os 18 UCI WorldTeams e 4 UCI ProTeams; neste caso a Israel-Premier Tech entra pela sua classificação no ranking da UCI e a Team Polti Kometa, Tudor Pro Cycling Team e VF Group-Bardiani CSF-Faizanè por meio do ‘wildcard’ – um convite do organizador da prova destinado a equipes do pelotão UCI ProTeam e que geralmente busca atender interesses desportivos e comerciais.
Para a VF Group Bardiani-CSF Faizanè será a 42ª participação na Corsa Rosa , a equipe que já correu sob o nome dos mais diversos patrocinadores entrará na disputa como tradicionalmente costuma fazer, indo à caça de vitorias de etapa.
Roberto Reverberi, diretor da equipe, declarou: “Como sempre, tentaremos honrar nossa participação que nos viu vitoriosos 30 vezes nas etapas do Giro d’Italia. Este ano o Giro terá uma excelente lista de participantes, estamos fazendo uma preparação especifica com vários treinos em grande altitude, para chegar nas melhores condições possíveis. Além dos homens experientes, temos também alguns jovens muito interessantes que certamente irão mostrar suas qualidades”.
A equipe Polti Kometa, a estrutura ProTeam da Fundação Alberto Contador, competirá no Giro de Italia pelo quarto ano consecutivo e neste ano além do novo patrocinador, carregará em seu uniforme as cores da bandeira italiana.
Trata-se uma equipe que também justifica o ‘wildcard’ como em 2021, quando da vitória da etapa no mítico Zoncolan com Lorenzo Fortunato e em 2023 no Gran Sasso com Davide Bais, juntamente com uma semana vestindo a camisa azul de melhor escalador, isso sem falar nos muitos quilômetros que seus ciclistas se meteram em fugas.
Com duas vitórias em três temporadas, é o único ProTeam italiano com primeiros lugares em etapas no Giro nesta década.
Ivan Basso, Diretor Esportivo da Polti-Kometa, analisa assim o convite: “Equipes como a nossa começam a falar dos wildcards desde as primeiras concentrações da pré-temporada e receber o convite para o Giro e outras prestigiadas competições da categoria WorldTour na Itália é um motivo de muito orgulho, um reconhecimento à nossa consistência e a nossa forma de interpretar a corrida muito além resultados. O Giro será o eixo central de todo o calendário do Polti Kometa e iremos disputa-lo com a mentalidade certa: atacando, mas de forma organizada para aproveitar todas as oportunidades e premiar os organizadores, torcedores, patrocinadores… e aos nossos mais gentis amigos pela confiança depositada”.
O gerente geral, Fran Contador foi além em sua análise de a equipe ter recebido o ‘wildcard’: “Para uma equipe como a nossa, estar no início de uma Grande Volta como o Giro d’Italia é fundamental, é vital. Permite-nos continuar a crescer como estrutura, permite-nos continuar a crescer a nível desportivo e também garantir um retorno ao mais alto nível para os nossos patrocinadores, para as marcas que confiaram em nós”.
Tudor estreia no Giro
A novata Tudor Pro Cycling Team – recebeu a licença ProTeam no ano passado, correrá pela primeira vez uma Grande Volta. O ex-profissional e agora dono da equipe, Fabian Cancellara destacou o momento e reviveu sua carreira: “É um momento de muito orgulho para mim e para toda a equipe. O Giro d’Italia é uma corrida icônica. Sempre proporciona disputas fantásticas e traz à tona a verdadeira paixão pelo ciclismo na Itália. Guardo ótimas lembranças da minha própria experiência na corrida, embora nunca tenha conseguido vencer. Mal posso esperar para ver a equipe Tudor Pro Cycling desempenhar um papel ativo lá e gostaria de agradecer à RCS pela confiança em nosso projeto”.
GIRO D’ ITALIA (4-26 de maio)
18 UCI WorldTeams, 4 UCI ProTeams (22 equipes de 8 ciclistas cada)
UCI WorldTeams
Alpecin-Deceuninck
Arkea-B&B Hotels
Astana Qazaqstan Team
Bahrain Victorious
Bora–Hansgrohe
Cofidis
Decathlon AG2R La Mondiale Team
EF Education – Easypost
Groupama-FDJ
Ineos Grenadiers
Intermarché – Wanty
Lidl-Trek
Movistar Team
Soudal Quick Step
Team DSM-Firmenich PostNL
Team Jayco AlUla
Team Visma | Lease a BiKe
UAE Team Emirates
Classificada pelo Ranking UCI (16º lugar melhor equipe ProTeam)
Israel – Premier Tech
Wildcard
Team Polti Kometa
Tudor Pro Cycling Team
VF Group-Bardiani CSF- Faizanè