PROJETO DE ALTA PERFORMANCE PARA O MTB BRASILEIRO CONGREGA CALOI, CANNONDALE E AVANCINI

Um projeto que aponta ao alto desempenho está surgindo em Petrópolis, berço do campeão Henrique Avancini. Com apoio da Caloi e da Cannondale, marcas do grupo Dorel,  a proposta é contribuir com o mountain bike brasileiro para isso as equipes foram remodeladas e novos profissionais se juntaram ao projeto

Cannondale Brasil Racing – Avancini com Edson Rezende e Guilherme Muller
foto: Felipe Almeida

Um novo formato para a união da Caloi, Cannondale e o mountain biker Henrique Avancini aponta para o fortalecimento das equipes Caloi Team e Cannondale Brasil Racing com uma  nova gestão esportiva.

Apesar de fazer parte a equipe equipe global Cannondale Factory Racing, o novo projeto coloca Henrique Avancini mais próximo das equipes nacionais, onde ele terá a função de mentor contribuindo no desenvolvimento dos jovens mountain bikers.  O comando das duas  equipes que disputarão provas na América do Sul e no mundo  estará sob os cuidados de Ruy Avancini, ex-ciclista e pai de Henrique.

A nova estrutura oferecida aos jovens ciclistas, levará o nome de Henrique Avancini Racing. Em Petrópolis, Rio de Janeiro, onde o campeão brasileiro e 2º no ranking da UCI  reside e treina a maior parte do ano, foi montado um centro de excelência para auxiliar na formação dos ciclistas. Profissionais de educação física, fisioterapia, psicologia, nutrição, engenharia e mecânica estarão à disposição dos esportistas, além de pistas de treino, moradia. 

“Este é um projeto inovador, desafiador e, ao mesmo tempo, muito empolgante. O ciclismo brasileiro passa por um momento inédito, e a Caloi se orgulha em ser protagonista mais uma vez”, afirma Eduardo Rocha, diretor de marketing da Caloi e da Cannondale no Brasil. “De uma só vez a gente vai reunir toda a estrutura necessária para atletas muito promissores, com a supervisão e a convivência de um campeão do nível do Henrique Avancini. Será uma oportunidade única de entender como um atleta do nível dele treina e se prepara física e emocionalmente para cada desafio”.

Caloi Team 2020 – Ulan Galinski, Pedro Lage e Marcela Lima – foto: Felipe Almeida

O  Caloi Avancini Team, lançado em 2018, passará a ser o Caloi Team, voltado para o desenvolvimento e a formação de jovens talentos para o mountain bike nacional, apostando na constância da presença brasileira no cenário mundial de alta performance. Além de Pedro Lage e Marcela Lima, para a temporada 2020 se junta à equipe o baiano Ulan Galinski.

Para a família Avancini surge um novo desafio. Henrique e seu pai Ruy trabalharão com o Cannondale Brasil Racing. A equipe foi lançada em 2018 e tinha até o momento como destaque a Guilherme Muller que atualmente ocupa a 40ª posição no ranking do XCO da UCI e segundo melhor brasileiro que terá como companheiro ao  atual campeão brasileiro sub-23 que foi promovido da Caloi Avancini Team, Edson Rezende. No feminino, a equipe que contava com Viviane Favery não confirmou se renovou com a mountain biker ou se terá um novo nome para a temporada.

“Concretizar este projeto é uma grande realização. Estamos oferecendo um ambiente profissional, com as ferramentas necessárias para o crescimento individual dos atletas. Eu não tive essa possibilidade e são poucas equipes no Mundo que operam neste nível. Fico grato por termos a chance de mais uma vez estabelecermos um novo padrão de referência para a modalidade e causa que dedico a minha vida. Construir atletas sob princípios consolidados possibilita o desenvolvimento cultural do esporte e da bicicleta como um todo. Acredito no time e em todos os parceiros que abraçam essa missão”, fala Henrique Avancini.

Por outro lado, Ruy Avancini destaca a evolução da família junto ao esporte e a vontade de dedicar a experiência aos mais jovens: “Quando parei de competir e abri a loja de bicicletas, achei que minha vida seria só lazer. Mas veio o Henrique, ele começou a competir, mostrando grande potencial dentro do ciclismo, e o esporte de alta performance voltou à minha vida. Com essa transformação, que foram anos de aprendizado e onde estamos sempre ganhando mais conhecimento, surgiu a vontade de trabalhar com os jovens para passar a nossa experiência. Assim, primeiro surgiu o AVA Project, em 2015, e o projeto foi ganhando corpo, veio então o Caloi Avancini Team e agora esse novo desafio, com as equipes Caloi Team e Cannondale Brasil Racing. Ajudar o desenvolvimento do mountain bike brasileiro é o nosso desafio e missão”.

A ligação da Caloi com Henrique Avancini começou em 2012, no lançamento do Caloi Elite Team. Com a evolução desportiva , ele foi promovido para a  Cannondale Factory Racing, equipe que lhe dá todo o suporte para participar das principais competições internacionais e que ano passado conquistou o título da Copa do Mundo por equipes. 

A Caloi Team contará com o apoio da  Shimano, Schwalbe, Fizik, Barbedo, FSA, GU, Fabric, ABUS, FOKUS, Bauerfeind, Oakley, Amino Vital e Lithium. A Cannondale Brasil Racing tem os apoios de Shimano, Fizik, Schwalbe, Barbedo, GU, Oakley, Bauerfeind, Lithium e Amino Vital.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.