A holding holandesa Pon.Bike divulgou que está fazendo a aquisição da Dorel Sports, com isso algumas das mais tradicionais marcas de bicicletas do mundo mudarão de mão em 2022 e desse movimento poderá surgir uma das maiores fabricantes de bicicletas do mundo, mantendo sob o mesmo teto as marcas Gazelle, Kalkhoff, Focus, Santa Cruz, Cervélo, Swapfiets, Urban Arrow, BBB Cycling, Lease a Bike, Union, Reserve Wheels, Juliana Cannondale, Schwinn, Mongoose, GT, Charge, KidTrax e Caloi
Em uma transação de 810 milhões de dólares, em dinheiro, a dona das marcas de bicicletas Gazelle, Kalkhoff, Focus, Santa Cruz, Cervélo, Swapfiets, Urban Arrow, BBB Cycling, Lease a Bike, Union, Reserve Wheels, Juliana adquiriu a canadense Dorel Sport que detém o controle das marcas Cannondale, Schwinn, Mongoose, GT, Charge, KidTrax, além da brasileira Caloi.
Uma operação que segundo os veículos especializados em negócios e no mercado de bicicletas poderá levar a Pon Holdings BV à condição de maior fabricante de bicicletas do mundo. Isto porque a empresa deverá elevar o seu faturamento anual a 2,5 bilhões de euros, o que permitirá ultrapassar a taiwanesa Giant, que vende anualmente 2,1 bilhões de euros.
810 MILHÕES DE DÓLARES PELA DOREL SPORTS
A própria Pon.Bike já está entre as grandes do setor – ocupa a 5ª posição com um faturamento anual de 1,5 bilhão de euros. Com a aquisição da Dorel Sports – com as marcas GT, Mongoose, Caloi, Cannondale e Schwinn – os holandeses acrescentam quase € 1 bilhão de euros ao seu faturamento.
A Pon é uma holding familiar e tem mais de 125 anos de história. Começou como uma pequena loja que vendia de sabão em pó a bicicletas e que não parou de crescer ao longo do tempo. O envolvimento além da simples comercialização de bicicletas começou em 2012 quando a holding adquiriu a também holandesa Gazelle, desde então passou a investir no setor, adquirindo também as alemãs Kalkhoff e Focus, depois a canadense Cervélo, a norte-americana SantaCruz , a fabricante de cargueiras Dutch Urban Arrow e mais tarde a BBB Cycling e toda sua linha de roupas, acessórios e ferramentas.
O grupo também tem fortes investimentos em serviços de mobilidade na Europa (Lease a Bike, Movelo, Business Bike, B2Bike, FietsNED) e no varejo de bicicletas com redes de lojas como a Ride Out ou a Mike’s Bikes nos Estados Unidos.
O movimento da holding visa também o seu fortalecimento no representativo mercado dos Estados Unidos onde há um atrativo mercado com milhões de consumidores e a possibilidade de comercialização de todo tipo de bicicletas. Por lá ela já atua em vários setores como no de carros esportivos de luxo com a rede de IndiGO Auto Group comercializando Porsche, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Audi, Aston Martin, BMW, Rolls Royce, Jaguar, Land Rover e McLaren.
FORTALECIMENRO NO MERCADO DE E-BIKES NOS ESTADOS UNIDOS
No comunicado distribuído à imprensa há grande destaque para o mercado das e-bikes, onde a Pon com a nova aquisição, busca posição de liderança no mercado global, oferecendo uma família completa de marcas de bicicletas icônicas e de qualidade para o uso diário, para negócios, lazer e esportes. A aquisição da Dorel Sports está totalmente alinhada com essa visão. Todas as marcas sob o guarda-chuva da Pon.Bike poderão se beneficiar da inovação, design, conhecimento e criatividade.
Por outro lado, a Dorel Sports poderá ser a ponte para o crescimento da Pon nos Estados Unidos, além disso a empresa canadense fornecerá aos holandeses a experiência do comercio eletrônico para os mercados europeus, isto porque 20% das receitas da Dorel Sports na América do Norte são geradas por vendas online.
Sobre a aquisição Janus Smalbraak, CEO da Pon Holdings declarou: “O passo de hoje é um marco na criação de uma empresa de bicicletas líder mundial com uma variedade de marcas de qualidade. Com a aquisição da Gazelle em 2012, lançamos uma estratégia que passo a passo levou ao grupo de bicicletas às atuais receitas 1,5 bilhão com bicicletas de alto desempenho, confortáveis, das quais 70% elétricas. Como resultado dessa estratégia agora chegamos a um destaque com a aquisição da Dorel Sports.
‘Eles têm uma história rica com suas marcas de bicicletas icônicas ‘
Eles têm uma história rica com suas marcas de bicicletas icônicas, todas com um herança impressionante. Schwinn é uma instituição dos Estados Unidos. Caloi o orgulho do Brasil. E Cannondale é uma verdadeira marca global com excelente reputação. Dorel Sports é realmente complementar à Pon.Bike e é por isso que este é um passo tão lógico. Juntos, podemos atender ainda mais à crescente demanda por qualidade e bicicletas elétricas, seja para uso urbano, lazer ou esporte. O ciclismo não é apenas saudável, mas também desempenha um papel fundamental na luta contra o congestionamento do centro da cidade. A bicicleta e uma das formas de transporte mais sustentáveis. Estamos determinados a fazer da bicicleta um parte poderosa da mobilidade. Estamos ansiosos para trabalhar junto com o pessoal da Dorel Sports em todo o mundo e recebê-los na Família Pon”.
A venda da Dorel Sports deve ser concluída antes do final do primeiro trimestre de 2022. Ainda é muito cedo para avaliar possíveis impactos da aquisição e se isso trará mudanças à direção e aos rumos a serem adotados pela Pon Holdings para o mercado brasileiro.