Cavendish ocupa a 3ª posição na classificação do Omnium da Revolution Series, Gideoni Monteiro está em 12º. Neste domingo acontecem as provas do Km contra relógio, a volta lançada e a decisiva prova por pontos
A primeira etapa da Revolution Series, disputada no velódromo de Derby, marca o retorno de Mark Cavendish às pistas de madeira. O sonho da vaga olímpica é grande, mas está recebendo uma dura marcação de seus companheiros de equipe Ed Clancy , Mark Stewart Christopher Latham e Jonathan Dibben, afinal trata-se da disputa britânica por uma apenas uma vaga .
Se os outros países estão com um único representante lutando por pontos, para os britânicos a disputa é para saber quem vem ao Rio de Janeiro. O nível do Omnium está muito elevado, segundo o técnico da seleção britânica, Heiko Salzwedel; “Na pista temos 11 títulos mundiais e olímpicos, velocistas, o padrão foi incrível “..
No Scratch, o brasileiro Gideoni Monteiro chegou em 10º à frente do Manx Missile que sofreu com a dura marcação dos seus compatriotas. A vitória ficou com o belga Kenny De Ketele.
Para a segunda prova do programa, a perseguição individual, Cavendish foi o segundo colocado, Gideoni fez o 7º tempo, a melhor marca ficou com o britânico Christopher Latham.
O programa do Onmium, no sábado (16/08) foi encerrado com a disputa da Eliminação que rodou a uma velocidade média de 53,645 e teve como melhor colocado na última volta o britânico Ed Clancy.. Cavendish correu essa prova de forma muito agressiva, saltando à frente em todos os sprints de eliminação, não dando margem aos adversários, porém na última pasagem ele forçou pela na côte d’azur e foi rebaixado para o 4º lugar. Gideoni foi eliminado no 5º sprint, terminando a prova na 17ª posição.
A classificação parcial da Omnium tem Ed Clancy como líder com 108 pontos, mark Stewart com 94 e Cavendish com 92. O representante da seleção brasileira, Gideoni Monteiro está na 12ª posição com 57 pontos. No domingo o encerramento com o Km e a volta lançada, mas será na última corrida do programa com os 40 km em 160 voltas da prova por pontos que poderemos ter uma disputa impressionante pelo primeiro lugar.
No Onmium feminino temos um duelo entre a belga Joolien D’Hoore e a britânica Laura Trott. Na primeira fase do programa Trott leva a melhor vencendo o Scratch e a Eliminação, na Perseguição Individual de D’Hoore fez o melhor tempo com de 3m 36s13. No domingo teremos mais um dia de disputas corpo-a-corpo.