Encerrada neste domingo no velódromo de Derby , a primeira etapa do festival de ciclismo de pista Revolution Series 2015/2016. O grande vencedor foi Ed Clancy. Cavendis foi 2º e Gideoni recuperando-se de uma queda terminou em 14º
Impossível alguém tentar superar o medalha de bronze no Onmium dos Jogos Olímpicos de Londres, Ed Clancy. No último dia do programa da Revolution Series, Clancy simplesmente venceu as três ultimas provas: foi o melhor no 1Km contra-relógio, o mais rápido na Volta Lançada e ainda com muita regularidade durante toda a Prova por Pontos marcou 40 pontos que lhe garantiram a vitória, seu trabalho ao longo das 160 voltas foi controlar as ações dos adversários diretos: Mark Cavendish , e os jovens de 21 anos da nova geração britânica Cristopher Latham e Jonathan Dibben.
Cavendish teve uma marcação dura, em todo ataque ele tinha um Clancy que nunca o deixou abrir uma grande vantagem, mantendo a pontuação que lhe garantia a liderança. Os jovens Latham e Dibben também deram trabalho ao Manx Missile, porém não mostraram grande consistência ao longo dos 40 km sem conseguir pontuar com a constância necessária nessa prova.
O representante da seleção brasileira, Gideoni Monteiro, na última prova do programa de sábado, a eliminação, envolveu-se em um tombo e foi obrigado a parar e ir ao hospital para receber uma pequena sutura pois o corte sangrava bastante. A pancada no rosto e as dores roubaram uma noite de sono, isso certamente deve ter comprometido o desempenho no domingo. Gideoni fez o 14º tempo no 1 Km contra-relógio e na Volta Lançada. Na Prova por Pontos conseguiu somar 10 pontos em três sprints intermediários e manteve-se na 14ª posição na classificação geral.
No feminino, repetiu-se o duelo de sábado, entre a britânica Laura Trott e a belga Jolien D’Hoore com a britânica fazendo os melhores tempos nos 500m e na velocidade. A disputa da Prova por Pontos foi tensa, em 25 km das 10 voltas pontuáveis as ciclistas pontuaram de 9. Nas passagens finais D’Hoore tentou forçar o ritmo em busca de pontos, porém a britânica levou a melhor superando a belga por 3 pontinhos. No final Trott fechou a prova em 222 pontos e D’Hoore com 219.
No Keirin a vitória foi para o campeão olímpico da velocidade Jason Kenny, que mostrou um grande domínio, sobre o segundo colocado Lewis Oliva. No feminino, a jovem de 22 anos Katy Marchant foi a vencedora.
A corrida show do domingo foi a Madison, disputada em duplas; e aí para alegria da torcida local, Mark Cavendish e Bradley Wiggins foram os vencedores. Impuseram-se em cada sprint, Wiggo lançava o Manx Missil que ia ao ataque em todos os sprints, na última volta Wiggo não deixou ninguém pegar a sua roda para cruzar em primeiro.
Ao final da prova Wiggins comentou: “Acho que agora classificamos, já temos alguns pontos, eu não sei se isso é suficiente para disputar o Madison [no Mundial], eu não estou muito certo. Eu , agora de qualquer maneira, como estou aposentado, tenho muita liberdade, mas “Cav” tem uma agenda agitada” falando à BBC dos compromissos do seu parceiro como ciclista profissional no pelotão world tour.
As próximas etapas da Revolution Series da temporada 2015/2016 serão em Manchester (24/10), Londres (14/11), Glasgow (28/11), Manchester 02 e 23/01/2016).