A gigante dos artigos de luxo LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A. ou simplesmente LVMH quer expandir seus negócios, o objetivo são os mercados de bem estar, esportes e lazer. Para entrar nesse mundo escolheu a tradição de uma marca italiana: Pinarello
As negociações da Cicli Pinarello com o colosso do alto luxo francês LVMH Group já estão em andamento há alguns meses, porém só no último final de semana (15/10) a notícia foi publicada por um pequeno jornal regional, o La Tribuna de Treviso que deu o furo mundial de uma operação comercial que poderá mudar sensivelmente os interesses do mercado ciclístico e colocando em evidência o Made in Italy das bicicletas junto a renomadas marcas de alto padrão.
O grupo francês dirigido pelo empresário Bernard Arnault que controla mais de 70 marcas de alto luxo, desde bebidas como Möet & Chando e Henessy, passando por relógios Tag Heuer e Hublot e pela alta costura e perfumaria com algumas marcas como Kenzo, Dior e Luis Vuiton prepara a expansão de seus negócios. O objetivo é o esporte de alto luxo, o lazer e o bem estar. A italiana Pinarello foi a escolhida e com isso seria a primeira marca de bicicletas a ingressar no seleto grupo de empresas que formam o colosso do alto luxo internacional.
As negociações já foram iniciadas há alguns meses, e vem exigindo toda uma reestruturação da Pinarello, uma holding familiar que além da Cicli Pinarello que no último ano produziu mais de 40 mil bicicletas e quadros e um faturamento recorde de 51,5 milhões de euros (182 milhões de reais) tem a Sara Sport, voltada para a produção de roupas para ciclismo, a Xevents voltada para a o turismo esportivo, a Pinarello Commerciale que é a grande loja da marca em Treviso, além disso há uma empresa para a gestão de terrenos e outros bens como a participação em outras sociedades além da Fundação Andrea Pina Onlus. O empresário, no ano passado executou um trabalho de reestruturação da holding, com todos os ativos retornando às mãos dos quatro herdeiros diretos, respeitando as cotas familiares, e assim dando um primeiro passo para que não houvessem interferências para alguma negociação de maior envergadura.
As tratativas estão sendo levadas adiante pelo atual presidente da Cicli Pinarello, Fausto Pinarello, filho mais velho de Nani o fundador da lendária marca. O acordo pode transformar, e muito, a cara do mercado das bicicletas de alta gama, a empresa italiana tem a consultoria de um escritório da cidade de Milão especializado neste tipo de operação. Os valores e como a negociação está sendo levada adiante ainda são mantidos em sigilo.
Para o grupo LVMH será a entrada em um novo mercado – depois da moda, das bebidas, relógios e perfumes, – o do esporte. Segundo informações, nesta operação o gigante francês teria ao seu lado um grande parceiro estadunidense. Das bicicletas fabricadas com as marcas Pinarello e Opera, segunda marca da casa italiana, cerca de 85% delas são destinadas ao mercado internacional, tendo como grandes compradores consumidores/ciclistas dos Estados Unidos, Japão e Austrália.
Confirmando-se a operação, o comando da Cicli Pinarello, ainda ficará em mãos de seu presidente Fausto Pinarello, com um cargo muito parecido ao que exerce atualmente. Aparentemente não haverá mudanças na estratégia da empresa e nem tampouco na politica de seus grandes eventos como a Gran Fondo Pina, uma das mais famosas provas para ciclistas amadores do mundo; parcerias técnicas e contratos de patrocínio também permaneceriam inalterados e não só no mundo esportivo, como nas artes, a aonde apoia uma mostra de arte sobre os Impressionistas, aberta neste mês de outubro juntamente com o Pinarello Festival. Esporte, Arte, cultura fazem parte da marca e da sua forte ligação com a cidade de Treviso, aonde surgiu em 1952.
A LVMH seguiu de perto os passos da marca italiana, tradição e uma imagem muito cultuada foram levadas em conta, como também todo o movimento da Pinarello em suas ações de patrocínio e colaboração técnica com a equipe Sky que já tem contrato de parceria garantido até 2020. Isso sem falar em toda uma história com 12 vitórias no Tour de France, 5 Giro d’Italia, um mundial e 3 ouros olímpicos.
Vide Rapha e outras marcas que querem abocanhar um mercado que tem alvo direto consumidores que são mais exibicionistas do que atletas……