PINARELLO PODERÁ SER ARTIGO DE LUXO DO GRUPO LOUIS VUITTON

A gigante dos artigos de luxo LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A. ou simplesmente LVMH  quer expandir seus negócios, o objetivo são os mercados de bem estar, esportes e lazer. Para entrar nesse mundo escolheu a tradição de uma marca italiana: Pinarello

Pinarello Dogma F8 TDF 2016

Pinarello Dogma F8 Xlight  – foto: divulgação

As negociações da Cicli Pinarello com o colosso do alto luxo francês LVMH Group já estão em andamento há alguns meses, porém só no último final de semana (15/10) a notícia foi publicada por um pequeno jornal regional,  o La Tribuna de Treviso que deu o furo mundial de uma operação comercial que poderá mudar sensivelmente os interesses do mercado ciclístico e colocando em evidência o Made in Italy das bicicletas junto a renomadas marcas de alto padrão.

O grupo francês dirigido pelo empresário Bernard Arnault que controla  mais de 70 marcas de alto luxo, desde bebidas como Möet & Chando e Henessy, passando por relógios Tag Heuer e Hublot e pela alta costura e perfumaria com algumas marcas como Kenzo, Dior e Luis Vuiton prepara a expansão de seus negócios. O objetivo é o esporte de alto luxo, o lazer e o bem estar. A italiana Pinarello foi a escolhida e com isso seria a primeira marca de bicicletas a ingressar no seleto grupo de empresas que formam o colosso do alto luxo internacional.

As negociações já foram iniciadas há alguns meses, e vem exigindo toda uma reestruturação da Pinarello, uma holding familiar  que além da Cicli Pinarello que no último ano produziu mais de 40 mil bicicletas e quadros e um faturamento recorde de 51,5 milhões de euros (182 milhões de reais) tem a Sara Sport, voltada para a produção de roupas para ciclismo, a Xevents voltada para a o turismo esportivo, a Pinarello Commerciale que é a grande loja da marca em Treviso, além disso há uma empresa para a gestão de terrenos e outros bens como a participação em outras sociedades além da Fundação Andrea Pina Onlus. O empresário, no ano passado executou um trabalho de reestruturação da holding, com todos os ativos retornando às mãos dos quatro herdeiros diretos, respeitando as cotas familiares, e assim dando um primeiro passo para que não houvessem interferências para alguma negociação de maior envergadura.

Fausto Pinarello

Fausto Pinarello será mantido à frente da empresa que terá o controle do grupo Louis Vuitton – foto: Scott Mitchell /Getty Images

As tratativas  estão sendo levadas adiante pelo atual presidente da Cicli Pinarello,  Fausto Pinarello, filho mais velho de Nani o fundador da lendária marca.  O acordo pode transformar, e muito,  a cara do mercado das bicicletas de alta gama, a empresa italiana tem a consultoria de  um escritório da cidade de Milão especializado neste tipo de operação. Os valores e como a negociação está sendo levada adiante ainda são mantidos em sigilo.

Para o grupo LVMH será a entrada em um novo mercado – depois da moda, das bebidas, relógios e perfumes, – o do esporte. Segundo informações, nesta operação o gigante francês teria ao seu lado um grande parceiro estadunidense. Das bicicletas fabricadas com as marcas Pinarello e Opera, segunda marca da casa italiana,  cerca de 85% delas são destinadas ao mercado internacional, tendo como grandes compradores consumidores/ciclistas dos Estados Unidos, Japão e Austrália.

Confirmando-se a operação, o comando da Cicli Pinarello, ainda ficará em mãos de seu presidente Fausto Pinarello, com um cargo muito parecido ao que exerce atualmente. Aparentemente não haverá mudanças na estratégia da empresa e nem tampouco na politica de seus grandes eventos como a Gran Fondo Pina, uma das mais famosas provas para ciclistas amadores do mundo; parcerias técnicas e contratos de patrocínio também permaneceriam inalterados e não só no mundo esportivo, como nas artes, a aonde apoia uma mostra de arte sobre os Impressionistas, aberta neste mês de outubro juntamente com o Pinarello Festival. Esporte, Arte, cultura fazem parte da marca e da sua forte ligação com a cidade de Treviso, aonde surgiu em 1952.

A LVMH seguiu de perto os passos da marca italiana, tradição e uma imagem  muito cultuada foram levadas em conta, como também todo o movimento da Pinarello em suas ações de patrocínio e colaboração técnica com a equipe Sky que já tem contrato de parceria garantido até 2020. Isso sem falar em toda uma história com 12 vitórias no Tour de France, 5 Giro d’Italia, um mundial e 3 ouros olímpicos.

 

1 comentário em PINARELLO PODERÁ SER ARTIGO DE LUXO DO GRUPO LOUIS VUITTON

  1. Vide Rapha e outras marcas que querem abocanhar um mercado que tem alvo direto consumidores que são mais exibicionistas do que atletas……

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