PEUGEOT DL121: A FRONTEIRA ENTRE O CICLISMO E A ARTE

Para comemorar os 125 anos de relação histórica da Peugeot com as bicicletas, surge das pranchetas e do bom gosto dos estilistas do Design Lab da Peugeot a DL121, uma bicicleta que apesar da sua simplicidade carrega um forte conceito de arte e funcionalidade

DL121 arte e funcionalidade em um desenho tradicional – foto: Peugeot-Presse

Das pranchetas da equipe do Design Lab da Peugeot, criado em 2012, nos arredores de Paris,  saem muito mais do que carros conceito como o Fractal, Onyx ou o HX1, lá foram criadas peças de arte como os pequenos leões da coleção Leo’z Artoyz, eletrodomésticos,  o helicóptero Airbus H160 ou o bonde desenvolvido em conjunto com a  Alston para a cidade de Estrasburgo , o patinete Micro E-Kick e também bicicletas. Recentemente desenvolveram as bicicletas a pedalada assistida EF-01 uma e-bike dobrável de uso urbano e a agressiva EU01 e a última criação a DL121 para comemorar os 125 anos do lançamento da primeira bicicleta da casa.

Detalhe da caixa de direção e dianteira da DL121 foto: Peugeot-Presse

A Peugeot iniciou a produção de bicicletas em 1892 com um modelo especifico para o exército francês. Em 1901 criou sua própria equipe de ciclismo mantendo-se como principal patrocinadora até 1986 quando passou apenas a fornecer bicicletas. Entre os grandes nomes que pedalaram bicicletas Peugeot figuram Tom Simpson, Robert Millar, Stephen Roche, Eddy Merkcx e Greg LeMond. Como patrocinadora foram 10 vitórias no Tour de France, a última em 1977 por com  Bernard Thévenet. No palmarés ainda figuram três Vueltas, seis Milano-Sanremo, cinco Paris-Roubaix, três Liège-Bastogne-Liège e cinco Giros da Lombardia.

Hoje a produção das bicicletas não está mais a cargo da Peugeot que licenciou a Cycleurope  para a produção de suas bicicletas, porém alguns modelos específicos tem todo o desenvolvimento a cargo de engenheiros e técnicos da própria Peugeot como é o caso da EF-01, da EU01S,  da DL122  e da DL121

Todo o cuidado na produção dos componentes e do quadro que receberam o acabamento na cor cobre e o delicado trabalho de costura a mão da bolsa e do selim – foto: Peugeot-Presse

A bicicleta conceito DL121 é um exercício de pesquisa em grafismo, materiais e cores. Não traz nada de revolucionário, mas a exagerada simplicidade de um quadro do tipo diamante, um tanto retrô, nos conduz à fronteira entre o mundo do ciclismo e da arte com toda a funcionalidade de uma simples bicicleta.

Trata-se de uma edição limitadíssima, serão produzidas apenas dez (10) bicicletas a um custo não revelado, dando ainda ao interessado a possibilidade de alguma personalização. Seu quadro é construído em tubulação de alumínio com paredes double-butted e recebeu um tratamento com duas cores: a traseira ganhou um branco, fosco na dianteira uma tonalidade de cobre que lhe garantem um ar refinado, fazendo a transição ente uma cor e outra foi instalado uma bolsa de couro branco fosco, um porta-objetos com zíper duplo que garante o fácil acesso– aonde pode muito bem ser levado um tablet. O projeto é do diretor técnico do centro de desenho da Peugeot,  Cathal Loughnane e o grafismo é de Sophie Gazeau.

O detalhe da bolsa projetado para carregar, ente outras coisas um tabler – foto: Peugeot-Presse

O selim é um Selle Italia X1 – com um detalhe importante foi todo retrabalhado pela equipe do Design Lab, recebendo mesmo couro da bolsa e como ela foi todo costurado e montado a mão. Na frente uma roda de carbono de 5 “raios” com acabamento em cobre,  na traseira uma roda tradicional de alumínio equipada com um pinhão fixo de 18 dentes. Como destaque os cabos e conduítes da Nokon – um sistema mais leve e resistente que utiliza fibra de vidro reforçada com fluoropolímero que garantem um melhor acionamento dos freios.

A Peugeot DL121 atrai pela simplicidade e pelo bom gosto, não se trata de uma bicicleta de design revolucionário e nem uma bicicleta equipada com o que há de mais sofisticado, com eletrônica embarcada e outras tantas tecnologias. Nela o que vale é o mais puro prazer de apreciar as pedaladas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.