Uma guerra pelo mercado travada por meio se patrocínios oficiais. Com diferença de apenas um dia entre a divulgação do seu patrocínio ao Mundial de MTB, a Vittoria recebe o contra-ataque da Michelin que toma o lugar da marca italiana no evento e agora passa a ser a nova parceria da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike
Uma disputa de mercado que para os mais atentos mostra também a força e como a WBD-Sports está se movendo para o seu novo produto a Copa do Mundo MTB, entre as mais impactantes ações para o grande público foi a saída das transmissões da RedBull; a outra está ligada aos patrocínios: em 2021 a Vittoria, fabricante italiana de pneus para todas as modalidades de ciclismo, havia assinado um contrato para o patrocínio do Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI e da Copa do Mundo de Mountain Bike da Mercedes-Benz UCI como Parceiro Oficial, além das atividades do Centro Mundial de Ciclismo e do programa de Solidariedade da UCI um contrato que se estenderia até 2025.
Mas a chegada da gigante da comunicação, e sua reorganização da gestão da Copa do Mundo relacionadas com questões desportivas e comerciais, além das relativas à produção e transmissão já havia provocado mudanças – a Mercedes Benz que patrocinava a Copa do Mundo desde 2018 não renovou com a entrada da Warner no esporte em 2023 e que assinou, até 2025 com a Whoop como patrocinadora titular para o evento, além disso os contratos de patrocínio até a temporada de 2025 passaram por alterações e isso agora fica ainda mais claro com a divisão de ‘produtos’ dentro da UCI – o Mundial de MTB fica com a Vittoria e para surpresa a Copa do Mundo de MTB passará para a francesa Michelin
No último dia 9 de abril, a Vittoria enviou um comunicado informando que estaria renovando o seu contrato com a UCI para o patrocínio dos Campeonatos Mundiais de Mountain Bike até 2025 – um pouco de atenção para os mais atentos aponta que a casa italiana está só reafirmando e redirecionando aquilo que havia sido divulgado em maio de 2021 – assim após 3 anos patrocinando a Copa do Mundo, agora ficará só com os Mundiais de mountain bike.
Quem prestasse atenção ao site da etapa brasileira de Araxá da Copa do Mundo poderia perceber algo que pareceria estranho: no lugar da marca italiana Vittoria a aplicação do logotipo da francesa Michelin na barra de parceiros globais da Copa do Mundo era na verdade um adiantamento do que viria pela frente no dia seguinte – 10/04 – quando do anúncio oficial da francesa Michelin como patrocinadora do evento.
No comunicado à imprensa a Michelin e a WBD-Sports informam que o novo contrato terá a duração de cinco temporadas – de 2024 a 2028 – e a marca estará presente anos 15 finais de semana de competições da Copa do Mundo.
Além dos comunicados oficiais, aonde dirigentes e empresários comemoram a assinatura de novos acordos (ou a renovação ou o rearranjo destes), essa movimentação escancarou o poder econômico da gigante francesa que abocanhou a melhor parte do bolo do mountain bike: as etapas da Copa do Mundo – e apostando alto também em sua linha de pneus para downhill.