Lauren Stephens colocou toda sua experiência nos pedais para vencer o sprint e conquistar, após a prata no contrarrelógio individual, a medalha de ouro na prova em linha do Pan-Americano de Ciclismo de Estrada. O segundo e terceiro lugares foram definidos no photo finish, com a brasileira Wellyda Rodrigues conquistando a prata, e a chilena Catalina Soto a medalha de bronze
Uma das mais experientes no pelotão desta edição do Pan-Americano de ciclismo com doze temporadas em equipes profissionais seja no pelotão world tour ou no continental, a estadunidense Lauren Stephens, que na abertura do torneio na terça-feira (21/5) já havia mostrado sua força ao conquistar a medalha de prata no contrarrelógio individual, soube fazer a leitura correta das seleções adversárias e no momento certo arrancou para conquistar a medalha de ouro e superar por uma diferença mínima a brasileira Wellyda Rodrigues e a chilena Catalina Soto que voltou a repetir o 3º lugar da edição anterior no Panamá.
Com um pelotão rodando compacto por praticamente toda a corrida, e com as poucas tentativas de fuga sendo neutralizadas sem maiores esforços, estava claro que a definição seria nos metros finais e possivelmente em um sprint massivo.
As brasileiras sempre tentaram estar à frente do grupo e buscaram a todo momento as melhores posições no pelotão; em um jogo de marcação com as colombianas, chilenas e mexicanas, seleções que ao longo da jornada mostravam atividade, enquanto as norte-americanas sempre bem posicionadas buscavam não se expor.
Faltando pouco mais de 20 quilômetros para a chegada, a tensão aumentou no grupo e houve uma mudança de ritmo com maior intensidade, com as brasileiras Marcella Toldi e Ana Polegatch indo para a ponta do pelotão para acelerar, porém sem surpresas ou ataques, parecia que as ciclistas haviam entrando em acordo para uma definição no sprint.
Com 500 metros para a chegada a chilena Catalina Soto, que corre na Espanha pela Laboral Kutxa-Fundación Euskadi, arrancou para o sprint, talvez tenha se antecipado em alguns metros, pois não conseguiu manter o ritmo elevado e foi surpreendida pela estadunidense Lauren Stephens, a mais forte na finalização, por Wellyda Rodrigues e ainda tendo muito próximas a colombiana Diana Peñuela e a uruguaia Agustina Reyes.
Stephens depois do ouro quer a vaga olímpica
Com a camisa de campeã pan-americana, aos 37 anos Lauren Stephens, atualmente correndo pela equipe continental Cynisca Cycling passou a acreditar ainda mais em uma convocação para disputar a prova de estrada nos Jogos de Paris, e comentou sobre o Pan-Americano de São José dos Campos: “Sem dúvida é uma semana incrível. Na terça ajudei meu pais no Contrarrelógio Individual e hoje pude alcançar o primeiro lugar. De sobra, acho que consegui carimbar minha convocação com essa vitória”.
Wellyda volta a repetir o segundo lugar em um Campeonato Pan-Americano, pois já havia conquistado a medalha de prata em Santo Domingo, e mostra que ainda está forte nas provas de estrada e afiada para os sprints, como resultado da sua dedicação às provas de pista como a Omnium e a Madison.
“É uma sensação indescritível poder chegar com toda essa torcida gritando e torcendo. O desempenho das minhas colegas de seleção foi incrível; controlamos a corrida muito bem, e esse resultado é fruto da harmonia entre todas. Já estive no pódio do Pan de Estrada em 2017, e poder repetir isso agora em casa, com a presença da família e dos amigos, traz uma imensa alegria. Estou radiante”, afirmou a vice-campeã.
Um ponto positivo foi a transmissão do evento pelo canal do YouTube da Confederação Brasileira de Ciclismo. A prova teve cobertura desde a largada até a chegada – com imagens desde motos, com drone oferecendo imagens aéreas – dentro das condições técnicas e dos equipamentos disponíveis há de se elogiar o trabalho.
CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE CICLISMO DE ESTRADA – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Prova em linha
Elite Feminina – 104,2 km – 63 competidoras
🥇- Lauren Stephens 🇺🇸 – 2h45m11s372 – vel. média 37,8 Km/h
🥈- Ellyda Rodrigues 🇧🇷 – m.t.
🥉- Catalina Soto 🇨🇱 – m.t.
11- Ana Vitória Magalhães 🇧🇷- m.t.
41- Marcella Toldi 🇧🇷 +45s46s
45- Ana Paula Polegatch 🇧🇷+1m19s479
46- Taise Benato 🇧🇷 +1m19s479
49- Carolina Bilato 🇧🇷 +1m35s587