Otávio Gonzeli em um dia de superação após cair, trocar de bicicleta duas vezes e voltar à disputa, conquista o título continental e dá a segunda medalha de ouro ao Brasil no Pan-Americano de Ciclismo de Estrada de São José dos Campos
Com uma equipe muito bem montada com garotos que já tem na bagagem experiência internacional (Victor de Paula e Werik Kauã – correndo na Espanha no Team Valverde-Ricardo Fuentes) e com uma demonstração de força e superação do paranaense Otávio Gonzeli que atualmente defende a Swift Carbon Pro Cycling, o Brasil chegou à segunda medalha de ouro no Pan-Americano de Ciclismo de Estrada.
Em um percurso de 159,4 km percorrendo trechos de importantes estradas paulistas como a rodovia dos Tamoios e a Carvalho Pinto, o pelotão de 78 ciclistas da categoria sub23 rodou compacto pela maior parte da prova, mas o ritmo forte e o desgaste levou ao abandono de 20 competidores.
Ainda nos quilômetros iniciais, Otávio Gonzeli sofreu uma queda, trocou de bicicleta e retomou à disputa para alguns quilômetros depois receber outra bicicleta mais adequada ao seu corpo; apesar desse incidente, o paranaense conseguiu voltar ao pelotão principal e ainda entrar na fuga do dia.
A fuga formada por cinco ciclistas – os mexicanos José Ramón Muñiz e David Rico, o colombiano Jaider Muñoz , o costa-riquenho Donovan Ramirez e o brasileiro Gonzeli, conseguiu se destacar do pelotão, abrindo uma boa vantagem, enquanto atrás o pelotão se fracionava em três grupos.
Os cinco integrantes da fuga entraram juntos nos quilômetros finais, Gonzeli apesar dos problemas no início da prova, chegou com força para disputar o sprint muito apertado, com diferenças mínimas entre o brasileiro e seus companheiros de fuga com a definição do resultado no photo finish que mostrou o brasileiro à frente.
O novo campeão pan-americano da prova em linha ou resistência da categoria Sub23, declarou: “Sofri uma queda nos primeiros quilômetros, mas como tive apenas escoriações, sabia que isso não comprometeria a minha prova. Estava muito focado e determinado a vencer. Nos quilômetros finais, acabei sofrendo cãibras intensas e tive que administrá-las com cuidado, mas não permiti que nada afetasse minha concentração. É uma sensação indescritível, gostaria que todos pudessem experimentar. Aproveito para agradecer aos meus companheiros de equipe; este título é de todos nós”.
CAMPEONATO PAN-AMERICANO DE CICLISMO DE ESTRADA – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Prova em linha – resistência
Sub23 – 152,3 km
🥇- Otavio Gonzeli 🇧🇷 – 3:24:02.185
🥈- Jaider Muñoz 🇨🇴 – m.t.
🥉- José Ramon Muñiz 🇲🇽 – m.t.
9- Vinicius Silva dos Santos 🇧🇷 +13s044
11- Victor de Paula 🇧🇷+13s044
14- Werik Kaua 🇧🇷 +17s166
26- Gabriel Sousa Silva 🇧🇷 +19s829
DNF – Pedro Miguel de Oliveira 🇧🇷 – não completou