Canyon Bicycles anunciou um acordo de colaboração com a IperionX Limited para desenvolver uma cadeia de abastecimento de titânio mais sustentável através da produção de componentes para bicicletas usando o pó de titânio, metal 100% reciclado e com baixo teor de carbono e impressão 3D para produzir componentes e até quadros
A Canyon desde o seu surgimento ganhou reputação por trazer inovação, implementando tecnologias de ponta, se destaca por seu design limpo, e também pelos altos padrões de qualidade e serviço. Seu próximo passo é trabalhar com um dos metais que sempre atraiu a industria da bicicleta: o titânio.
O potencial para desenvolver componentes de bicicletas utilizando o titânio 100% reciclado da IperionX está alinhado às suas ambições de conduzir o uso de materiais inovadores no processo de produção e combiná-lo com suas metas ambientais.
A IperionX está trabalhando em estreita colaboração com as equipes de desenvolvimento de produtos e ESG (Environmental, social, and corporate ou Governança social, ambiental e corporativa) da Canyon para produzir componentes de bicicletas usando o pó de titânio metálico reciclado de baixo carbono da IperionX por meio de métodos de fabricação aditiva.
O projeto ainda é incipiente, mas consiste em um trabalho inicial para desenvolver protótipos de peças de bicicletas Canyon, inclusive a construção de quadros de bicicletas, usando o titânio 100% reciclado da IperionX e produzir por meio de métodos de impressão 3D ou manufatura aditiva como também é conhecido o procedimento, até 30 de junho de 2025. Depois desse período de prototipagem, as duas empresas negociarão um acordo para produção em larga escala.
“Estamos muito satisfeitos por ter formado essa relação de trabalho com a IperionX. Conectar o IperionX às nossas equipes de desenvolvimento de produtos e ESG nos permite identificar componentes de bicicletas que podem ser produzidos usando seus pós de titânio totalmente reciclados, de baixo custo e baixo teor de carbono. Esta é uma verdadeira inovação tecnológica para nós e estamos ansiosos para implantar esta tecnologia inovadora na produção de titânio mais sustentável para uso em bicicletas Canyon”, declarou Alison Jones, diretora de operações da Canyon
O titânio como material para construção de quadros de bicicleta ainda mantém a posição de ‘objeto de desejo’ para muitos ciclistas, sendo muito forte e leve, com cerca de metade do peso do aço, além de ser extremamente resistente à corrosão, eliminando a necessidade de pintura como inibidor de corrosão.
Seu alto custo para a construção de quadros e elevadas exigências técnicas para sua soldagem, fizeram com que ele fosse posto de lado para a construção de quadros pelas grandes marcas – aliás pouquíssimas produziam, geralmente terceirizaram sua produção a especialistas no trabalho com o metal, – e uma das mais famosas nesse processo era a Litespeed – e a popularização da fibra de carbono, acabaram colocando o metal de lado. Porém muitos componentes ainda continuam sendo fabricados com titânio, mas para se chegar ao produto final em titânio a ‘pegada de carbono’ é das mais altas, isto porque sua produção está baseada no processo de Kroll com uso intensivo de energia para sua obtenção.
A IperionX é a primeira fabricante de titânio totalmente reciclado dos Estados Unidos. Chineses e russos dominam o mercado mundial, com cerda de 70% da produção global desse metal muito utilizado na indústria armamentista, aeroespacial e petroleira, daí sua importância estratégica, mas também na medicina para a fabricação de próteses.
A reciclagem do titânio também é uma questão geopolítica para os estadunidenses, pois o pais era 100% dependente das importações desse metal.
A parceria entre a IperionX e a Canyon representa outro marco no mercado global de bicicletas cada vez mais focado na sustentabilidade e complementa as recentes parcerias da IperionX no setor de artigos de luxo, como a feita com os destacados relojoeiros da Officine Panerai para imprimir as caixas de alguns modelos de relógios.
“A nossa parceria com a Canyon destaca a importância de materiais totalmente circulares e sustentáveis para clientes com objetivos ambientais líderes. Estamos muito satisfeitos por aplicar as tecnologias patenteadas para criar peças de titânio 100% recicladas para uma empresa líder em um mercado muito grande e direcionado, e esperamos avançar na parceria para o uso estendido de titânio na produção de bicicletas”, disse Anastasios (Taso) Arima, CEO e Diretor Administrativo da IperionX .