NAIRO QUINTANA APADRINHA EQUIPE DE BOYACÁ

Ciclista da equipe Movistar, estrela do pelotão World Tour, e maior ciclista da história da Colômbia,  Nairo Quintana apadrinhou a equipe da sua região colocando dinheiro do seu próprio bolso para ajudar a  Boyacá Raza de Campeones a se inscrever como equipe Continental para a temporada 2016.

Nairo Quintana apadrinhou a equipe da sua região - foto: Bryn Lennon/Getty Images Europe

Nairo Quintana apadrinhou a equipe da sua região – foto: Bryn Lennon/Getty Images Europe

No site da UCI ainda não há informações sobre a inclusão da equipe, mas segundo o jornal El Tiempo, a  Boyacá Raza de Campeones será a nova integrante do pelotão Continental na  temporada 2016, o mais interessante nesse processo está, em se confirmando a inscrição, no apadrinhamento da equipe por parte da estrela colombiana Nairo Quintana.

A equipe é do departamento (estado) aonde Nairo nasceu e começou a pedalar (correu pela Boyacá es para vivirla) e até a temporada passada tinha o apoio das Loterias de Boyacá e do governo local. Porém uma nova gestão assumiria em 1º de janeiro, o que trouxe um problema para a equipe, pois não havia dinheiro para dar as garantias necessárias junto à UCI (União Ciclista Internacional)  até o término do prazo de inscrições. Na última hora quem se apresentou como padrinho da ação foi Nairo Quintana.

Segundo Raul Mesa, um dos diretores da equipe: “Nairo mostrou muito interesse, não apenas com a questão do dinheiro, e eu não sei se foi um empréstimo ou um presente, mas ele também tem conversado muito com a direção da equipe e com os rapazes. Ele quer que Boyacá tenha uma equipe representativa e o apoio dele foi muito bom para o grupo e ele se envolveu com o projeto”.

Jorge Iván Gonzáles, outro membro da direção da Boyacá comentou como foram as negociações entre Nairo Quintana e o governador do estado: “Nairo teve algumas reuniões com o governador Carlos Amaya, e ao saber de que não haveria verbas disponíveis até o final de 2015, ele propôs um empréstimo para que a equipe não perdesse a oportunidade de solicitar a chancela de equipe Continental.

O valor emprestado pelo campeão do Giro 2014 e do melhor jovem do Tour de France de 2013/15 não foi divulgado, mas sabe-se que segundo os critérios da UCI para as equipes Continentais, as equipes aspirantes à chancela devem apresentar uma garantia bancaria mínima equivalente a 30% do valor total dos salários da equipe.

A equipe é formada por 20 ciclistas, sendo que 16 farão parte da equipe Continental que terá como líder Héiner Parra  que deixa a espanhola Caja Rural para defender a equipe colombiana. Ao seu lado outros bons valores são Michael Rodríguez, Javier Gómez e Jefry Romero.

A direção da equipe informa que está assegurada a participação na Vuelta a Castilla y León e na Vuelta a Asturias, porém , segundo González, há interesse em disputar mais corridas na Espanha  pois entre as duas voltas há 20 dias; quem está cuidando dos interesses da equipe e abrindo portas  na Espanha é Vicente Belda,  ex- ciclista e dirigente da antiga equipe Kelme, da Comunitat Valenciana e que praticamente revelou Nairo Quintana para o ciclismo, ao realizar testes com o ciclista quando este ainda tinha 17 anos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.