Cidade turca na fronteira com a Síria oferece bicicletas às crianças. Um dos requisitos para ganhar é que tenham um familiar que deixe de fumar, ir bem nos estudos e pedalar ao menos uma hora por dia…. a história foi revelada pelo jornalista Paul Benjamim Osterlund para o The Guardian
A cidade de Kilis, na fronteira da Turquia com a Síria, até pouco tempo atrás não era das mais amigáveis para a bicicleta, por ali os deslocamentos eram feitos com veículos motorizados, pelas pequenas ruas da cidade carros, motos, motocicletas carregando famílias e condutores sem capacete dominavam as ruas. Porém, pouco a pouco a administração local começa a pôr em prática ações que estão transformando a cidade com a construção de uma malha cicloviária – ainda tímida – e a distribuição de 4 mil bicicletas para as crianças .
Desde os primeiros conflitos que levaram à guerra civil na Síria, em 2011, milhares de sírios cruzaram a fronteira com a Turquia em busca de abrigo. Ao longo da fronteira, foram ativados vários campos de refugiados, porém quem cruza a fronteira vem desde então optando por se estabelecer em cidades, e Kilis é uma delas.
Em pouco tempo a população local mais que dobrou, atualmente são mais de 260 mil habitantes, o número de refugiados já superou o de moradores locais, e isso vem alterando algumas coisas na cidade, o árabe é praticamente mais falado que o turco e muitas lojas e restaurante passaram a adotar o idioma em suas placas.
O movimento de refugiados sempre foi intenso, porém em 2016 a guerra chegou a Kilis quando o Isis, posicionado do lado sírio fez um ataque com foguetes; Várias pessoas sofreram ferimentos e 21 morreram. Neste ano que o Isis foi empurrado para fora das fronteiras da Síria, a cidade de Kilis foi novamente atacada por foguetes, desta vez pelo grupo curdo YPG que procurava fustigar posições do exercito turco.
Aos poucos a cidade começa a retomar a normalidade. As pequenas ruas do centro, mais se parecem com um labirinto apertado de becos e edifícios com alguns mesquitas dos séculos 16 e 17, algumas delas restauradas, outra totalmente destruídas pelos bombardeios.
A cidade também é conhecia pelo Kilis tava um kebab picante assado no forno, servido com tomates, pimentões e pão tipo pita modelado à mão. Nessa volta à normalidade quanto a maioria das lojas fecha à noite, dezenas de pequenos quiosques ficam abertos até tarde, servindo sobremesas como o cendim çamuru– (céu de lama) uma cama de trigo ralado com pistaches esmagados, cobertos com creme.
As autoridades de Kilis estão reescrevendo a história da cidade, deixando de lado a imagem de um local dilacerado pelo conflito, mas que abriu suas portas para os refugiados. Os planos do prefeito, Hasan Kara, estão baseados em uma série de projetos cívicos e de infraestrutura que garantam a criação de um ambiente habitável. Porém, a ação que levou Kilis e seu prefeito Karas às manchetes do mundo foi a distribuição gratuita de milhares de bicicleta às crianças da cidade.
Eufórico, Karas comenta para o jornalista do The Guardian: “Até agora, distribuímos mais de 4.000 bicicletas, e nossa meta é distribuir pelo menos 15.000”, seus planos apontam para uma mudança de modal, a bicicleta deverá substituir alguns veículos motorizados. “Demos importância ao projeto da bicicleta porque, o uso de motocicletas é muito comum”, destaca o prefeito, “Agora, estamos vendo crianças indo e voltando da escola em suas bicicletas”, conclui o prefeito que durante a última entrega de bicicletas, realizada no início de dezembro, destacou a importância da atividade física para as crianças e também da necessidade de que, enquanto não é possível distribuir bicicletas a todas as crianças de uma família, estas sejam compartilhadas pelos irmãos. Na
A ideia da distribuição das bicicletas – e também do capacete de proteção – é exemplar e pode inspirar muitas outras cidades pelo mundo: para ganhar uma bicicleta a criança tem que atender a três requisitos: o primeiro, o mais difícil, é fazer com que um parente abandone o cigarro; o segundo, está ligado aos estudos, assim a criança deve manter boas notas e melhorar em matérias que seja mais fraco; o último requisito, e o mais fácil para a criança é de se comprometer a pedalar, ao menos, uma hora por dia.
Ação não se limita à distribuição de bicicletas, a prefeitura de Kilis começou um trabalho de implantação de ciclovias. Já foram construídos 6,5 km de uma ciclovia segregada, com paisagismo ao longo de vias mais afastadas do centro, com fundos do governo turco, mas a proposta é ao menos atingir a marca de 32 km por várias vias a cidade, incluindo uma ao longo da principal rua comercial, a Cumhuriyet Avenue, em uma tentativa de transformar a cidade e quebrar o domínio de carros e motocicletas, e para isso o prefeito está pedindo a colaboração da União Europeia.
“Nos apoiem e deixem-nos fazer desta uma cidade modelo, uma de bicicletas e estilo de vida saudável, com uma cultura de coexistência. Talvez Kilis se torne uma cidade de bicicletas, como aquelas na Holanda”, diz o prefeito Karas.