Ciclistas de três nacionalidades diferentes subiram ao primeiro lugar do pódio no sábado (22/08), mas a tradição pesou penúltimo dia de competições do Mundial de Ciclismo de Pista Junior disputado em Astana, os ouros foram para a Itália, Alemanha e Nova Zelândia.
O programa de competições do Mundial de Ciclismo em Pista Junior começou com o final do Scratch feminino que teve cara de duelo entre a italiana Elisa Balsamo e a vencedora da perseguição individual Justina Kaczkowska. Na disputa europeia contou a tradição das italianas na pistas, se no europeu quem ficou com o ouro foi a italiana Elena Bissolaty, agora quem levou o ouro foi a ciclista que naquela competição havia feito a 5ª colocação, Elisa Balsamo. A polonesa ganhou a medalha de prata e a australiana Nicola MacDonald levou o bronze. Para a italiana foi a volta por cima, afinal no primeiro dia de competições ela integrava a quarteta que disputava a Perseguição por equipes, porém a equipe italiana formada por Barbieri, Bertizzolo, Alzini e Balsamo foi desqualificada após duas largadas em falso, um duro golpe para uma formação que no Europeu havia conquistado o ouro, e tinha tempos que facilmente as colocava no pódio.
O neozelandês Stewart Campbell que havia conquistado o ouro no Scratch , obteve sua segunda medalha dourada ao vencer o Onmium ao totalizar 191 pontos. Campbell construiu sua vitória vencendo a eliminação, o Km e a Volta lançada e jogando tudo na prova por pontos, apesar de ter sofrido uma queda, conseguiu se recuperar passando em primeiro em 3 dos 10 sprints pontuáveis não cedendo pontos e mantendo a primeira colocação, apesar de ter sofrido uma queda no início. O australiano Rohan Wight com 181 pontos foi o vencedor da perseguição e havia feito o segundo lugar no Km ficou com a prata. O bronze foi para o alemão Max Kanter com 156 pontos. A América Latina tinha três competidores na prova, o melhor resultado foi argentino Tomas Connte com a 11ª posição com 110 pontos, o chileno Nicolas Gonzales foi o 15º com 98 pontos e o mexicano Luis Villalobos terminou em 16º com 95 pontos.
Na disputa da Perseguição Individual, o alemão Leo Appelt superou o último campeão europeu , e tido por muitos como o favorito ao título, o polonês Daniel Staniszewski. O alemão começou um pouco mais lento, mas após os 1000 metros iniciais foi evoluindo e abrindo vantagem até completar os 3000m em 3m 15s432 e colocando mais de 6 segundos de vantagem sobre o polonês. A disputa pelo bronze foi entre o australiano Kelland O’Brien e o canadense Evan Burtnik. Pesou a experiência do australiano e o trabalho que é feito no desenvolvimento dessa especialidade naquele país, no mundial junior de 2014 os aussies haviam conquistado o 2º e 3º lugares com Gough e Fitter e aqui em Astana arrasaram por equipes, O’Brien fez parte do quarteto que ganhou o ouro ao superar os suíços.
No domingo acontece o encerramento com as finais das provas femininas do Omnium e do Keirin. No masculino acontecem as finais da velocidade e a Madison que fecha o programa do Campeonato Mundial de Ciclismo Junior.
Scratch feminino – 7.500m (30 voltas)
10m14s064 – 43,969 km/h
1- Elisa Balsamo/Italia
2- Justina Kaczkowska/Polônia
3- Nicola MacDonald/Australia
5- Karen Flores/México
10- Micaela Belen Barroso/Argentina
15- Ana Suarez/Equador
Omnium masculino
1- Stewart Campbell/Nova Zelândia
2- Rohan Wight/Australia
3- Max Canter/Alemanha
Perseguição Individual masculino – 3000m (12 voltas)
Recorde Mundial: 3m13s309 – Jhonnatan Narvaez/Mex – 15.04.2015 – Aguascalientes/Mex
1- Leo Appelt/Alemanha – 3m15s432 – 55.262 km/h
2- Daniel Staniszewski/Polônia – 3m21s478
3- Kelland O’Brien/Austrália –
23 – Nicolas Anauati/Argentina
No link acompanhe os melhores momentos de mais um dia de competições no Mundial de Ciclismo em Pista Junior