MUNDIAL DE BMX – A PISTA DE ZOLDER

 

Heusden-Zolder track ©ProTracks / Heusden-Zolder

Heusden-Zolder track ©ProTracks / Heusden-Zolder

Começaram no último final de semana os treinos preparatórios para mais uma edição dos Campeonatos Mundiais de BMX que neste ano se realizarão entre os dias 21 e 25 de Julho, em Heusden-Zolder, na Bélgica. Desta vez a pista de Supercross foi construída no interior do antigo e tradicional circuito de Zolder que atendeu a F1 até 1984. Não é a primeira vez na  história do BMX que se constrói uma pista no interior de um circuito de automobilismo, isso já aconteceu em 1990– Paul Ricard/França.

Para lembrar os participantes que estão em um templo do esporte, os organizadores resolveram, a exemplo do que é feito no automobilismo, dar nome às curvas e a inspiração foram as três mulheres mais rápidas do BMX: Caroline Buchana, Mariana Pajon e Alise Post.

Após a largada e uma sequencia de curvas os pilotos tem pela frente a primeira curva, a Buchanan, em homenagem à piloto australiana bicampeã do mundo em 2012/13 Caroline Buchana. Mais uma sequencia de saltos e a pista se divide em duas com o setor de saltos Pro de um lado  e chega-se à segunda curva, esta em homenagem à colombiana Mariana Pajon , campeã olímpica em Londres’12 e mais quatro vezes campeã mundial (2xElite, 1xTimeTrial, 1Cruiser-Elite).

A terceira curva encontra-se após uma sequencia técnica de saltos e dá acesso aos últimos saltos da reta final e leva o nome da estadunidense Alise Post  que tem em seu currículo dois vice-campeonatos mundiais na Elite e é quatro vezes campeã do disputadíssimo campeonato nacional do seu país, o  USA Cycling National BMX Champion.

Todo o desenvolvimento da pista foi feito por técnicos e pilotos belgas, seguindo os padrões da União Ciclística Internacional. Para a construção da pista de BMX de Zolder, a federação local contratou os experientes construtores franceses da ProTracks..

O coordenador de BMX da UCI – Kevin MacCusigh comentou recentemente: “Não há duvidas que esta pista proporcionará corridas emocionantes. É uma pista grande e desafiadora e vamos testemunhar pilotagens extremamente rápidas e espetaculares. As últimas três edições foram disputadas em pistas indoor e bem mais compactas. É emocionante  voltar a ter as disputas ao ar livre”.

Se na F1 na breve história de disputas – 10 GP’s entre 1973 e 1984 – não tivemos um vencedor brasileiro, a torcida é  para que a delegação brasileira mantenha a tradição de sempre figurar nas grandes disputas, tendo sempre representantes nas finais nas mais variadas categorias.

Informações da pista

  • 380m de pista
  • 2 Rampas de largada de 8m em  concreto e  de 5m de paralelepípedos
  • 2 seções Pro separadas na 1ª e 2ª retas
  • 1 seção ondulada (rythm section)
  • Curvas Asfaltadas
  • Superfície da pista em dolomite

 

 

 

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