MUNDIAIS DE PISTA: AUSTRÁLIA VENCE O 4X4000 NA CASA DE WIGGIN’S

A jovem seleção da Austrália tirou  o gostinho da vitória do quarteto britânico comandado por Sir Bradley Wiggins, a duas voltas do final retomaram a liderança e calaram a torcida ao vencerem a prova da perseguição por equipes.  Nas provas de velocidade os alemães Kristina Vogel e Joachim Eilers foram os mais rápidos do dia e o país assume a liderança na contagem de medalhas. A alegria dos donos da casa ficou com a fundista Laura Trott que levantou a torcida ao vencer o Scratch

Australia’s gold medalists Sam Welsford, Michael Hepburn, Callum Scotson and Miles Scotson compete during the Men’s Team Pursuit final race at the World Track Cycling championships in London, Thursday, March 3, 2016. (AP Photo/Alastair Grant)

A jovem seleção da Austrália superou os donos da casa no Lee Valley Velopark  foto: AP/Alastair Grant

As disputas por medalhas no segundo dia de competições  se iniciou com a prova do quilometro, aonde 15 ciclsitas entraram na pista de Lee Valley Velopark com o único objetivo fazer o menor tempo em  1.000 metros, 4 voltas na pista de 250 m. O segundo a entrar na pista foi o experimentado holandês, Theo Bos, com longo histórico de medalhas em mundiais (5 ouros/2 pratas/3 bronzes) e uma medalha olímpica na prova de velocidade em Atenas’2010, fez o melhor tempo e registrou 1m00s461 estabelecendo, naquele momento, o novo recorde para a prova disputada nessa pista. O último a entrar na disputa foi o alemão Joachim Eilers que já na largada mostrou muito mais velocidade que Bos, nos primeiros 250 m ele já era quase meio segundo mais rápido, mas 2 voltas finais Eilers manteve a consistência e fez todas as passagens com a melhor marca, finalizando com 1m 00s042 e o novo recorde da pista e subindo mais um degrau no pódio, depois do bronze em 2013 e de duas pratas consecutivas/14-15 finalmente conquistou sua medalha de ouro no Km. Bos ficou com a prata e o francês  Lafargue com o bronze. O brasileiro Kacio Freitas fez o 14º tempo.

Joachim Eilers com 1m00s042 é o novo campeão mundial - foto: Getty Images

Joachim Eilers com 1m00s042 é o novo campeão mundial – foto: Getty Images

Correndo empurrada por 6000 torcedores, a especialista em provas de resistência no velódromo e queridinha da torcida, Laura Trott vinha de uma medalha no campeonato europeu de 2015 no Scratch, tomou a responsabilidade  da corrida, tendo como principal adversária a Kirsten Wild campeã Mundial em 2015.

A corrida teve um ritmo intenso com muitos ataques, porém foi a irlandesa Lydia Boylan que quebrou o ritmo com um ataque com 5 km de prova, porém sofreu com o ataque e em 4 voltas já havia seido engolida e jogada para o fundo do grupo.  Laura Trott pedalava no meio do grupo controlando suas adversárias sem deixar espaço para fugas, na última volta quando a canadense Stephanie Roorda assumiu a ponta do grupo, Trott apareceu arrancando com  força, sendo acompanhada por Kirsten Wild que não teve forças para aguentar o forte ritmo da britânica  que  levantou a torcida ao cruzar na primeira posição.

Laura Trott

Laura Trott supera a holandesa Kirsten Wild no Scratch – foto: Getty Images Sport

No Keirin feminino a vitória ficou com a alemã Kristina Vogel,  que já havia conquistado a medalha de bronze no dia anterior na Velocidade por Equipes, fez toda a fase classificatória com bom desempenho vencendo o primeiro match e chegando na segunda posição na segunda fase, passando à final, aonde dominou a corrida, sempre girando no comando desde que a moto derny  deixou a pista.  Atrás, chegou a campeã mundial de 2015, Anna Meares para levar a medalha de prata, sendo a única das três velocistas australianas a passar à fase final. O bronze foi para a britânica Rebecca James

Germany's Kristina Vogel, front, crosses the finish line to win the Women’s Keirin final race at the World Track Cycling championships in London, Thursday, March 3, 2016. At right is Britain's Rebecca James. (AP Photo/Alastair Grant)

Kristina Vogel,cruza a linha de chegada para vencer a final do  Keirin – foto: AP/Alastair Grant

A grande batalha do dia era esperada para a disputa do 4×4000 – a perseguição individual. Na disputa pelo bronze a Italia de Elia Viviani foi superada pela técnica do quarteto  dinamarquês, país que tem longa tradição nesta especialidade. A final seria entre os donos da casa, comandados por Sir Bradley Wiggins, e os australianos com os irmãos Callum e Miles Scotson.

A jovem seleção aussie, além de vencer a prova, estabeleceu um novo recorde australiano, 3m52s727 e ainda foi mais de um segundo mais rápida que os donos da casa.O quarteto australiano  partiu em um ritmo rápido e correu praticamente toda a prova na frente, com porém  com 3.375 metros os britânicos passaram á frente e rodaram quatro voltas á frente dos australianos, porém a forçada de ritmo  já havia provocado a saída de Jonathan Dibben, e correndo com 3 homens a medalha parecia certa, mas faltando apenas 2 voltas, Edward Clancy perde o contato com o segundo homem da equipe obrigando a uma leve redução no ritmo o que empurrou os australiano à medalha de ouro. Durante a premiação era visível a decepção da equipe britânica.

As duas faces: a decepção britânica e a alegria britânica ©SWPix

As duas faces do Mundial : a decepção britânica e a alegria australiana   foto: ©SWPix

 

KM Contra-Relógio

1- Joachim Eilers/Alemanha – 1m00s042  / 59.958 km/h

2- Theo Boss/Holanda – 1m00s461 / 59542 km/h

3- Quentin Lafargue/França – 1m 01s581 / 58.459 km/h

14- Kacio Freitas/Brasil – 1m04s202 /56.073

Joachim Elis finalmente conquista o título mundial - foto: Getty Images Sport

Joachim Elis finalmente conquista o título mundial – foto: Getty Images Sport

Scratch Feminino

40 voltas /10 km 12m36s / 47.600 km/h

1- Laura Trott/Grã Bretanha

2- Kirsten Wild/Holanda

3- Stephanie Roorda/Canadá

7- Arlenis Sierra/Cuba

 

Keirin Feminino

1- Kristina Vogel/Alemanha (200m 11s276 /63.852km/h)

2- Anna Meares/Austrália +0.078

3- Rebecca James/Grã Bretanha +0.106

 

Perseguição por Equipes 4x4000m

1- Austrália – Sam Welsford, Michael Hepburn, Callum Scotson, Miles Scotson -3m52s727 / 61.875 km/h

2- Grã-Bretanha – Jonathan Dibben, Edward Clancy, Owain Doull, Bradley Wiggins – 3m53s856 /61.576 km/h

3- Dinamarca – Lasse Norman Hansen, Niklas Larsen, Frederik Madsen, Casper Von Folsch – 3m55s936 / 61.033 km/h

4- Itália – Elia Viviani, Liam Bertazzo, Simone Consonni, Filippo Ganna – 3m58s262 / 60.437 km/h

#TWC2016 #MundoBici #Ciclismo de pista

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.