Único representante brasileiro no Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista Júnior, que está sendo disputado em Luoyang, na China, Lucca Marques, carinhosamente conhecido como ‘Batatinha’, da ERT Indaituba Cycling Team conquistou na madrugada de sexta feira no Brasil, o vice-campeonato mundial na Prova por Pontos
Batatinha passou pela classificatória e foi para a final em uma prova disputadíssima e muito aberta com várias tentativas de fugas de ciclistas que buscavam dar uma volta sobre o grupo.
O espanhol Joan Roca e o britânico Finlay Tarling se mostraram mais efetivos busca dos pontos no sprints intermediários – onde apenas os 4 melhores pontuam.
Além de tentar pontuar em um dos 10 sprints, o trunfo nesta prova é escolher o momento certo para atacar e dar uma volta no grupo e foi o que Batatinha fez – após ter carregado 3 pontos do segundo lugar na quinta passagem pontuável – ele atacou o grupo e conseguiu colocar uma volta e com isso obteve 20 pontos que o levaram à medalha de prata com 23 pontos.
O vencedor da prova, o belga Nicolas Aernouts usou a mesma estratégia para levar o título – ele foi o vencedor da quinta passagem pontuável (5 pontos) e havia colocado uma volta no grupo e confirmou a medalha ao cruzar na segunda posição no sprint final – que oferece pontuação dobrada – assim ganhou 6 pontos e garantiu o ouro.
A disputa do bronze foi entre os maiores pontuadores nos sprints intermediários, com o britânico Finlay Tarling somando 20 pontos, superando por apenas 1 ponto ao espanhol Joan Roca.
A prova por pontos foi a segunda participação de Lucca Batatinha Marques no Mundial de Luoyang, no dia anterior ele havia disputado o Scratch, onde fez uma excelente classificatória ao obter a terceira posição. Na final, marcada por um ritmo intenso e foi ao ataque faltando 9 voltas, já na fase decisiva da prova, se envolveu em uma queda com outros 8 ciclistas perdendo toda a possibilidade de disputa. O pódio foi formado por três ciclistas que conseguiram se distanciar do pelotão, colocando uma volta sobre o grupo com o francês Lucas Menanteau ficando com o título.
Batatinha é a nova geração fazendo história
Vale destacar a evolução do garoto nos velódromos internacionais, neste ano ele já havia conquistado o título pan-americano junior no scrath e na eliminação, também foi medalha de bronze na Madison, tendo como parceiro Matheus Constantino. Lucca também é campeão brasileiro da omnium, perseguição individual e Madison.
Além disso o garoto se coloca em posição de destaque na história do ciclismo brasileiro pois com o vice-campeonato, ele obteve a segunda medalha para o país em mundiais de pista – exatamente na mesma prova e categoria que Mauro Ribeiro, campeão mundial em 1982 em Marsciano, na Itália.
Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista Júnior – Luoyang, China
23/08 – Prova por Pontos – 100 voltas (25 km) com 10 sprints intermediários
Tempo de prova: 28m59s – vel. média 51.754 km/h
🥇 – Lucas Aernouts 🇧🇪 – 31 pontos
🥈 – Lucca Marques ‘Batatinha’ 🇧🇷 – 23 pontos
🥉 – Finlay Tarling 🇬🇧 – 20 pontos
22/08 – Scratch – 40 voltas (10 km)
🥇 – Lucas Menanteau 🇫🇷 – 10m56s – vel. média 54.878 km/h
🥈 – Helmo Fugger 🇦🇹
🥉 – Nejc Peterlin 🇸🇮
Lucca Marques – Não completou pois se envolveu em uma queda