Piloto catarinense, vence pela primeira vez a desafiadora Descida das Escadas de Santos, disputada na comunidade do Morro do Pacheco. Com a vitória na mais tradicional prova de downhill urbano do país, Lukinha mantém alta a motivação para a disputa no próximo dia 23 da segunda etapa do circuito Cerro Abajo, em Guanajuato, no México e manter-se na liderança no principal circuito da modalidade
Após ter ficado com o segundo lugar em três edições, na Descida das Escadas de Santos, Lucas Borba confirma o seu bom momento, vindo de uma vitória em Valparaíso, na primeira etapa do Circuito Cerro Abajo, disputada no Chile e venceR a mais importante prova do downhill urbano brasileiro.
Foi o retorno da prova às escadarias no Morro do Pacheco após a interrupção provocada pela pandemia de Covi-19. Lukinha dominou as escadarias dp Pacheco que receberam o evento pela quinta vez e esteve sempre à frente dos adversários, fazendo os melhores tempos em todas as fases da competição.
Ao todo 80 pilotos foram convidados para a competição, mas apenas 12 passaram para as semifinais disputadas no domingo. Gabriel Giovannini, vencedor em 2018, ainda se recuperando de uma lesão, não teve sorte com o estouro de sua corrente logo na primeira curva, ainda no início da descida, não se classificando para a final, aonde entravam apenas os 5 melhores tempos.
O equatoriano Mario Jarrín, vencedor em 2011, também ficou na semifinal.
Wallace Miranda vencedor em duas ocasiões de forma consecutiva – 2008/09 – quando a prova ainda era disputada no Monte Serrat passou para a final, mas na última descida não conseguiu fazer um tempo abaixo de 1 minuto, ficando com o quarto tempo.
Bernando Cruz foi o primeiro a levar o tempo de descida abaixo dos 59 segundos, registrando 58s644 e colocando-se como favorito.
Lucas Borba, com o melhor tempo na semi-final, foi o último a largar, mas não teve um bom começo pois nas duas intermediarias, estava na segunda posição. Porém o catarinense conseguiu fazer a diferença na terceira parcial, fechando a descida em 58s555 e superando Cruz por 89 centésimos de segundo
“Muito feliz com essa conquista. Sempre falei para os meus amigos que eu tinha uma pendência aqui em Santos. E foi um final de semana perfeito, conseguindo ser o primeiro nos treinos, no quali, na semifinal e na final. Essa é uma das corridas mais difíceis entre todas as que tenho corrido na vida. Essa pressão, o público, todos os pilotos muito fortes e dando a vida para ganhar aqui. Foi especial estar com essa galera, os pilotos e viver todo esse clima. Volta para casa realizado”, vibrou o Lukinha.
Após a vitória em Santos, Lukinha mantém elevada a sua motivação, e vai para Guanajuato, no México, aonde disputará a segunda etapa do circuito Cerro Abajo. “Batalhamos bastante, treinamos bastante, ajustamos detalhes com a bicicleta e vamos em frente”, comentou o piloto que corre com uma bicicleta da Commencal equipada com componentes Shimano.
Descida das Escadas de Santos – Morro do Pacheco
1- Lucas Borba – 58s555
2- Bernardo Cruz – 58s644
3- Bruno Silva – 59s834
4- Walace Miranda – 1m00s046
5- Lucas Silva – 1m01s547