Ao custo de 2,5 milhões de euros por ano, a emissora pública espanhola renovou seu contrato de transmissão da Vuelta a Espanha pelo ciclo 2021 a 2024 e se mantém como canal oficial produzindo as imagens. No Brasil transmissão continua com os canais ESPN
O acordo que tem mais de duas décadas entre a Unipublic, afiliada da Amaury Sport Organisation – ASO , organizadora de ‘La Vuelta’ e a rede pública espanhola RTVE foi renovado pelo período de mais quatro anos para ser a emissora anfitriã para transmissão multiplataforma e produtora do conteúdo/transmissão da volta por etapas criada em 1935 e considerada juntamente com o Tour de France e o Giro d’Italia uma das três provas por etapas do ciclismo.
Segundo sites especializados em negócios do esporte, o acordo tem um valor estimado em 2,5 milhões de euros por ano (R$ 16,30 milhões) e representa apenas 11,6 % da receita da Vuelta; os patrocínios são fundamentais para a competição e representam 80% da receita.
Desse contrato estão de fora os direitos do acordo de transmissão multiterritorial da grande volta espanhola assinado pela Unipublic-ASO com o consórcio European Broadcasting Union – EBU – e também os direitos para a transmissão para a América Latina e Brasil.
Em fevereiro de 2020, a Eurovision Sport, braço esportivo da União Europeia de Radiodifusão, estendeu seus acordos de direitos de mídia para o Tour de France e La Vuelta até 2025, com este último expirando no final da temporada passada. O acordo com os organizadores de la Vuelta previa um aumento do número de horas de transmissão, cerca de 70 horas por edição, e incluía a RTVE.
A Eurosport, a emissora esportiva pan-europeia do Discovery, continuará exibindo o Tour e La Vuelta em todas as telas da Europa. No Brasil as transmissões continuaram nos canais Dinsey – ESPN onde até o momento não foram anunciadas novidades relativas à abordagem ou à produção de conteúdo de ciclismo.
O acordo com a RTVE foi confirmado um dia antes da apresentação oficial da Vuelta 2021 que teve como apresentadores a dupla de comentaristas do canal espanhol que trabalha há mais de duas décadas juntos – Carlos Andrés e Pedro Delgado que receberam como convidados no Forum Evolución de Burgos ao Miguel Indurain, Óscar Freire, Óscar Pereio e por videoconferência a Alejandro Valverde. O canal público espanhol transmite durante a competição cerda de três horas da etapa ao vivo.
Neste ano a Vuelta chega à 76ª edição e terá largada no dia 14 de agosto em Burgos. A escolha da cidade se deu por motivos da celebração do oitavo centenário da catedral da cidade. Se não houver nenhum imprevisto, a competição terá 21 etapas com final em 5 de setembro com uma contra o relógio individual, de 33,7 km em Santiago de Compostela