A participação da seleção brasileira de ciclismo militar foi encerrada nesta quinta-feira (08/10) com as irmãs Fernandes subindo ao pódio e com a seleção feminina conquistando o ouro por equipes. No ranking de medalhas no ciclismo, a seleção militar termina na primeira posição diante dos russos.
Disputada em um percurso de 72 km, a prova de estrada feminina dos Jogos Mundiais Militares foi disputada por 16 ciclistas de 6 países. O grande confronto se deu entre as seleções da Rússia e do Brasil que entraram firmes na disputa pelo ouro individual e por equipes.
Num jogo de dura marcação entre as duas seleções com maior número de ciclistas e que entrariam para definir a prova, a russa Natalia Boyarskaya e Clemilda Fernandes conseguiram se destacar do pequeno pelotão e se distanciaram do grupo que aos poucos foi se fracionando com o forte ritmo imposto pelas líderes. A disputa Brasil x Rússia se repetia atrás com Janildes Fernandes e a Irina Mochileva.
A russa Natalia Boyarskaya que já havia conquistado o ouro na prova de contra-relógio individual cruzou em primeiro; na atual temporada a ciclista de 32 anos correu pela seleção do seu país ficando com o 8º lugar no Giro da Toscana Feminino e no Tour de Bretagne, ao todo tem 36 dias de competição na temporada. Clemilda Fernandes ganhou a medalha de prata, mas esteve muito perto de conquistar o primeiro lugar no pódio, porém a russa conseguiu finalizar com mais velocidade.
Atrás, na disputa pelo bronze, Janildes Fernandes teve que forçar o ritmo para conquistar o bronze e despachar a russa Mochileva.
A equipe brasileira foi representada na prova de estrada dos Jogos Mundiais pela família Fernandes, com as irmãs Clemilda e Janildes e a prima Uenia Fernandes de Souza e também por Flavia Oliveira que em 2016 correrá pela equipe belga Lensworld.eu-Zanata.
Na somatória dos melhores tempos por equipes na estrada, que também premia com medalhas, a contagem foi realizada levando-se em conta o tempo das duas melhores ciclistas de cada seleção; as brasileiras ficaram com a medalha de ouro, seguidas pelas russas e belgas.
No ranking de medalhas do ciclismo, os militares do Brasil ficaram com a primeira colocação, seguidos pelos russos. Os 2 países conquistaram 5 medalhas no total, sendo 2 ouros para cada, o critério de desempate foi a medalha de prata – com 2 para o Brasil.
Jogos Mundiais Militares
Mungyeong-Coreia do sul
Prova de Estrada 72 km – participaram 16 ciclistas de 6 nações
1- Natalia Boyarskaya/Russia 1h49m19s – Velocidade média 39.518 km/h
2- Clemilda Fernandes/Brasil – m.t.
3- Janildes Fernandes/Brasil – +5m08s
4- Irina Mochileva/Russia – +5m09
5- Kaat Hanes/Bélgica – +9m36
6- Yuria Ilinykh – +10 m30
7- Flavia Oliveira/Brasil – +10m31
8- Svetlana Vasilieva/Russia – + 12m10
9- Uênia Fernandes/Brasil – + 12m10
10- Maaike Polspoel/Bélgica – +12m11
Disputa por Equipes
somatória do tempo das 2 melhores ciclistas
1 – Brasil – 3h43m46s
2- Rússia – + 1s
3- Bélgica – + 16m39
Jogos Mundiais Militares
Ranking de medalhas no ciclismo
1- Brasil – 5 medalhas – 2 ouro / 2 prata / 1 bronze
2- Russia -5 medalhas – 2 ouro / 1 prata / 2 bronze
3- Coreia – 3 medalhas – 2 ouro/ 1 prata
4- Iran – 2 medalhas – 1 prata / 1 bronze
5- França – 1 medalha – 1 prata
6- Bélgica- 1 medalha – 1 bronze
6- Alemanha – 1 medalha – 1 bronze
SENSACIONAL MATÉRIA GEORGE PANARA – PARABÉNS BRASIL – JÁ IMAGINARAM SE O MUNDO BICI FOSSE UM REVISTA – COM CERTEZA GUARDARIA PARA A ETERNIDADE.
O Brasil na frente, isso é muito importante para os nosso atletas militares e um grande incentivo para o ciclismo brasilleiro. Parabéns