Apontando ao exclusivo modelo de alta gama – Super Record Wireless, a Campagnolo apresenta o seu medidor de potência HPPM que traz embarcada toda a qualidade tecnológica da marca italiana que se traduz em uma medição precisa e confiável graças aos 16 sensores e a 1 giroscópio montados na pedivela
Ganhos marginais, riqueza de detalhes e muita informação. O ciclismo contemporâneo trabalha calçado em dados e precisão e a Campagnolo para atender esse novo ciclista exigente, que busca dados para evoluir o seu desempenho se debruçou no trabalho de desenvolvimento de seu próprio medidor de potência dedicado às bicicletas de estrada: HPPM, High Precision Power Measurement – traduzindo “Medição de Potência de Alta Precisão”.
PRIMEIRO MEDIDOR DE POTÊNCIA DA CAMPAGNOLO
A novidade do lançamento havia vazado no mês de fevereiro em uma foto do site da Canyon, equipando uma bicicleta Ultimate CFR EPS WRL – sem maiores informações sobre o componente, mas foi o suficiente para dar um sinal ao mercado que algo de novo viria e produzido com a própria marca; atualmente donos de grupos Campagnolo que queiram usar um medidor de potência tem como opções componentes feitos por terceiros como SRM, Stages ou Power2Max.
Este novo dispositivo, segundo o fabricante italiano, busca enriquecer o conceito tecnológico do recém lançado grupo de alta gama Super Record Wireless com o objetivo de fornecer dados mais precisos possíveis para dar suporte a quem busca o máximo desempenho, assim é muito provável que donos de grupos Super Record EPS, Super Record, Record e Chorus não tenham essa evolução tecnológica à disposição neste momento, esta não seria a primeira vez que a marca deixa alguns consumidores órfãos de uma importante tecnologia, porém não é de se descartar uma versão para o grupo de gravel Ekar e com o tempo uma outra solução integrada a pedivelas para usar nos demais modelos da marca.
O medidor de potência Campagnolo HPPM faz parte da família de medidores de energia “spider-based” ou ‘baseados na aranha’, ou seja, colocados nos raios da pedivela. Os 16 sensores dispostos em forma de diamante, detectam o torque, expresso em metros Newton, com grande precisão. Os dados de Potência são obtidos a partir do cruzamento em tempo real do valor do torque com a velocidade angular fornecida pelo giroscópio integrado, é a potência expressa em watts de ambas as pernas do ciclista.
Os 16 extensômetros produzem leituras múltiplas, que, combinadas por um algoritmo específico, garantem uma precisão extrema de +/- 1%, também graças à amostragem de dados de alta frequência. Os sinais de velocidade angular e torque são medidos a cada cinco milissegundos. Uma frequência muito alta, igual a 200 hertz, o que proporciona a leitura mais clara possível dos dados.
PEDIVELAS EM 3 OPÇÕES DE MEDIDAS
Equipada com eixo de titânio Ultra-Torque e pedivelas de fibra de carbono unidirecional (disponíveis nas medidas 170, 172,5 e 175 milímetros), a coroa com o medidor de potência HPPM oferece reatividade imediata capaz de liberar toda a potência exercida pelo ciclista na transmissão. AS coroas estão disponíveis em três opções: 45-29, 48-32, 50-34.
Na versão com pedivelas de 172,5 mm montada com coroas 45/29 o conjunto pesa apenas 656 gramas.
A nova versão do aplicativo My Campy 3.0 permite a calibração do sistema em apenas alguns passos e mostra o status da carga da bateria com uma interface moderna e intuitiva: uma única carga na bateria dura mais de um mês e a recarga leva pouco menos de quatro horas.
O novo medidor de potência HPPM, utiliza o mesmo conector de carga magnética dos demais componentes do grupo Super Record Wireless, está classificado como à prova d’água IP67. Eltoda comunicação é via ANT+ e Bluetooth a 2,4 GHz
A pedivela Campagnolo com medidor de potência HPPM está sendo comercializada na Europa por € 2.240 e nos Estados Unidos por USD $ 2.449 – quando do lançamento não foi divulgado o preço para outros mercados e nem a disponibilidade para o Brasil.