O grupo GRX para gravel ganha sua versão eletrônica Di2 de 2 x 12 velocidades, também recebeu novos comandos, mais ergonômicos e confortáveis e o câmbio traseiro traz e o sistema Shadow RD+ para uma melhor retenção da corrente e um câmbio dianteiro otimizado para mudanças precisas. Junto com o grupo a Shimano apresentou uma edição limitada dos pedais GRX, com grafismo da campanha United in Gravel
A Shimano faz a atualização, tão aguardada por muitos graveleiros fãs das mudanças eletrônicas, em seu grupo GRX de 12 velocidades, e com isso entra no corpo a corpo pela disputa do mercado com a sua concorrente direta a Sram com a nova versão GRX RX825 Di2 de 2 x 12 velocidades carregado de inovações já disponíveis nos grupos de estrada
A atualização do grupo GRX para gravel da Shimano agora tem a opção de mudanças eletrônicas para o grupo 2 x 12, lançado em 2023. Ao combinar os novos comandos de mudanças GRX RX825 Di2, com a opção de comandos satélites , o câmbio dianteiro e o câmbio traseiro com o pedivela, cassete e freios RX820 existentes, a fabricante japonesa passa a oferecer o desempenho e a confiabilidade do seus sietema Di2.
Tal como nos componentes mecânicos da linha RX820, os ciclistas podem adaptar as suas mudanças com as coroas de 48/31 dentes ou optar por utilizar a pedivela RX610 e as suas coroas de 46/30 dentes. Da mesma forma, é possível escolher entre um cassete 11-36D ou 11-34D para uma ampla gama de mudanças com menor diferença entre cada pinhão do cassete, sem grandes saltos é possível rodar com uma cadência mais confortável.
Compatibilidade do GRX RX825 Di2 com pedivelas e cassetes
-48/31D pedivela RX820
-46/30D pedivela RX610
-11-36D cassete HG710
-11-34D cassetes R9200, R8100, R7100
Qualquer uma destas combinações se adequa com as mais recentes rodas de carbono para gravel da Shimano, as WH-RX880. Com uma largura interna de 25 milímetros e um cubo de roda livre ‘Direct Engagement’ atualizado, as rodas RX880 proporcionam uma ligação vital entre o ciclista e a estrada, por mais remota ou acidentada que seja.
Di2 agora no Gravel
Tal como os seus irmãos Dura-Ace, Ultegra e 105 Di2 de 12 velocidades, o novo sistema GRX Di2 é ligado por cabos, apresentando uma bateria central com várias portas que fornece energia estável aos câmbios dianteiro e traseiro. Os fios de menor diâmetro conectam a bateria ao câmbio traseiro e ao dianteiro, eliminando a necessidade de junções e simplificando o processo de montagem. A bateria interna central também simplifica o carregamento e mantém-se segura nas estradas mais acidentadas.
Cockpit Shimano Di2 sem fio
O GRX Di2 de 12 velocidades da Shimano apresenta um cockpit sem fios, específico para Gravel, onde os manetes possuem um desenho com a parte dianteira elevada e de superfície nervurada antiderrapante, que proporcionam a máxima segurança para as mãos, independentemente do grau de dificuldade da pedalada. Esta posição segura das mãos é similar aos manetes do grupo GRX RX815 Di2, com a localização do terceiro botão Di2 embutido na borracha do manete.
Quer seja utilizado como outro local de mudança de velocidades ou para mudar telas de um ciclocomputador, este terceiro botão é outra forma de utilizar todos os recursos do sistema eletrônico Di2 da Shimano.
Otimizado para guidões de maior angulação usados no Gravel
As novas alavancas de duplo controle também utilizam uma seção transversal de forma otimizada para gravel, para uma integração perfeita com guidões com suas curvas mais anguladas. Com uma forma mais redonda, a transferência do guidão para o manete é mais suave e cria uma maior área de superfície para ajudar a eliminar os pontos de pressão.
ST-RX825 – Alavanca de freio a disco hidráulico DUAL CONTROL
Confira os diferenciais e benefícios:
-Conectividade Di2 sem fios
-Alavanca Dual-Control de 2 x 12 velocidades – Ergonomia do manete de freio específica para gravel
-Nova otimização para guidões com a parte inferior alargada
-Revestimento antiderrapante na superfície do manete de freio
-Três botões Di2 por manete para personalização do aplicativo E-TUBE PROJECT Cyclist
-Células de bateria tipo moeda substituíveis (2 x CR1632) com vida útil prevista de 3,5 a 4 anos
-Peso: 415 gramas / par
Botões satélites Di2
O novo sistema Di2 também permite botões satélites de mudanças, outra vantagem chave das mudanças eletrônicas. Ao ligar um dos interruptores satélites da Shimano, seja no topo do guidão ou em suas curvas, os ciclistas podem manter o seu esforço de forma mais consistente sem a necessidade de mover as mãos. Tal como o terceiro botão nas alavancas de controle duplo GRX Di2, estes botões satélite ser programados para várias funções, incluindo a mudança de marchas, para controlar luzes e ciclocomputadores compatíveis.
Câmbio traseiro Shadow RD+
O câmbio traseiro RX825 inclui a tecnologia pioneira SHADOW RD+ da Shimano. Com o seu cômodo interruptor liga/desliga, o SHADOW RD+ facilita a remoção da roda traseira quando está desligada. Quando ligado, o sistema de transmissão está sob tensão adicional, proporcionando mudanças mais precisas e silenciosas.
Tal como nos sistemas Di2 de 12 velocidades de estrada da Shimano, o câmbio traseiro é também o centro de comunicação da transmissão eletrônica, comunicando sem fios com as alavancas de mudanças, os ciclocomputadores compatíveis e o E-TUBE PROJECT Cyclist através de um smartphone. Também aloja a porta de carregamento do sistema e o botão multifunções que permite aos ciclistas verificar facilmente o nível da bateria, emparelhar via Bluetooth e entrar no modo de ajuste para ambos os câmbios.
Câmbio traseiro RD-RX825
-SHIMANO SHADOW RD+ Estabilizador de corrente
-Conectividade D-FLY e carregamento integradas
-12-velocidades
-Compatível com cassetes 11-34D e 11-36D
-Peso: 310 gramas
Linha de corrente mais larga para maior espaço para os pneus
Como os primeiros grupos GRX, o sistema RX825 emprega uma linha de corrente mais larga, +2,5 mm, para melhorar o espaço para pneus. Isto é especialmente útil com a atual tendência para montagem pneus mais largos.
Câmbio dianteiro FD-RX825
-Linha da corrente +2,5mm vs. Câmbio dianteiro de estrada convencional
-Maior espaço para os pneus
-2 x 12 velocidades
-Peso: 142 gramas
Personalização do E-TUBE PROJECT e FRONT SHIFT NEXT
Utilizando o aplicativo E-TUBE PROJECT Cyclist da Shimano, os ciclistas podem escolher entre diferentes modos de mudança de velocidades para multi-shift, personalizar a atribuição dos botões de mudança (quais botões desempenham ‘quais’ funções), programar diferentes modos de mudança automática como mudanças sincronizadas e semi-sincronizadas, e regular as mudanças.
O lançamento do grupo RX825 também coincide com a estreia da nova funcionalidade FRONT SHIFT NEXT da Shimano. Com esta atualização de firmware, é possível a partir de agora, utilizar o aplicativo E-TUBE PROJECT Cyclist da Shimano, de fácil utilização, para programar qualquer botão Di2 de 12 velocidades para mudar o câmbio dianteiro para a coroa que não estiver em uso no momento e depois alternar novamente entre as coroas utilizando o mesmo botão. Este novo firmware é compatível não só com o GRX RX825, mas também com a família de grupos Di2 de 12 velocidades de estrada da Shimano. O resultado é uma mudança de velocidades mais simples e intuitiva para os ciclistas menos experientes e uma tomada de decisão mais rápida para os ciclistas veteranos no calor da competição.
Além de simplificar drasticamente o processo de mudança de velocidades, o Shimano FRONT SHIFT NEXT também pode liberar outros botões Di2 para realizar tarefas como passar telas num ciclocomputador emparelhado, ligar e desligar luzes compatíveis ou apertar o botão “volta” no seu computador de ciclismo, para que possa manter as suas mãos firmemente no lugar, mesmo durante os seus esforços mais difíceis.
PEDAIS GRX EDIÇÃO LIMITADA
Os novos pedais GRX SPD M8100-UG em edição limitada, são uma celebração ao Gravel e carregam toda a teconologia e confiabilidade dos populares pedais Deore XT da Shimano, mas com os novos e divertidos gráficos da campanha United in Gravel.
Os pedais SPD GRX, com função dos dois lados, apresentam uma plataforma ampla de ponta a ponta e altura de plataforma mais baixa para uma estabilidade excepcional em terrenos acidentados e ondulados. A plataforma larga mantém os pés do ciclista bem apoiados nos pedais para uma condução mais confortável e confiante durante as aventuras de Gravel mais longas ou mais acidentadas.
No que diz respeito à remoção de lama, os pedais GRX são construídos com a ‘conexão do pedal deslocada’, o que ajuda a limpar a lama para que os ciclistas possam facilmente encaixar e desencaixar as sapatilhas, mesmo depois de caminharem na lama.
Praticantes de ciclocross e de mountain bike já confiam há muito tempo nas capacidades de remoção de lama do pedal SPD nas provas da Copa do Mundo e nas condições mais extremas do mountain bike, essa mesma tecnologia também é para quem se aventura no passeios de gravel ou nas competições da nova modalidade.
O robusto sistema de retenção SPD da Shimano mantém os pés do ciclista conecatado aos pedais durante os esforços mais duros, ao mesmo tempo que proporciona um encaixe e desencaixe suaves para confiança e controle em terrenos mais complicados. Tal como todos os pedais SPD da Shimano, a edição limitada dos pedais GRX inclui ajustes de tensão da mola para um melhor conexão com a bicicleta.
Pedais SPD – GRX PD-M8100-UG:
– Grafismo Shimano United in Gravel
– SPD em ambos os lados
– Altura da plataforma mais baixa para estabilidade na pedalada
– Plataforma mais larga de ponta a ponta
– Consistência ao clipar e desconectar
– Base do Encaixe ‘Deslocada’ para uma melhor escoamento de lama
– Tensão ajustável da mola de liberação para personalização do ajuste
– Combina melhor com as sapatilhas RX801, RX600 e XC702 da Shimano
– Peso: 342 gramas