Após 2 anos sem ser realizada devido a problemas com patrocinadores a 99ª edição da Gran Piemonte foi disputada sob chuva que provocou várias quedas. O belga Jan Bakelants antecipou-se aos velocistas para vencer a prova
Primeira vitória na temporada para o belga Jan Bakelants em uma jornada difícil para o pelotão, um verdadeiro dia de outono europeu com chuva do inicio ao fim da corrida, isso não impediu que um grupo de 13 ciclistas, Roman Campistrous/AG2R, Serghei Ţvetcov/Androni-Sidermec, Cesare Benedetti/Bora-Argon 18, Gianluca Brambilla, Michal Golas/Etixx-Quick Step, Lawrance Warbasse /IAM, Chun Kai Feng/Lampre, Giacomo Berlato/Nippo-Vini Fantini, Alan Marangoni/Garmin-Sharp, Timo Roosen/LottoNL-Jumbo, Tao Geoghegan Hart /Team Sky, Fabio Felline e Marco Coledan/Trek Factory logo nos primeiros quilômetros arriscasse a abrir uma fuga, mas sem conseguir abrir uma grande vantagem, a maior diferença chegou à casa dos 2 minutos.
Faltando 50 km para a chegada o pelotão se reagrupa, após uma ação mais forte da Movistar. Na primeira volta pelo circuito que levava à chegada em Ciriè apareceram na cabeça do pelotão Felline, Roossen e Brambilla. Porém já na abertura da última volta, quando ainda faltavam 13 km, a Lampre começou a mover suas peças com o objetivo de colocar Sacha Modolo na chegada, porém Bakelandts resolve contra-atacar a 8 km da meta e se distância do pelotão que buscava armar-se para o sprint , o ataque foi fulminante e manteve-se com força até a chegada; a disputa do sprint serviu para definir as demais posições e quem subiria ao pódio. O sprinter Matteo Trentin que apostava na vitória, teve que se contentar com o segundo lugar no pódio ao conseguir se destacar do grupo que disputou o sprint pelo terceiro lugar, aonde Sonny Colbrelli foi o mais forte.
Para Bakelants a Gran Piemonte marca a sua primeira vitória com a camisa da AG2R, em seu currículo constam a vitória na Liège-Bastogne-Liege u23, o Grand Prix de Wallonie e uma vitória de etapa no Tour de France de 2013 quando vestiu a camisa de líder por dois dias e uma vitória na 6ª etapa do Critérium du Dauphiné.
No domingo a grande final do Trittico de Autunno com a disputa da última e mais importante das três corridas, o Il Lombardia, ou a Clássica das Folhas Mortas que será disputada em um percurso inédito a partir dos 64 km finais após a passagem de Madonna del Ghisallo, 25 equipes estão na disputa (17 World Tour e 8 ProContinental)
99ª Gran Piemonte – San Francesco al Campo>Ciriè 185 km
154 largaram – 79 abandonos
1- Jan Bakelants/Bélgica – AG2R La Mondiale 4h17m53 – velocidade média 43.042 km/h
2- Matteo Trentin/Itália- Etixx – Quick-Step – a 4s
3- Sonny Colbrelli /Itália- Bardiani CSF – m.t.
4- Eduard Grosu Michael/Romênia- Nippo-Vini Fantini – m..t.
5- Jose Joaquin Rojas Gil Team/Espanha-Movistar – m.t.
6- Sacha Modolo/Itália- Lampre – m.t.
7 – Daniele Bennati/Itália- Tinkoff-Saxo – m.t.
8 – Kristian Sbaragli /Itália- MTN–Qhubeka – m.t
9 – Andrea Fedi/Itália- Southeast – m.t.
10- Alberto Bettiol/Itália- Cannondale-Garmin – m.t.