A parceria entre a BKool – empresa espanhola voltada para o video-gaming – e a organizadora italiana de corridas de ciclismo RCS Sport, confirmam que em outubro deste ano será disputada a primeira edição do Giro d’Italia Virtual hosted by BKool – uma prova para disputar em casa pelas estradas da última edição da Corsa Rosa em vídeo HD e avatares em 3D
Os eSports vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo e cada plataforma busca oferecer novidades e atrativos aos seus usuários. A espanhola BKool em parceria com a RCS apresentam a edição virtual da Corsa Rosa como uma experiência de ciclismo indoor de total imersão que colocará qualquer ciclista, desde qualquer parte do mundo, nas etapas reais da última edição do Giro d’Italia através de uma simulação em vídeo HD e com avatar 3D.
DESDE SUA CASA PARA AS ESTRADAS DA ITÁLIA
Cada ciclista participante, poderá, sem sair de casa e a qualquer momento, entrar nos percursos mais emblemáticos do Giro e vivenciar a disputa em primeira pessoa dentro das estradas onde é disputada a grande volta italiana.
Não é a primeira vez que a BKool e a RCS levam um projeto que une o ciclismo e a realidade virtual, no ano passado em meio à crise provocada pela Covid-19 e às restrições impostas, foram realizadas duas edições da ‘The Challenge of Stars’, uma prova indoor que reuniu ciclistas de destaque do pelotão internacional. Neste ano, entre final de março e início de abril, organizaram a Milano-Sanremo Virtual presented by EOLO que teve como destaque a participação do tricampeão da prova Oscar Freire, o espanhol foi vencedor das edições de 2004, 2007 e 2010.
Segundo Paolo Bellino, Diretor Executivo e Gerente Geral da RCS Sport, o realismo que será oferecido pela experiência virtual é um dos pontos chave, deste projeto: “Nunca tinha visto uma simulação tão realista como a do Giro d’Italia Virtual. Podemos dizer que graças à BKool, todos nossos fãs poderão experimentar o que é rodar em uma etapa do Giro d’Italia”.
Giro d’Italia Virtual disputado no mesmo percurso da edição 2021
Em busca de aproximar a casa de cada participante ao ambiente real e à atmosfera tão marcante do Giro d’Italia, a RCS Sport gravou em alta definição as etapas da última edição e ao final serão integradas ao simulador da BKool. A proposta é oferecer aos entusiastas do ciclismo, vivenciar em primeira pessoa a magia e a emoção que envolvem as etapas da tradicional volta ciclística.
Segundo Alfonso García-Lozano, coproprietário e co-CEO da BKool: “Durante a disputa do Giro d’Italia 2021, foram gravados os vídeos com os percursos fechados. BKool está desenvolvendo uma tecnologia que possibilitará incorporar os avatares dos ciclistas que participaram dessas etapas gravadas. Portanto, a experiência dos usuários será que eles estarão realmente vivenciando as etapas do Giro d’Italia 2021, o mais relevante, em realidade aumentada, conhecendo a beleza das paisagens, vilas e cidades da Itália”.
Quem entrar na disputa, além de ter a oportunidade de rodar nos mesmos percursos dos profissionais somará pontos ao final de cada etapa, assim se habilitará para entrar no sorteio de prêmios.
Plataforma quer colocar o ciclista dentro do Giro
A proposta é muito direta, e busca aproximar da forma mais realista possível toda a atmosfera e o entorno que há numa prova como o Giro d’Italia, dentro do pelotão mas desde a casa de todo ciclista com seu rolo de treinamento e inscrever e utilizar o aplicativo da BKool.
Segundo Alfonso García Lozano: “Para a BKOOL é muito importante colaborar com uma empresa líder na organização de eventos como é a RCS e aceitar o desafio conjunto de organizar um evento virtual de uma das mais importantes competições de ciclismo do mundo. A nossa tecnologia vai mostrar a capacidade da nossa plataforma em replicar rotas reais de uma forma muito fiável, tendo também uma evolução planejada e a melhoria contínua nos próximos anos. Pretendemos fazer crescer o mundo dos e-sports ligados ao ciclismo de mãos dadas com os nossos parceiros”.
A empresa fundada em 2011 que chegou a produzir rolos de treinamento, vendeu sua operação com esse produto em 2019 para a Versa Design, proprietária da marca Zycle, e com isso apontou definitivamente para o desenvolvimento de softwares de simulação. Até os primeiros meses do ano, a plataforma tinha 400 mil usuários registrados e pretende em três anos se tornar a segunda empresa do mercado, atualmente a liderança está com a Zwift.
O Giro d’Italia Virtual será disputado em outubro, em breve todo ciclista que tiver um rolo de treinamento mesmo uma bicicleta estacionária inteligente (Elite, Favero, Keiser, Oreka, Saris, Tacx, Technogym, Wahoo, Wattbike e Zycle ) e um dispositivo compatível e uma conta na plataforma de ciclismo indoor BKOOL poderá se inscrever e participar. A assinatura mensal que dá acesso à plataforma BKool é de 9,99 euros (R$ 62 em 04/06) e a assinatura anual é de 96 euros (R$590).