Segunda vitória do jovem de 21 anos, Gabriel da Silva, nesta sexta-feira 13, ele conquistou a etapa rainha da Volta de Guarulhos ao escalar, lado a lado com Alan Maniezzo, o duro Pico do Olho D’Água. Nos metros finais, Gabriel fez um ataque fulminante para conquistar sua segunda vitória na Volta e a camisa amarela de líder
Para muitos a mais aguardada e para outros, talvez, a mais odiada, assim é a mais curta e dura das etapas da Volta de Guarulhos, a etapa rainha com a subida aos 1.150 metros de altitude, desnível médio de 20% e alguns trechos de 26%, ali é para subir de 36×32.
Esta quarta etapa foi disputada em um Território exclusivo para escaladores, se o ciclista tem esse dom e está com boas pernas, é certeza que pelo traçado da Volta ele estará num seleto grupo de candidatos a participar do pódio final na última etapa. E nesta etapa as dificuldades já começavam nas duras subidas da estrada que liga Guarulhos a Nazaré Paulista, um traçado difícil, com descidas com muitas curvas traiçoeiras.
Na primeira meta de montanha localizada com 31,4 km de prova, um grupo de 9 ciclistas vinha disputando praticamente ombro a ombro a melhor posição para tomar a curva localizada a pouco mais de 30 metros da chegada. Flavio Cardoso/Funvic foi o primeiro a aparecer pelo lado externo da curva, com uma pequena vantagem, praticamente ao acabar a curva, ficou de pé no pedais e mandou um ataque que deixou para trás a Felipe Marques/Rio de Janeiro e ao seu companheiro de equipe, e líder da classificação de montanha, Guilherme Basso. A Funvic já sinalizava que faria tudo para manter a camisa de montanha e que estava com a estratégia desenhada para buscar a camisa amarela.
Nessa primeira parte da corrida, apesar da dificuldade, o pelotão conseguiu se reagrupar. Com Funvic e São Francisco Saúde buscando minar a equipe do Rio de Janeiro que tinha de pedalar para defender a camisa de líder.
No segundo premio de montanha do dia, o líder da classificação de montanha – Luiz Guilherme Basso cruzou à frente, com Cristian Egídio da Rosa/São Francisco Saúde em segundo e Edson Ponciano/Rio de janeiro em terceiro. Na única meta volante do dia, Cristian Egídio cruzou em primeiro, Luiz Gasso em segundo Edson Ponciano em terceiro.
Na estrada do rio acima, que vai margeando o Rio Juqueri, os ataques se tornaram mais intensos, com uma divisão em dois blocos que teriam de enfrentar os 3 km finais em direção ao Pico do Olho d’Água.
Nos metros finais da escalada aparecem pedalando lado a lado, Alan Maniezzo/S.Francisco e Gabriel da Silva/Funvic e já cedendo terreno, e surpreendendo a muitos Vitor Gustavo da ADF-Guarulhos, o trio se destacou do grupo na escalada e nos metros finais definiria o resultado. Alan e Gabriel subiram pedalando lado a lado, porém o líder da Sub23, atacou nos metros finais, abrindo uma pequena vantagem sobe Maniezzo que cruzou na segunda posição.
Alessandro Guimarães/Rio de Janeiro que até correu vestindo a camisa de líder e largou com uma vantagem de 14 segundos na classificação geral, sobre Alan Maniezzo, acabou cedendo terreno na escalada caindo para a 5ª colocação na CG, a 1m37s do líder.
A vitória garantiu a Gabriel a liderança da prova, com apenas 2 segundos de vantagem sobre Maniezzo. O camisa amarela e também líder da classificação dos jovens, comentou como foi o seu dia: “Foi uma etapa dura desde o principio, com subidas longas, eu estava me sentindo bem desde o começo e sabia que vinha com pernas para o final para poder brigar pela vitória e deu certo, e ao fim saí líder geral também. Demorei um pouco para arrancar pois é uma subida muito dura, não tinha muita noção de distancia, era a primeira vez que fazia a subida. Essa subida impressiona, é muito dura desde o principio até o final, mas sai com a vitória”
Ao ser questionado se esperava sair como líder da classificação geral após a etapa rainha, Gabriel declarou: “Estava nos planos, era o objetivo de toda a equipe e trabalhamos para isso e deu certo. Estou acostumado com esse tipo de prova, lá na Europa (na Espanha, País Basco aonde estagiou) era todo final de semana, e isso me ajudou muito para conseguir essa vitória”.
Alan Maniezzo, que no ano passado havia cruzado em 3ª, desta vez esteve muito próximo da vitória, comentou a sua chegada: “Foi por pouco, nos últimos 150 metros o Gabriel partiu e conseguiu abrir uma vantagem de 4 segundos. Ainda temos mais dois dias de prova para ver se conseguimos pegar a liderança. Agora é sentar com a equipe e traçar uma estratégia para tentar pegar essa camisa”.
Com um surpreendente terceiro lugar e furando o trabalho das grandes equipes que vinham correndo pela classificação e pelas camisas, Vitor Gustavo Teixeira/ADF-Guarulhos que vinha ocupando a 10ª posição na classificação geral com o esforço deste quarto dia, subiu para a 4ª posição na classificação geral, declarou: “A gente já vem correndo há quatro dias e com as pernas pesadas. A etapa foi curta, mas a mais dura e técnica e, por tudo isso, é chamada de Etapa Rainha. Minha meta era fazer esse trecho bem e deu tudo certo”.
O líder de montanha, Luiz Guilherme Basso, 19 anos, de Chapecó, foi campeão brasileiro júnior em 2017, não se destacou na subida final , sua função nesta etapa era trabalhar para a equipe, além de pontuar nos prêmios de montanha. “Sabia que teríamos pela frente uma etapa muito dura, com o final aqui no Pico do Olho d’Água . Eu me foquei em pontuar nas duas metas de montanha para continuar com a camisa e no final trabalhar para o Gabriel que estava mais forte na subida. No final deu tudo certo e ele assumiu a camisa amarela, e amanha temos uma longa etapa para controlar e tentar manter a liderança. Mas teremos uma etapa difícil . Amanhã vai ser um dia longo, estamos com as 4 camisas, mas vamos focar para continuar principalmente com a amarela”.
A 5ª etapa que será disputada no sábado, 14/07, terá mais de 150 km, percorrendo um percurso entre Guarulhos>Nazaré Paulista>Igaratá>Santa Isabel>Guarulhos . E é mais um percurso complicado que inclui alguns trechos da 3ª etapa e da 4ª etapas, há muita montanha, muita descida por estradinhas apertadas. Funvic entrará com usa força para defender a liderança, a São Francisco colocará seus homens para tentar levar Maniezzo à liderança, e por fora teremos outras equipes que podem furar o trabalho das duas e melhorar a colocação dos seus ciclistas na classificação geral. A previsão é de que ainda teremos muita emoção pela frente.
Volta de Guarulhos
4ª Etapa 53,5 km – Guarulhos>Mairiporã – Pico do Olho d’Água
1- Gabriel da Silva/Funvic-São José dos Campos – 1h32m07s
2- Alan Maniezzo/São Francisco Saúde-Klabin-Ribeirão Preto +4s
3- Vitor Teixeira/Team ADF-Guarulhos +24s
4- Luiz Fialho/Seleção do Vale + 51s
5- Mauricio Knapp/ São Francisco Saúde-Klabin-Ribeirão Preto +57s
Camisa Amarela – classificação individual geral – Gabriel da Silva/Funvic-São José dos Campos – 11h46m55s
Camisa verde – classificação por pontos – Francisco Chamorro/ Funvic-São José dos Campos – 22 pontos
Camisa branca de bolinhas vermelhas – classificação de montanha – Luiz Guilherme Basso */ Funvic-São José dos Campos – 27 pontos
Camisa Branca – classificação melhor jovem Sub23 – Gabriel da Silva/ Funvic-São José dos Campos –
Classificação por Equipes – São Francisco Saúde-Klabin-Ribeirão Preto
Classificação Geral após 4 etapas
1- Gabriel da Silva/Funvic-São José dos Campos – 11h46m55s
2- Alan Maniezzo/São Francisco Saúde-Klabin-Ribeirão Preto +02s
3- Mauricio Knapp/ São Francisco Saúde-Klabin-Ribeirão Preto +1m12s
4- Vitor Teixeira/Team ADF-Guarulhos +1m28
5- Alessandro Guimarães/ Rio de Janeiro Cycling Team