FUTA ALL ROAD – A E-BIKE PARA O GRAVEL DA DUCATI

A Ducati vai além das motos e de suas conquistas nas pistas e amplia sua linha de e-bikes de estrada Futa com o novo modelo Futa All Road. A versão para gravel vem montada em quadro monocoque de fibra de carbono com roteamento de cabos integrado, grupo SRAM Rival AXS e motor FSA System HM 1.0 no cubo traseiro, e para quem quer passeios mais longos ela já vem com um conjunto bolsas para cicloturismo

Futa All Road – a e-bike para gravel e cicloturismo com a tradição da Ducati

É a tendência – todas as marcas estão indo além dos seus modelos de estrada e buscando oferecer ao consumidor modelos mais versáteis e confortáveis;  com as e-bikes (bicicletas elétricas a pedalada assistida) não é diferente, assim a Ducati que já tinha sua estradeira Futa AXS apresenta sua versão Futa All Road a graveleira que amplia a linha de e-bikes da fábrica localizada em  Borgo Panigale que tem os demais modelos e-mtb Powerstage RR (Enduro full carbon), TK-01RR (Enduro em alumínio) e MIG S (all mountain).

A versão gravel da Futa é mais confortável, com soluções técnicas pensadas para garantir estabilidade em caminhos mais distantes e complicados que os de asfalto. Aliás, a Ducati batizou a bicicleta com o nome de um trecho icônico para o ciclismo:  o Passo della Futa, entre a Emilia Romanha e a Toscana, um passeio bastante desafiador na região de Mugello com uma extensão de 14,5 km com inclinação média de 4,4% e trechos que passam os 10%.

QUADRO EM CARBONO+MOTOR+BATERIA = 12.4 KG

O modelo pensado para o gravel e para deslocamentos mais longos – de resistência / endurance – traz uma geometria esportiva com visual aerodinâmico, mas sem deixar de oferecer o conforto necessário para a sua finalidade – o All Road.  O triângulo traseiro compacto, com escoras rebaixadas – chain stay , torna a bicicleta mais confortável e gera menor resistência aerodinâmica. A Futa All Road pesa apenas 12,4 kg (no tamanho M).

Motor no cubo traseiro e bateria no tubo inferior deixam o modelo mais leve e com ganhos aerodinâmicos

Para garantir um visual mais leve e maior aerodinâmica, a Ducati optou pela montagem do motor escondido no cubo traseiro, e a bateria integrada no tubo inferior. No estilo ela não nega o DNA da Ducati recebendo toques de vermelho GP e um visual de carbono exposto.

MOTOR NO CUBO TRASEIRO E BATERIA ESCONDIDA

Muitas marcas estão optando por montar suas e-bikes com motores no cubo traseiro, além de reduzirem o peso total do conjunto a solução garante um visual mais leve e harmonioso – neste caso é o FSA System HM 1.0 com 250W e 42Nm de torque, e que segundo o fabricante proporciona entrega de potência suave e natural com 5 níveis de assistência.

O conjunto cubo e bateria pesa 3,7 kgs – muito parecido ao do concorrente – a bicicleta completa pesa 12.4 kg no tamanho M.

O comando remoto foi desenvolvido pela Garmin. O sistema é gerenciado por meio de um aplicativo, disponível para iOS e Android, onde é possível visualizar de forma rápida e intuitiva estatísticas de pilotagem, autonomia e estado de carga da bateria.

Acima dos 25 km/h, quando a assistência já não está disponível conforme exigido pela regulamentação europeia, a resistência do motor é quase imperceptível e a pedalada permanece rápida e fluida.

A bateria FSA de 250Wh está integrada no tubo inferior. Para percorrer distâncias mais longas, há extensor de autonomia opcional com mais 250Wh


GRUPO SRAM RIVAL E RODAS VISION

A Futa All Road está equipada com o grupo SRAM Rival eTap AXS, câmbio eletrônico sem fio preciso e responsivo de 2×12 velocidades, freios hidráulicos com discos de 160 mm e rodas Vision AGX 30 com aros de fibra de carbono.

O guidão de carbono FSA K-WING AGX, projetado para cascalho, apresenta pontos de contato esculpidos para melhor ergonomia. A forma alargada da curva do guidão aumenta o controle e a aerodinâmica. O conforto e a facilidade de pilotagem são garantidos por um ângulo de avanço de 10°, para ter uma posição mais natural dos pulsos e cotovelos mais relaxados, que facilitam a respiração. O roteamento de cabos é totalmente integrado.

Futa All Road – traz um prático kit com 3 bolsas – destaque também para o guidão mais aberto e confortável

As rodas Vision AGX 30 trazem montados os pneus Vittoria Terreno Dry, ideais para uso misto em estrada e cascalho. A Ducati optou por montar pneus com larguras diferentes entre a dianteira (38 mm) e traseira (35 mm) , isso segundo a fábrica para oferecer maior segurança de condução, conforto em todos os terrenos e melhor absorção das imperfeições. Ainda no quesito conforto, a e-bike vem com o selim Selle Italia SLR Boost.

KIT DE BOLSAS PARA CICLOTURISMO INCLUÍDO

Para prolongar a sua aventura de pilotagem sem abrir mão de nada do necessário, a Futa All Road já traz um conjunto para bikepacking, composto por três bolsas Skuad para selim, guidão e quadro. Fabricadas em tecido totalmente impermeável, com fechos seguros, maximizam o espaço de armazenamento e com um formato que não compromete a pilotagem.

A Futa All Road está disponível em quatro tamanhos, S/53,  M/55,  L/57 e XL/59.  O preço de venda ao consumidor na Europa é de  € 7.690 euros e as entregas começam já neste mês de junho de 2024 na rede de concessionários Ducati – não há informações se o modelo também será distribuído para o mercado brasileiro.



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