A italiana Fulcrum dá uma revigorada em sua linha com as novas rodas Speed 42 e 57, o lançamento é o primeiro passo da Fulcrum para uma nova era e dimensão de marca, Form Function Fulcrum, onde forma e função são os conceitos fundamentais em um claro sinal de que mais novidades estão em fase de lançamento. E neste caso apresentando um par de rodas que busca o equilíbrio oferecendo alto desempenho em termos de aerodinâmica, resistência ao rolamento, leveza e dirigibilidade, sem comprometer a segurança do ciclista
Speed 42 e 57 são o resultado de um processo que envolveu mais de 4.000 horas de testes em túnel de vento, laboratório e estrada, em que sete versões dos aros foram postos à prova em inúmeras configurações, com o objetivo de alcançar o melhor desempenho em termos de aerodinâmica, resistência ao rolamento, leveza e dirigibilidade, sem comprometer a segurança.
Uma evolução técnica onde os novos aros são mais altos, mais largos, mais leves e mais aerodinâmicos. O conjunto tem outras novidades com cubos e raios que resultam em um par de rodas pesando 1.410 g na versão de 42 mm e 1.495 g na de 57 mm.
O aspecto gráfico também é completamente novo e traz a nova identidade da marca Form Function Fulcrum, com um design essencial e ao mesmo tempo refinado, que integra todas as informações técnicas do produto graças à nova iconografia.
Novo perfil maior e mais largo
As novas rodas Speed estão disponíveis em duas versões, com perfis de 42mm e 57mm substituindo os anteriores de 40mm e 55mm, enquanto a largura do canal foi aumentada de 19mm para 23mm. Também a cabeça do aro é alargada, com um raio de 9,5 mm.
Os aros mais largos, montados com pneus de 28 mm, conseguem oferecer uma combinação de alta performance sem concessões, em que a penetração aerodinâmica, a resistência ao rolamento e o conforto encontram a sua melhor expressão. Nos testes em túnel de vento, a vantagem aerodinâmica média, em condições de vento contrário, é 10% melhor do que um aro de canal interno de 19 mm.
Apesar de seu perfil mais alto, a capacidade de manobrabilidade também é significativamente melhorada. Um programa de pesquisa específico conduzido pela Fulcrum permitiu definir uma fórmula que considera a energia dissipada pela roda durante uma mudança de direção e a deformação ou resistência à flexão em função do rolamento e da inclinação. Os dados obtidos confirmam que a manobrabildiade das novas Speed melhoraram até 17% em relação à geração anterior.
O canal do aro não possui furos, graças à tecnologia própria de montagem MOMAG, que permite obter um aro 2-WAY FIT™ Tubeless, sem a necessidade de fita de vedação. O aro também é construído com o gancho tradicional garante a máxima compatibilidade com todos os pneus tubeless e com câmara de ar do mercado, oferecendo máxima segurança para o ciclista.
A ausência de furos no canal do aro permite manter a mesma rigidez em todo o perímetro, oferecendo também maior resistência a impactos. Também contribuem para isso os furos nos niples, estampados com molde, feitos sem a necessidade de furar o aro. O resultado, desta operação tradicional de perfurar os aros tradicionais enfraquece a estrutura devido ao corte da fibra de carbono.
O aro está construído com resinas e fibras feitas de acordo com as especificações da Fulcrum; ao contrário das versões anteriores, Speed 42 e 57 usam uma nova mistura composta por fibras FF100 unidirecionais de alto módulo. Com base em inúmeras experiências, obteve-se a mistura perfeita de fibras que, juntamente com uma correta posição das mesmas e um controle extremamente preciso da resina, permite obter um produto que trabalha dentro do campo elástico correto, garantindo ótimas características de desempenho e uma sensação de condução superior.
Além disso, utilizamos nosso sistema patenteado DRSC™: um suporte específico de plástico embutido no carbono que se interpõe entre os niples e o aro, o que garante maior resistência e durabilidade ao sistema, descarregando a tensão do niple em uma área mais ampla e mais homogênea, evitando possíveis situações de corrosão galvânica. O acabamento interno do canal é feito com a tecnologia C-LUX™ (mesma usada pela Campagnolo), por isso é polido, para garantir um encaixe ágil e perfeito com o pneu, enquanto o acabamento externo do aro é feito com a tecnologia DIMF (Direct Inmould Matte Finish), estampado com molde e, portanto, fosco. O resultado é um visual que revela o rigor da posição das fibras subjacentes, sobre as quais é aplicada a nova grafia do produto graças ao tratamento a laser direto na fibra, juntamente com as novas etiquetas metálicas ultrafinas.
Raiação 8×16-16×8
A Speed 42 e 57, utilizam 24 raios planos aerodinâmicos de Ø 2/1,6/2 mm e 2/1,7/2 mm, projetados especificamente para esta roda e conectados graças ao sistema Two-to-One™, que fornece a duplicação dos raios nas áreas sujeitas a maior estresse mecânico, evitando a dispersão de energia e anular a força de torção.
A roda dianteira leva 16 raios no lado do disco e 8 do outro lado, enquanto a traseira é construída de forma oposta para neutralizar as forças desenvolvidas pela transmissão. Esta construção específica, juntamente com a tensão perfeita dos raios, confere à roda uma rigidez torcional que permite a máxima transferência de força. Considerando a deformação flexural e a deformação torcional em função das energias de translação, rolamento e inclinação, a novas Speed tem um ganho de até +10% em relação à geração anterior.
Os raios estão perfeitamente alinhados entre o cubo e o aro, de modo que nunca se tocam, para melhorar o desempenho e aumentar a vida útil da roda. Este é um dos pontos-chave da filosofia de produto da Fulcrum, aplicado a todas as rodas da marca.
Cubos +leves e resistentes
Os cubos foram completamente redesenhados, para acomodar uma mecânica de roda livre mais precisa do a versão anterior, e também buscando a redução de peso.
Evidente é a redução do tamanho do cubo, que diminui 40% nas flanges e 10% no corpo central em relação à geração anterior, conferindo à roda maior resistência e menor impacto aerodinâmico sem comprometer a rigidez torcional.
Os rolamentos utilizados para Speed 42 e 57 são do tipo cone-calota e permitem a utilização do sistema USB™ (Ceramic Ultra Smooth Bearings) de esferas cerâmicas, que garantem uma fluidez inigualável.
O sistema de cubo se move em todo o seu comprimento sobre um eixo de liga de alumínio aeronáutico, o que permite que o sistema trabalhe com tolerâncias centesimais, garantindo alto desempenho e longevidade.
As rodas Fulcrum nascem para responder a uma utilização e função muito específicas, pelo que não requerem a utilização de adaptadores ou espaçadores adicionais no que diz respeito ao eixo, como costuma acontecer com outros produtos, e isto garante um sistema sólido que funciona sempre corretamente, perfeitamente alinhados.
O sistema de cremalheira (ou materlinho/macaquinho) da roda livre foi reforçado e aumentado de tamanho, e agora tem 36 dentes. A roda está disponível em configurações com corpos de roda livre Campagnolo N3W, Shimano HG e Sram XDR.
Segundo a Fulcrum, com as novas Speed a marca busca oferecer uma sensação de condução perfeita, aliando leveza, manobrabilidade, aerodinâmica e reatividade em perfeito equilíbrio, uma integração perfeita de forma e função.
Speed 42 e 57
Perfil aerodinâmico full carbono – 42/57mm
2-WAY FITTM Tubeless
Canal do aro não perfurado
Largura interna do canal – 23mm
USBTM – rolamentos de cerâmica ultra fluidos
Desenhadas na Itália – Produzidas na União Europeia
1.410 g Speed 42
1.495 g Speed 57
1.460 g Speed Combo (42/57)
SPEED 42 (já está disponível na Europa e Estados Unidos)
2.265,00 € (HG11), 2.264,00 € (XDR), 2.265,00 € (N3W)
2.692,00 USD $ (HG11), 2.703,00 USD$ (XDR), 2.698,00 USD$ (N3W)
SPEED 57 (disponível na Europa e Estados Unidos a partir de junho 2023)
2.265,00 € (HG11), 2.264,00 € (XDR), 2.265,00 € (N3W)
2.692,00 USD$ (HG11), 2.703,00 USD$ (XDR), 2.698,00 USD$ (N3W)