Ocupando a 10ª posição no ranking da UCI Marathon Mountain Bike Series, o campeão nacional belga vem embalado pelas boas lembranças de 2013, quando ele esteve no Brasil e conquistou a etapa disputada em Sauípe
Entre os dias 6 e 8 de novembro em Congonhas, Minas Gerias será disputada a terceira e última etapa da Copa Internacional de Mountain Bike Levorin. A prova conta pontos para o ranking UCI Marathon, sendo que o vencedor da categoria super elite no cross country conquistará 100 pontos no ranking internacional. Para os mountain bikers brasileiros a prova é muito importante pois é classificada como classe 3 e sua pontuação ajuda na contagem de pontos visando a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Em sua única participação na CIMTB, em 2013, Frans Claes venceu a maratona no terceiro dia de competições na Bahia, superando o brasileiro melhor ranqueado internacionalmente e campeão do evento naquele ano, Henrique Avancini. Ao confirmar sua participação, o belga declarou: “Não estou em plena forma e a disputa contará com ciclistas muito fortes. Mas darei o melhor para conseguir a vitória e, caso isso aconteça, certamente será um dos maiores triunfos da minha carreira”.
No ranking da Marathon Series, o melhor brasileiro é Ricardo Pscheidt que ocupa a 23º colocação com 100 pontos, duas posições atrás, mas com a mesma pontuação, encontra-se Elvis Felisberto de Miranda. O ranking masculino é liderado com folga pelo suíço Urs Huber com 470 pontos; a segunda posição está com o italiano Samuele Porro com 270 e em terceiro outro suíço, Lukas Buchli com 225 pontos. Os argentinos Miguel Angel Hidalgo e Juan Busso são os melhores sulamericanos ocupando a 6º e 7ª posições, cada um com 173 e 171 pontos, respectivamente.
No Ranking feminino de mountain bike Marathon Series a francesa Helene Marcouyre e a suíça Florence Darbellay estão empatadas com 215 pontos cada. A melhor sul-americana no ranking é a chilena Florencia Marinovic que está na 13ª posição e empatada em pontos com a argentina Agustina Apaza.