Com um 2º e um 3º lugar nos dois dias de disputas do Festival Brasil Ride, Leandro Donizete assegurou o título de Rei da Cuesta Paulista 2020. No feminino, Letícia Cândido confirmou o favoritismo e com muita vantagem levou a etapa e a Classificação Geral
Em um percurso de 57 km, mais curto que o do dia anterior que teve 98,6 km, mas ainda desafiador com um desnível altimétrico de 1.711m., o mountain biker do Team Groove, Leandro Donizete deixou sua marca na Cuesta Paulista e garantiu o primeiro lugar no Festival Brasil Ride ao concluir a segunda etapa na 3ª posição.
A conquista da classificação geral, não foi das mais fáceis, Donizete que estava na vice-liderança da CG e Sherman Trezza, líder, após a disputa no sábado, foram atacados desde a largada por Gustavo Xavier e João Paulo Firmino que precisavam descontar mais de 5 minutos de desvantagem para buscar o pódio na classificação geral.
A tática da dupla Xavier-Firmino foi a de forçar o ritmo e tentar se destacar de Donizete e Trezza. Os dois assumiram a ponta do grupo e conseguiram abrir uma boa vantagem, para assegurar o primeiro e segundo lugar no pódio da etapa, mas o tempo não foi suficiente para descontar a diferença na somatória de resultados.
Aos 19 anos, Gustavo Xavier é apontado como uma das grandes promessas do mountain bike nacional, com a vitória na 2ª etapa ficou com a 4ª posição na classificação geral. “Na primeira etapa, o ritmo foi super forte, principalmente nas subidas. Ataquei no fim e rodava com dois minutos de vantagem, até que, a dois quilômetros da linha de chegada, quebrou meu selim. Pedalei em pé e tive muitas câimbras. Por isso, larguei para tudo ou nada. Já no XCO, consegui, junto com o João, escapar e acabamos fazendo a prova em dupla. Venci no sprint e fiquei super feliz com o resultado. Experiência muito boa em um ano atípico”, finalizou o jovem que defende a Specialized Racing BR.
Leandro Donizete esteve acompanhado por Halysson Ferreira no trecho final e disputou com ele o sprint para definir a 3ª posição . Donizete cedeu apenas 1m11s para os ponteiros, ao longo da etapa soube manter o ritmo e controlar a diferença para cruzar em terceiro e assegurar a primeira posição na classificação geral .
Halysson Ferreira ficou com a 4ª posição na etapa, mas conseguiu abrir uma vantagem de 1m46s sobre Sherman Trezza que termininou a etapa na 5ª posição, com essa diferença, Halysson assegurou a 2ª posição na classificação geral.
Com o título de Rei da Cuesta Paulista, Donizete comemorou: “Estou muito feliz. É difícil descrever o quão grande é a felicidade de ganhar o Festival Brasil Ride Botucatu. Cheguei um pouco cansado por uma forte sequência de provas, mas que no final acabou jogando a meu favor. No primeiro dia, fui segundo, no mesmo tempo que o Sherman Trezza. Hoje, faltando pouco mais de 20 km para o fim, consegui uma fuga no pelotão que eu estava, para terminar à frente do Sherman e ser campeão”.
“Largamos em uma pista de cross country olímpico (XCO) de 5 km aqui em Botucatu, para depois começar a maratona. Isso fez com que a corrida começasse bastante agitada. Gustavo e João Paulo fizeram uma fuga, mas que em teoria não me ameaçava muito pela grande folga que eu tinha para eles. Optei por não ir e ficar no pelotão em que estavam os cinco primeiros na geral. No fim, pouco antes da última subida, eu e o Halysson viemos administrando o ritmo até a chegada. O importante era garantir o título”, finalizou o vencedor.
Na prova feminina, Letícia Cândido mostrou toda sua superioridade diante das demais adversárias, e mesmo com o cansaço nas pernas pelo esforço do dia anterior, mais uma vez buscou a ponta do grupo, se distanciou abrindo uma lacuna de 4 minutos sobre a segunda colocada, Fabiana Brandão, assegurando o título de Rainha da Cuesta 2020.
“Essa etapa, por ser a última, a gente corre com o coração para conseguir chegar e ser uma ‘finisher’ neste desafio. Os limites físicos e psicológicos foram outra vez testados, em um evento sensacional. Gratificante chegar no lugar mais alto do pódio depois de dois dias tão intensos. Parabéns à organização por tudo que fez e conseguiu garantir a diversão de todos que vieram para Botucatu”, contou Letícia.
“Estava confortável com um bom tempo de vantagem na liderança, então poupei equipamento. Se na etapa de abertura me esforcei muito, nesta última fui com o que sobrou de energia e coloquei um ritmo confortável. A ideia era chegar e defender a primeira colocação, porque o primeiro dia me desgastou demais”, finalizou a campeã.
Na categoria E-MTB, Érick Bruske obteve mais uma vitória e garantiu o título na classificação geral. Bruske mostrou-se superior ao seus adversários cruzando à frente com mais de 3 minutos de vantagem sobre André Luiz Lima e Federico Barros.
No E- MTB feminino, Rejane Lima venceu a etapa e na somatória dos dois dias de disputas conseguiu uma vantagem de 11 segundos sobre Isabella Ribeiro, vencedora do XCO no dia anterior e com isso garantiu o título do Festival.
Festival Brasil Ride
2ª Etapa
Elite Masculina
1- Gustavo Xavier/Specialized Racing BR – 2h14min20
2- João Paulo Firmino/ Multibike-Specialized-LaMaglia – 2h14min26
3- Leandro Donizete/Team Groove – 2h15min31
4- Halysson Ferreira/ Ciclo Cerrado Team – 2h15mim32
5- Sherman Trezza de Paiva/Trinx Brasil Racing – 2h17min18
6- Gustavo Freitas/Bike Point- 2h17min30min527
7- Nicolas Machado/Trinx Brasil Racing – 2h17min30min896
8- Ricardo Pscheidt/Edro Bikes-Risco Zero-GR Aventura Team – 2h18min58
9- Alex Malacarne/Specialized Racing BR- 2h21min36
10- Jhefferson de Paiva – 2h21min46
Elite Feminina
1-Letícia Cândido/(Specialized Racing BR – 2h49min49
2-Fabiana Brandão/4Fun Bike Center – 2h54min32
3-Ana Luisa Panini/Panini Assessoria e Treinamento – 3h03min19
4-Luiza Euzébio/Padaria do Pão de Queijo – 3h05min09
5-Lutecia Azevedo – 3h05min43
6-Paula Gallan/Squadra Oggi – 3h10min48
7-Dauana Nodari/GR Aventura-Posto 47 – 3h11min46
8-Meire Alcântara/Full Gas Aporta- Brasil Ride – 3h13min15
9-Luma Diniz/4Fun Bike Center – 3h29min42
10-Sheila Mendonça/Clube Maringaense de Ciclismo – 3h31min24
Festival Brasil Ride –
Classificação Final Após 2 etapas
Masculina
1-Leandro Donizete/Team Groove – 6h01min46
2-Halysson Ferreira/Ciclo Cerrado Team – 6h02min15
3-Sherman Trezza de Paiva/Trinx Brasil Racing – 6h03min33
4-Gustavo Xavier/Specialized Racing BR – 6h07min54
5-João Paulo Firmino/Multibike-Specialized-LaMaglia- 6h10min45
Feminina
1-Letícia Cândido/Specialized Racing BR- 7h14min01
2-Fabiana Brandão/4Fun Bike Center – 7h54min44
3-Ana Luisa Panini/Panini Assessoria e Treinamento – 8h02min10
4-Luiza Euzébio/Padaria do Pão de Queijo – 8h03min18
5-Lutecia Azevedo – 8h10min42