Fernanda Keller com sua história e seu trabalho pelo triatlo brasileiro é a mais influente triatleta do país, mas não é só por aqui o seu reconhecimento, suas conquistas, número de participações e contribuições para o IronMan levaram a organização a incluí-la neste ano no Hall da Fama do IronMan®
Com uma história construída com persistência, vitórias e sofrimento ao longo dos anos que esteve ativa no triatlo – e isso em um tempo que ela disputava todas as distâncias – do short/sprint passando pela distância olímpica, pelo 70.3 e em seu principal terreno a longa distância – o IronMan, a niteroiense Fernanda Keller é uma referência na modalidade, acaba de ser homenageada e incluída no Hall da Fama do IronMan, criado em 1993 para homenagear pessoas que personificaram o espírito IronMan e contribuíram de forma inesquecível para seu crescimento.
Uma cerimônia de inclusão está planejada para a semana da prova masculina do Campeonato Mundial VinFast IronMan 2024 em Kailua-Kona, Havaí, onde além da brasileira a estadunidense Kathleen McCartney também será incluída no Hall da Fama. As duas triatletas também serão homenageadas durante o Campeonato Mundial feminino VinFast IronMan 2024 em Nice, na França.
Fernanda Keller foi a primeira mulher brasileira a competir e subir ao pódio no Campeonato Mundial IronMan e completou a prova impressionantes 27 vezes, incluindo 23 anos consecutivos entre suas aproximadamente 100 participações em provas do circuito de longa distância IronMan e na distância reduzida, que no início era conhecida como meio IronMan e que agora é denominada 70.3.
Fernanda Keller ícone do triatlo brasileiro
Competindo como profissional, Fernanda é a única triatleta no mundo a conquistar por seis vezes o 3º lugar geral, de 1994 a 2000, e somar mais 14 participações entre as dez melhores mulheres nos anos seguintes. Além disso, Fernanda venceu o IronMan Brasil por cinco vezes e foi segunda colocada quatro vezes.
Keller é um ícone do triatlo brasileiro e continua sendo uma das triatletas mais bem-sucedidas de todos os tempos, tendo sido destacada em 2015 como uma das mulheres mais poderosas do esporte pela Forbes.
O impacto de Keller no IronMan e no esporte feminino continua até hoje. Defensora da saúde mental e do esporte como ferramenta de inclusão social, Fernanda fundou o Instituto Fernanda Keller, que tem o objetivo de atender adolescentes de famílias de baixa renda por meio da educação e da atividade física. Em 2024, o instituto celebra seu 25º ano de operação.