Extrema já diz tudo – o novo quadro de carbono da 3T fabricado na Itália está pensado para ser montado com pneus mais parrudos, oferecendo mais aderência e com isso ir ao extremo do gravel. O modelo que também pode ser encontrado como bicicleta completa foi feito para quem busca percursos mais difíceis e mais velocidade seja nas aventuras ou competindo
Em um curto espaço de tempo a 3T vem apresentando suas atualizações e novidades para o mundo do gravel. O novo quadro Extrema se posiciona ao lado do Racemax Italia. Embora os dois modelos compartilhem a mesma tecnologia de produção de carbono baseada na tecnologia própria de enrolamento de filamentos e RTM (Resin Transfer Molding – Moldagem de transferência de resina) , o Extrema se diferencia do conhecido aero gravel Racemax, projetado para corridas, ao incorporar uma série de características de aventura e resistência, características pensadas para tornar o ciclismo no gravel oferecendo uma pilotagem mais confortável e capaz, sem comprometer a velocidade e o desempenho.
O novo modelo vem do constante debate que há no gravel e que sempre se concentrou nos pneus e no espaço livre – clearence – para eles nos quadros. Neste detalhe muito especifico, o Extrema pretende ser uma nova referência no mercado graças à capacidade de aceitar rodas 700c/29” com WAM (Width-as-Measured – largura máxima real da banda de rodagem) de 57 mm.
Com a possibilidade de montar pneus mais parrudos, como os 29 nos nos tamanhos 2,1-2,2”, dão a Extrema a mesma aderência de uma mountain bike cross country topo de linha, mas oferecendo ao ciclista uma posição de pilotagem mais rápida.
Além de se diferenciar pelo grande espaço para os pneus, a Extrema se destaca pelas boas respostas tanto em corridas rápidas e aventuras.
Para quem curte viajar carregando todo seu equipamento – ou fazer bikepacking – a Extrema dá condições de levar praticamente tudo, pois nos braços do garfo dianteiro há três furos para montagem de racks ou bagageiros. Este recurso permite a montagem estável de mais equipamentos na frente da bicicleta, ampliando assim o leque de possíveis aventuras e destinos.
Essas qualidades para o cicloturismo em terreno misto – o bikepacking – não devem nos levar a subestimar a Extrema – e pensar que ela é para pedaladas mais lentas. O quadro da Extrema foi projetado para velocidade em subidas, no plano e nas descidas.
A sua “geometria 3Touring” enquadra-se perfeitamente na área de desempenho no mercado das bicicletas gravel, embora o quadro Extrema ofereça maior conforto em relação ao Racemax, é uma opção fantástica para um evento todo terreno de longa distância onde uma posição mais relaxada e confortável é essencial para o desempenho hora após hora, e muitas vezes dia após dia de pedaladas.
Ao utilizar na Extrema um tubo de selim redondo, é possível a montagem de canote telescópico ou com suspensão, com isso esse modelo torna-se perfeito para se divertir em trilhas e descidas mais técnicas como se faz com uma mountain bike. Mas seguindo uma tendência para atender ao ciclista que busca o melhor desempenho e tirar o máximo proveito do quadro, o restante dos tubos são de perfil aerodinâmico.
Para marcar ainda mais suas suas credenciais aerodinâmicas, a Extrema utiliza o sistema de roteamento interno de cabos Integrale e o avanço de carbono MORE. Isso fornece cabos internos do início ao fim, ao mesmo tempo que permite ajustes e alterações rápidas do avanço. E usando um avanço e guidão de carbono integrados de 2 peças, você pode escolher o tamanho e o formato do guidão de sua preferência, independentemente do avanço.
O Extrema foi projetado exclusivamente para grupos eletrônicos e canotes retráteis de acionamento sem fio – e isso excluí a opção de 13 velocidade do grupo Ekar da Campagnolo e o Shimano GRX de 12 velocidades
O quadro traz gancheira para câmbio traseiro no padrão UDH, assim é compatível com todos os câmbios do mercado, como destaque também para os novos câmbios traseiros SRAM Eagle Transmission que apresentam montagem direta sem gancheira.
A Extrema se coloca como uma gravel polivalente entre o mundo do cicloturismo – onde é possível se aventurar por terrenos mais complicados com mais velocidade por longos períodos, ou pode ser a bicicleta de competição para quem busca desempenho em longas jornadas.
Esta opção da 3T possibilita adaptar a ambas as abordagens, respondendo bem mesmo nos terrenos mais técnicos, e muitas vezes permitindo permanecer na bicicleta, onde de outra forma teria que descer para a temida caminhada de bicicleta, conhecida por muitos, de forma jocosa, como ‘empurrambike’.
A Extrema Italia está disponível como quadro ou como bicicleta completa nas versões Mercurio, Terra ou Project X (acabamento em carbono nu), esta última exibindo a camada de carbono. Todas as versões completas aproveitam o UDH e usam configurações mullet com câmbio SRAM Rival/Force AXS e freios com câmbio traseiro da série Eagle Transmission (T-Type) e cassete 10-52. Os dois parafusos na parte inferior do tubo do selim permitem a instalação de um suporte de corrente, mas também cabem em um suporte FD (câmbio dianteiro) para transmissão elétrica 2x (como SRAM AXS ou GRX Di2). No entanto, isso reduz um pouco o espaço livre para o pneu traseiro.
São duas opções de pedivela – ou o SRAM Rival ou o modelo da casa – o 3T Torno “Wide”, em sua versão voltada para alto desempenho, e que será produzido na Itália, na mesma fábrica onde é criado o quadro Extrema – porém o modelo só estará disponível a partir de junho de 2024; porém para o consumidor que optar pelo 3T Torno e comprar sua bicicleta hoje, ela será montada com uma pedivela SRAM AXS Wide e a atualização gratuita, assim que estiver disponível será disponibilizada para alguns mercados em Centro de Experiência 3T.
A pedivela Torno estará disponível em algumas configurações que também virão equipadas com o canote retrátil Rockshox Reverb AXS XPLR de 50mm. Os quadros e as bicicletas completas vem equipadas com o guidão aero flared 3T Aeroghiaia LTD.
O quadro e a bicicleta completa Extrema Italia Integrale já está disponível para venda site da 3T e em revendedores selecionados – não há previsão de comercialização para o mercado brasileiro – nas seguintes versões e preços:
3T EXTREMA ITALIA
Quadros:
Extrema Integrale Mercurio ou Terra com avanço 3T More Integrale e guidão 3T Aeroghiai: • EU: €4,9991 • UK: £4,593 • Asia: US$4,917 • USA: US$5,499 • Canada: CA$7,199
Extrema Integrale Ready to Paint (somente preparação Project X) com avanço 3T More Integrale e guidão 3T Aeroghiaia: • EU: €5,299 • UK: £4,868 • Asia: US$5,213 • USA: US$5,799 • Canada: CA$7,699Extrema Italia Integrale Project X com 3T More Integrale Stem and 3T Aeroghiaia handlebar: • EU: €5,499 • UK: £5,050 • Asia: US$5,408 • USA: US$6,099 • Canada: CA$7,999
Bicicletas completas:
Extrema Italia Integrale Mercurio ou Terra com SRAM Rival/GX Eagle Transmission, rodas Zipp 303S, pneus Continental Race King 700x50c, canote Carbon 27.2 – Zero offset, selim San Marco Shortfit e guidão 3T Aeroghiaia • EU: €7,299 • UK: £6,697 • Asia: US$7,179 • USA: US$7,999 • Canadá: CA$10,599
Extrema Italia Integrale Mercurio ou Terra com SRAM Rival/GX Eagle Transmission, pedivela 3T Torno Wide, canote retrátil Rockshox Reverb, rodas Zipp 303S pneus Continental Race King 700x50c, anote telescópico Rock Shox Reverb AXS XPLR 27.2mmm, 350mm (curso 50mm), selim San Marco Shortfit e guidão 3T Aeroghiaia: • EU: €8,299 • UK: £7,612 • Asia: US$8,163 • USA: US$9,199 • Canadá: CA$12,099
Extrema Italia Integrale Project X com Sram Force/XX SL Eagle Transmission, pedivela 3T Torno, canote retrátil Rockshox Reverb, rodas 3T Discus 45|40 superwide pneus Continental Race King 700x50c, canote telescópico Rock Shox Reverb AXS XPLR 27.2mmm, 350mm (curso 50mm), selim San Marco Shortfit, guidão 3T Aerghiaia: • EU: €10,499 • UK: £9,625 • Asia: US$10,327 • USA: US$11,599 • Canadá: CA$15,299
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