Vitória dos ciclistas junto ao Parlamento Europeu. A Comissão de Transportes e Turismo votou uma emenda estipulando que todos os trens novos ou reformados deverão ter 8 lugares para bicicletas. Ação também é uma resposta ao boom que o cicloturismo vem atravessando na Europa com crescimento anual que ultrapassa os 20%
Na última terça-feira, 9 de outubro, os membros da comissão de Transporte e Turismo do Parlamento Europeu votaram uma proposta para a introdução de um mínimo de oito lugares para bicicletas em todos os trens novos e reformados em circulação nos países da Comunidade Europeia. A proposta, ainda deverá passar pelo Plenário do Parlamento Europeu nas próximas semanas, então se tornará uma posição oficial a ser levada a discussão junto aos Estados-Membros da comunidade
“Estamos conscientes de que ainda há muitos obstáculos, mas este é, sem dúvida, um passo importante para aumentar os níveis de multimodalidade na Europa. Era importante ter uma posição forte sobre o transporte de bicicletas do Parlamento Europeu, antes das discussões que nos aguardam no Conselho”, declarou Ed Lancaster, oficial de Politicas da ECF – Federação Europeia de Ciclistas.
Segundo o texto aprovado pela comissão de Transportes e Turismo: “Os passageiros terão direito a levar bicicletas a bordo dos trens, incluindo os serviços de alta velocidade, longa distância, transfronteiriços e locais. Todo os trens de passageiros novos ou reformados deverão, o mais tardar dois anos após a entrada em vigor do presente regulamento, incluir um espaço sinalizado para o transporte de bicicletas montadas com um mínimo de 8 lugaress. As empresas ferroviárias, os vendedores de bilhetes, os operadores turísticos e, se for caso disso, os gestores das estações devem informar os passageiros o mais tardar quando adquirirem o bilhete das condições para o transporte de bicicletas em todos os serviços em conformidade com o Regulamento (UE) n.º 454/2011″.
A ação, é resultado do trabalho de muitas entidades e associações que há anos vem realizando uma forte campanha para uma regulamentação mais ampla e, que atenda o crescente número de passageiros que se deslocam nos trens da Europa levando suas bicicletas. As leis em vigor, são de 2007, e apenas apontam como as bicicletas devem ser transportadas nos trens, sem incentivar as empresas ferroviárias a aplicarem medidas de incentivo ou formas de combinação entre os modais. Assim, existem várias ligações ferroviárias por toda a Europa, onde não existem disposições para o transporte de bicicletas.
Muitos ciclistas, principalmente os cicloturistas, preferem usar a própria bicicleta no início e no final de suas viagem por razões de conforto, conveniência e custo. “Isso finalmente levará em conta o boom do cicloturístimo. Que vem crescendo a uma taxa anual de 20% há mais de duas décadas, gerando um volume anual de mais de 40 bilhões de euros na UE ”, disse o eurodeputado, ligado às questões da bicicleta Michael Cramer. Segundo Nicolas Clifford, ligado a um grupo de empresas e organizações que operam com o turismo em bicicleta na França “a acessibilidade das bicicletas em trens é essencial para o desenvolvimento do turismo de bicicleta”.
Fonte: ECF