Apesar de toda a repercussão e da ampla cobertura que recebe o Tour de France o que poderia ser garantia de bons patrocinadores para uma equipe. Não é o que acontece nos bastidores do esporte. A situação é muito mais complicada e isso se reflete na Europcar, equipe francesa com licença profissional continental que esta encontrando dificuldades para encontrar um novo patrocinador que venha a substituir a gigante da locação de veículos. A Europcar assinou o seu primeiro contrato de o patrocínio com a equipe em 2011, renovou o contrato em 2013, porém ao final da temporada de 2014 havia declarado que não renovaria o contrato de patrocínio com a equipe francesa para a temporada do próximo ano.
O risco de encerramento das atividades é real, e a situação é tão grave que o diretor da equipe Jean-René Bernaudeau já sinalizou para os seus ciclistas que se a coisa não melhorar, todos serão liberados: “Se dentro de 15 dias não se consiga negociar um patrocinador principal, estarão todos liberados para assinar com quem quiserem para 2016”.
A falta de um contrato de longo prazo com o patrocinador já atrapalhou a Europcar afastando-a do seleto grupo do World Tour e deixando-a apenas com licença continental. Agora a crise é maior para a equipe que surgiu em 2000 correndo sob o nome de Bonjuor, depois entre 2002/4 correu como Brioches La Boulangère, nos anos de 2005/8 sob o nome Bouygues Télécom , e entre 2009/10 como Bbox Bouygues Télécom.
Pobre Jean-René …. nunca teve vida fácil com patrocinadores e a luta continua!