De olho em todas as faixas do mercado, a Shimano agora aponta ao público de entrada com sua nova transmissão de 1×8 velocidades Essa. O novo conjunto de transmissão e pedivela – Essa – entrará para substituir os sistemas Acera, Altus e Tourney TX de 8 velocidades, mantendo a sua compatibilidade com todos eles. Além disso foram atualizadas as alavancas de câmbio e freio Cues e os cubos dianteiros e traseiros
No processo de redução de grupos e simplificação das linhas que se iniciou com o Cues – e de itens em estoque ou sku’s Stock Keeping Unit – a gigante Shimano dá mais um passo e faz a apresentação mundial de seu novo sistema de componentes Essa.
Essa novidade traz aquilo que a marca chama de Essence of Active – um conceito criado para dar mais ‘charme’ aos grupos de entrada onde com uma linha versátil, robusta e simples – tudo para agradar o ciclista que está entrando no mundo das bicicletas e que não quer complicações.
Essa essência da atividade
Pense na bicicletas urbanas, em modelos híbridos, em soluções ‘esportivas’ para quem quer começar no mountain bike – Essa é a solução apresentada pela Shimano aposta na simplicidade de um câmbio traseiro de 8 velocidades, compatível com o sistema Hyperglyde (evitando dores de cabeça para lojistas, mecânicos e para o consumidor), e com uma amplitude de 400% e com um sistema que a fabricante aponta como ‘Engajamento Dinâmico da Corrente’ o que se traduz como um engate otimizado e uma melhor retenção da corrente, mas que só está disponível para as coroas de 32 dentes.
Aqui vale destacar que o escalonamento do novo pinhão de 8 velocidades – nas três últimas posições 27-35-45D – pode não resultar numa melhor experiência pois os saltos podem provocar uma diferença muito grande na cadência ou no ritmo das pedaladas; para alguns ciclistas talvez seja mais confortável o modelo anterior – e também disponível com o escalonamento 27-33-40.
O que tem de novo
Câmbio traseiro RD-U2000
Desempenho estável do sistema de transmissão em trilhas.
– A geometria otimizada e a tensão da mola reduzem a queda da corrente.
– Desenho de perfil baixo é otimizado para terrenos acidentados
– Capacidade máxima – cassete de 45 dentes
– Amplitude máxima (diferença entre o número de dentes do pinhão menor do cassete para o maior): 34 dentes
– com sistema Shadow RD
Pedivela FC-U2000-1
O formato especial da ponta da engrenagem (dentes da coroa) melhora a retenção e o engate da corrente para uma pedalada mais suave em terrenos acidentados.
– Opção de coroa: 321D, 40D
– Engate Dinâmico da Corrente+ (apenas na cora de 32 dentes)
Cassete 8V – CS-HG400-8
O cassete de 8 velocidades de amplo alcance oferece desempenho de mudança confiável para vários estilos de pilotagem.
11/40 (11-13-15-18-22-27-33-40D) e o novo 11-45 (11-13-15-18-22-27-35-45D)
Amplitude de 400%: 11-45T (11-13-15-18-22-27-35-45D)
Hyperglide
Atualizando as alavancas de câmbio e freio do Cues
Apenas um ano após o lançamento do grupo Cues, a Shimano já está promovendo uma atualização na ergonomia das alavancas de câmbio e freio, uma solução muito bem-vinda para os ciclistas de mãos menores que foi batizada de S-Reach e que melhora a experiência de pilotagem que se traduz em maior conforto e mais confiança para acionamento do câmbio e dos freios.
Com uma alavanca de câmbio push/push (empurre ou pressione) diferenciada e dois botões acionados com o polegar próximos ao punho, a troca de marchas torna-se mais intuitiva e confortável pois o deslocamento do polegar foi reduzido em 11% e as alavancas estão 10 e 12 mm mais próximas do ciclista.
A atualização dos manetes de freio do Cues oferece uma experiência de frenagem mais acessível: aproximando em 20% a manete de freio do guidão.
Cubos dianteiro e traseiro renovados
Em meio ao lançamento do Essa e à atualização do Cues a Shimano também apresentou uma atualização em seus cubos dianteiro e traseiro (roda livre) para 11/10/9/8 velocidades.
Seguindo a tendência de simplificação de suas linhas, todos os modelos que não sejam de linhas (non series – ou batizados com nomes de grupos) estarão integrados em versões simples e de fácil compreensão.
O desempenho de vedação da série TC600, TC/QC500 incluirá rolamentos de labirinto e de vedação de contato – projetados para suportar níveis extremos de torque para uma pilotagem agressiva em trilhas. A série QC400 contará com apenas rolamentos com vedação de contato, enquanto a série QC300 mantém os tradicionais rolamentos de copo e cone.
Para atender o crescente mercado das bicicletas elétricas os cubos de roda livre FH600 e FH500 com Microspline serão compatíveis com os cubos Linkglide de 11 velocidades e podem ser facilmente atualizados de Linkglide para Hyperglide+ 12 velocidades, isso segundo a fábrica poderá trazer tranquilidade para os ciclistas e facilidade aos mecânicos de bicicletas quando se trata de qualquer manutenção dos cubos.